Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Sessões da manhã desta terça feira(19)
Foto por: Câmara de Vereadores de Rio Preto
Sessões da manhã desta terça feira(19)

Secretária do Meio Ambiente vai à Câmara explicar a polêmica da coleta do lixo

Por: Luis Storino
19/04/2022 às 15:18
Bastidores

Vereadores estão descontentes e refletem o sentimento dos munícipes que foram surpreendidos no início do mês com mudanças na coleta do lixo, o que vem causando transtornos


A principal  discussão que aconteceu hoje na  Sessão da Câmara de vereadores em Rio Preto foi em relação a coleta do lixo. Toda a polêmica surge a partir do dia 1º de abril, quando todo o sistema  de coleta foi modificado em Rio Preto. Horários e dias sofreram alterações, o que deixou à população confusa. Com o feriado da sexta-feira(15) a coleta não foi realizada e também no final de semana, o lixo então se acumulou e os transtornos foram inevitáveis.

A Constroeste  empresa que explora a coleta de lixo em São José do Rio Preto, chegou a informar que o problema se agravou devido a falta de profissionais  que não foram trabalhar devido ao feriado e o serviço foi prejudicado. Com tantas dúvidas, os vereadores querem esclarecer os fatos e saber  com exatidão qual o critério adotado para as mudanças.

Existem  hipóteses levantadas por vereadores. Para o vereador João Paulo Rillo(PSOL), com o aumento  da produção de lixo, a empresa teria optado em diminuir o número de dias nos bairros mantendo o mesmo número de coletores, já o vereador Paulo Paulera(PP)  revelou que as mudanças foram mal explicadas e está difícil  dar informações aos munícipes, que estão insatisfeitos com as mudanças. "Acho que seria para diminuir os custos e não aumentar o preço do serviço”, arriscou o vereador.

Na realidade com tantas reclamações e ainda acusando a prefeitura de tomar medidas através da secretaria do Meio Ambiente, sem nem discutir com os vereadores, acabou sobrando para a secretária Katia Penteado que foi convidada a participar de uma reunião da comissão de meio ambiente da Câmara, na próxima segunda-feira, às 15 horas.

A princípio houve uma proposta de convocação da secretária para uma das próximas sessões, mas o vereador Bruno Marinho (Patriotas) encaminhou votação  contrária, 15 vereadores votaram contra a convocação e então prevaleceu o convite para a segunda-feira(25), que segundo Marinho,  foi aceito por katia.


Nota da Secretaria do Meio Ambiente quanto a ida da Secretária Katia Penteado à Câmara

O convite ainda não foi recebido formalmente pelo gabinete da Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Kátia Penteado, que nesta terça, 19/04 está em São Paulo, em um evento da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, fazendo a apresentação do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima do município. Assim que o convite for recebido e a secretária retornar do compromisso, nesta quarta-feira, dia 20/04, deverá dar retorno à Câmara.


Poda de árvores

Também foi  relatado pelo vereador Anderson Branco(PL) sobre o problema com árvores em Rio Preto. Ele lembrou que na avenida Murchid Homsi existem muitas árvores "comprometidas” que colocam a vida das pessoas em risco. Citou que recentemente, durante uma chuva, uma delas caiu sobre um veículo. Branco quer um estudo detalhado da saúde destas árvores, inclusive, as que precisam ser extraídas. O vereador lembra que esta é uma reivindicação de moradores e comerciantes da Murchid, que este problema se estende por toda a cidade, e que diariamente recebe denúncias da queda de galhos e ameaça de árvores " podres”.


Nota da Secretaria do Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, por meio do setor de análises e laudos, realizou no ano passado, uma vistoria nas árvores da avenida Murchid Homsi, incluindo as localizadas às margens do canal do córrego do Aterrado, que passa na área central da avenida, visando levantar aquelas com indicação de supressão ou poda. O levantamento objetivou localizar, laudar e sinalizar as árvores mortas, em declínio ou que estão irrecuperáveis, por estarem atacadas por pragas ou doenças. Verificou-se a necessidade de supressão de 36 árvores em estado de deterioração. Destacou-se também a necessidade de poda de alguns galhos de árvores, no caso de estarem com risco de rachadura e queda. As árvores suprimidas deverão ser substituídas por quantidade igual ou superior. De acordo com os engenheiros agrônomos do Meio Ambiente, devido ao intenso processo de erosão laminar que ocorre em decorrência das cheias do córrego, a remoção de solo das margens causada pela chuva proporciona exposição das raízes das árvores ali presentes, gerando estado de atenção e risco de queda para a maioria das árvores próximas às margens, nos pontos mais íngremes do barranco. O laudo já foi discutido entre as Secretarias responsáveis.

A prefeitura informa que um estudo está sendo realizado para verificar quando os exemplares poderão ser suprimidos, evitando assim risco de quedas e acidentes.


 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!