Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Marcos Sigrist

Instrutor de Trânsito e Treinamento/Perito - Pós-Graduado em Gestão de Trânsito - Membro da ABNT - Conselheiro Inst. Zero Mortes para Segurança em Transportes


O trânsito e o comportamento da sociedade

Por: Marcos Sigrist
02/02/2022 às 14:49
Trânsito

Quem atua na área de trânsito, em qualquer segmento, provavelmente conhece um filme cujo personagem Pateta, da Walt Disney, interpreta 2 papéis no trânsito - o de pedestre e o de motorista. 

Tão antigo - é de 1950, e ao mesmo tempo muito atual, a narrativa começa assim: "o automóvel nas mãos do homem  comum está beirando as margens da extinção”.

No filme, o Sr. Walker é o tipo do homem comum, considerado bom cidadão, cumprimenta a todos, jamais faria mal a uma formiga. O sr. Walker tem um carro e se considera um bom motorista mas, quando ele pega no volante, acontece um fenômeno estranho, se deixa levar pela forte sensação de poder, sua personalidade muda completamente, e de repente ele se transforma num monstro incontrolável, num motorista diabólico, então o Sr. Walker "muda” para o Sr. Willer, o motorista. O Sr. Willer não respeita ninguém, discute com todos que o "atrapalham” na via, comete diversas infrações, se acha o dono da rua, afinal, como ele mesmo diz no filme:  "é para isso que eu pago os impostos”. O filme nos ensina isso, nossa mudança de comportamento.

Diariamente nós vamos de um lugar para outro até mesmo de uma maneira mecânica e ao longo dos nossos percursos, mudamos de papéis no trânsito: ora somos condutores, ora pedestres. E conforme assumimos um ou outro papel, mudamos de interesses e comportamentos.

Tradicionalmente, o sistema trânsito é considerado em termos de três componentes: o ambiente físico, o veículo e o condutor. Muito tem sido feito, em termos de segurança viária, para redução das conseqüências dos sinistros de trânsito, por meio da melhoria do ambiente rodoviário e dos veículos. A maior parte da redução das mortes por sinistros nas estradas pode ser atribuída a diversas ações da engenharia e da tecnologia. Em contrapartida, bem menos progresso tem sido alcançado em melhorias da mudança de comportamento do condutor, este sim, o mais importante fator contribuinte de sinistros, pois se estima que 90% das ocorrências sejam causadas por erros ou infrações às leis de trânsito.

Precisamos ser o "Sr. Walker” na condução do nosso veículo. É necessário rever nossos valores internos, compreender a natureza de tantos comportamentos negativos e inadequados, de forma que cada cidadão possa realizar a sua parte sem restrições. Por estar diariamente no trânsito o ser humano tende a banalizar seus efeitos e não percebe como ele afeta o seu comportamento e como as suas ações podem alterá-lo. Vamos deixar de nos justificar, de procrastinar, de empurrar a responsabilidade para o Estado (e não ficar esperando atitude dele) e fazermos nossa parte? Vamos todos cultuar a paz no trânsito. Comece por você, caro leitor, a mudança no trânsito!








Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!