Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Marcos Sigrist

Instrutor de Trânsito e Treinamento/Perito - Pós-Graduado em Gestão de Trânsito - Membro da ABNT - Conselheiro Inst. Zero Mortes para Segurança em Transportes


Janeiro branco no trânsito

Por: Marcos Sigrist
12/01/2022 às 17:43
Trânsito

Confesso que desconhecia o Janeiro Branco, e após ler o artigo do Psicólogo e Agente de Trânsito em Porto Alegre, Rodrigo Vargas de Souza, resolvi compartilhar para fazer uma analogia dos assuntos. 

De acordo com o autor, há um crescimento significativo no Brasil envolvendo problemas relacionados a saúde emocional e mental. A saúde não é apenas a ausência da doença, mas sim um bem-estar como um todo, incluindo o físico, o mental e o social, envolvendo cuidados relacionados à saúde, cultura, lazer e qualidade nos relacionamentos. Sendo assim a Campanha Janeiro Branco pode envolver aspectos relacionados à saúde mental e emocional de uma forma abrangente com envolvimento da sociedade e de profissionais de diversas áreas.


Mas qual é a analogia? Bem, diariamente deslocamo-nos de um lugar para outro. Ao longo dos nossos percursos, mudamos de papéis no trânsito: ora somos condutores, ora pedestres. E conforme assumimos um ou outro papel, mudamos de interesses e comportamentos. Em geral, todos esses deslocamentos são feitos de maneira mecânica. Automaticamente cruzamos ruas, somos comandados por sinais, passamos por viadutos, passarelas e andamos nas calçadas sem tomar consciência de toda a dinâmica do trânsito e das várias relações que se estabelecem entre condutores e pedestres. E, no final do dia, todos esses movimentos já se tornaram cansativos e estressantes (para alguns, é logo no começo), e passamos a desrespeitar as sinalizações, os pedestres, ciclistas, outros motoristas e também os profissionais fiscalizadores do trânsito que atuam para evitar conflitos e salvar vidas.


Trânsito é problema de saúde. Vivemos uma verdadeira guerra no trânsito, consequentemente muitos mortos, feridos, sequelados físico ou mental. Precisamos todos cultuar a paz no trânsito.


Fonte: Blog de Rodrigo Vargas de Souza - https://rodrigovargaspsicoetrans.home.blog/

 






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!