Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



O prefeito Edinho Araújo com sua equipe, vereadores e o comando do Republicanos
Foto por: Divulgação
O prefeito Edinho Araújo com sua equipe, vereadores e o comando do Republicanos

Pelo que se vê a olho nu, bastaram atenção e gentileza para Edinho amansar Republicanos

Por: Maria Elena Covre e Milton Rodrigues
26/10/2021 às 20:06
Bastidores

Após duas reuniões com prefeito, comando do partido mudou discurso sobre contrato do transporte público e ajudou Executivo a aprovar projeto de lei com folga


A olho nu 1
Pelo que se vê a olho nu,  o Republicanos dos vereadores Robson Ricci e Karina Carolina, presidido por Diego Polachini, só queria mesmo um pouco de carinho e atenção do prefeito Edinho Araújo (MDB) para amansar em relação ao governo municipal.  

A olho nu 2
Bastaram dois encontros cercados de gentilezas, com direito a fotos amigáveis, para que o comando do partido liberasse Karina a votar favorável à prorrogação do contrato do transporte coletivo com o consórcio RioPretrans, formado por Expresso Itamarati e Circular Santa Luzia. Pelo menos, é o que se vê a olho nu. 

E o Ricci, hem? 1
Difícil de ver a olho nu, no entanto, qual foi a estratégia traçada para Robson Ricci, o vereador mais votado da Câmara e que preside justamente a CPI do Transporte, aquela que tem como escopo investigar a responsabilidade dos ônibus urbanos na transmissão do coronavírus e, também, o contrato com a RioPretrans. Ainda inexperiente no ofício, o parlamentar se absteve de votar, usando seu papel na Comissão Parlamentar de Inquérito como justificativa. Mas não seria justamente ele, no caso, a pessoa mais entendida do assunto ali, depois de tantas oitivas e análises do contrato, para se posicionar, seja contra ou a favor? 

Tudo indica 
Tudo indica também, pelo que se vê a olho nu, é que essa nova postura do Republicanos, até então um feroz cachorro a morder sem parar a canela do prefeito, nasceu na primeira reunião de Diego Polachini e Robson Ricci na semana passada, quando os dois levaram a Edinho um ofício informando sobre recursos que o deputado federal Marcos Pereira, quem de fato manda no partido, enviou para Rio Preto. Deste encontro, saiu o convite do chefe do Executivo para uma conversa ampliada sobre o projeto do transporte coletivo no início da noite desta segunda-feira (25). 

Sem Helena 
Diego Polachini chegou à reunião no gabinete de Edinhho com os dois vereadores e mais um pequeno grupo da direção do partido. Coronel Helena, que personificou na eleição municipal de 2020 toda a fúria opositora ao adversário, não foi. Saiu de cena, pelo que se vê a olho nu, para evitar situações constrangedoras e facilitar a conversa. 

Recepção 
Do lado do prefeito, time grande presente. O guardião Zeca Moreira; o secretário de Trânsito e Transortes, Amaury Hernandes; o secretário de Governo, Jair Moretti (com quem, diga-se de passagem, Diego tretou diretamente inúmeras vezes pelas redes sociais); e o superintendente do Semae, Nicanor Batista Júnior. Ou seja, os pilares políticos de Edinho. 

Fluiu bem 
Diego conta que a conversa fluiu bem, o governo deu a ele liberdade para falar o que pensa. E que o partido deverá voltar a discutir com o governo sobre outros projetos importantes para a cidade. Pelo que se vê a olho nu, Edinho "Gentil” Araújo convenceu o grupo de que a melhor opção era mesmo dar mais 10 anos de contrato para duas das empresas mais poderosas que operam no serviço público da cidade. 

Tem dedo 
O fato, no entanto, é que até cego na política sabe que qualquer reviravolta dessa natureza tem o dedo de Marcos Pereira, a quem Diego devota a mais pura fidelidade. As motivações do cacique nacional do Republicanos para determinar a mudança de rota? Impossível cravar a olho nu. Pelo menos por enquanto. 

Em tempo
Com a necessidade de 12 votos para ser aprovado, o projeto de lei que autoriza o município a prorrogar o contrato do transporte coletivo foi aprovado com o sim de 13 vereadores. Ou seja, nem precisava das ajudazinha do Republicanos. Votaram a favor da renovação Karina Caroline, Odélio Chaves, Paulo Pauléra, Rossini Diniz, Anderson Branco, Bruno Marinho, Bruno Moura, Celso Peixão, Cláudia de Giuli, Francisco Junior, Jean Charles, Jorge Menezes, Julio Donizete. Votaram contra Pedro Roberto, Renato Pupo e João Paulo Rillo.  O atual contrato vence o dia 8 de novembro.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!