Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



A Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto – ACIRP, junto a Facesp e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo realizou nesta terça-feira (07), o lançamento da Caravana Jovem Aprendiz Paulista, na sede da Acirp.
Foto por: Divulgação
A Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto – ACIRP, junto a Facesp e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo realizou nesta terça-feira (07), o lançamento da Caravana Jovem Aprendiz Paulista, na sede da Acirp.

ACIRP junto ao Governo de SP lançam Programa Jovem Aprendiz Paulista em Rio Preto

Por: Redação
08/11/2023 às 11:34
Emprego

O lançamento foi realizado nesta terça-feira (07) e mobilizou representantes de classe e micros e pequenos empresários para as vantagens na contratação de aprendizes


A Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto – ACIRP, junto a Facesp e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo realizou nesta terça-feira (07), o lançamento da Caravana Jovem Aprendiz Paulista, na sede da Acirp. A Iniciativa teve como objetivo mobilizar e apresentar à representantes de classe, aos micros e pequenos empresários as vantagens na contratação de aprendizes.

São José do Rio Preto foi a sexta cidade a receber a comitiva que contou com a presença, de maneira remota, da secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso; do secretário de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos. Também estiveram presentes e compuseram a mesa o Presidente da Acirp, Kelvin Kaiser; o vice-presidente da Facesp RA-14, Paulo Sader; o Presidente da Junta Comercial de São Paulo – Jucesp, Márcio Shimomoto; e o Prefeito em exercício, Paulo Pauléra. 

Com o salão Nobre da Acirp lotado, participaram do evento representantes de instituições parceiras, como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo); Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo); instituições representantes da sociedade civil como SESCON (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis); SINDIPAN; SINHORES, SINCOMÉRCIO E SINCOMÉRCIÁRIOS, entre outras entidades. Ainda estiveram presentes a OAB Rio Preto; Vara da Infância e Juventude; o Executivo do Município de Rio Preto, representado pelo Prefeito em exercício, Paulo Pauléra, como também as Secretarias da Educação, do Trabalho e Emprego e a de Desenvolvimento Econômico.

A Caravana detalhou os benefícios do programa ao micro e pequeno empresário, tais como a capacitação do aprendiz totalmente custeada pelo Estado, recolhimento do FGTS ser menor que o habitual (de 8% para 2%), isenção de verbas rescisórias, acompanhamento técnico durante o processo seletivo e todo trâmite de contratação via plataforma do Estado, amparado pela Lei do Aprendiz (10.097/2000).

O Presidente da Acirp, Kelvin Kaiser, destacou a importância de permitir que os jovens adquiram experiência prática nas grandes empresas que já participam do programa de cotas para aprendizes. "Essa colaboração beneficia tanto os jovens, proporcionando-lhes uma entrada no mercado de trabalho, quanto as empresas, que podem integrar jovens já capacitados, mas sem experiência profissional, em suas equipes a um custo reduzido. Uma parcela desses jovens acaba sendo contratada efetivamente e inicia suas carreiras nas organizações. Portanto, é essencial estender essa prática também às micro e pequenas empresas, que são as principais empregadoras do Brasil".

 

Sobre o Programa

 

O Jovem Aprendiz Paulista é um programa inédito coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos do Estado de São Paulo. Diferentemente do programa nacional que foca nas médias e grandes empresas, o Jovem Aprendiz Paulista é específico para os micros e pequenos negócios. Ao todo, são 60 mil oportunidades para estudantes matriculados na rede pública de ensino. Para se inscrever e cadastrar as vagas de trabalho, basta acessar o site https://jovemaprendiz.sp.gov.br/.

 

O contrato de trabalho pode chegar a 24 meses, com remuneração mensal custeada pelo empregador de até R$ 917,59, com base no salário-mínimo/hora e de acordo com os períodos de expediente e treinamento. A jornada dos aprendizes será de quatro dias de trabalho, com carga horária diária de quatro a seis horas, e um dia exclusivo para capacitação online. Desde o início da jornada, os responsáveis pelos jovens recebem notificações do programa e acompanham todo o processo. O treinamento será garantido pelo Governo de São Paulo, inclusive com aulas de preparação comportamental e postura em ambiente de trabalho.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!