Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Vista parcial de trecho da usina
Foto por: Reprodução
Vista parcial de trecho da usina

Volume da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira chega a 0%, em estado de alerta

Por: Da Redação
15/09/2021 às 16:45
Artigos

O valor de 0,0% registrado no site do ONS (Operador Nacional do Sistema) não significa que reservatório secou, mas que o volume de água já atingiu esta cota mínima para utilização da hidrovia


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o reservatório da Usina Hidrelétrica de Ilha de Solteira chegou a 0% (zero por cento) no nível de sua capacidade, de acordo com o registro no site do órgão nesta terça. Não significa que o reservatório está totalmente vazio, mas que o volume chegou à cota mínima para funcionamento da hidrovia. O volume de água no reservatório está em 56,72% da capacidade.

Segundo o ONS, houve confusão neste tipo de informação por parte de órgãos de imprensa. Em razão dessa confusão, o órgão divulgou nota oficial, destacando que a medição tem como referência o volume útil, definido na outorga da Agência Nacional de Águas (ANA), que considera a cota de 323 metros para não interromper o funcionamento da hidrovia Tietê-Paraná.

"O valor de 0,0% registrado no site do ONS significa que o volume de água já atingiu esta cota mínima para utilização da hidrovia, porém isso não quer dizer que o reservatório da usina esteja vazio. Se considerarmos o nível mínimo de projeto, cuja a cota é 314 metros, o reservatório encontra-se com 56,72% do seu armazenamento", afirmou o ONS em nota.

Como amplamente divulgado - acrescenta o ONS - , o País atravessa a pior crise hídrica dos últimos 91 anos e esta escassez está afetando diretamente os níveis dos reservatórios das hidrelétricas. Como autorizado pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), o Operador está autorizado a chegar a cota de 314 metros e está comprometido em fazer a melhor gestão recursos no atual cenário.

O mesmo acontece para o reservatório da hidrelétrica de Três Irmãos, que está com 1,98% do volume, quando considerada a cota de operação definida de 323 metros. No entanto, a CREG também autorizou a utilização até o limite mínimo de operação energética, que no caso de Três Irmãos é de 319,77 metros. Se considerar essa cota, o volume do reservatório estaria em 36%.

A usina de Ilha Solteira foi concluída em 1978 e é a maior do Estado de São Paulo e a terceira maior em operação do Brasil. Está localizada no Rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS). Em conjunto com Jupiá, compõe o sexto maior complexo hidrelétrico do mundo. O Canal Pereira Barreto, com 9.600 m de comprimento, interliga os reservatórios das usinas Ilha Solteira e Três Irmãos (Pereira Barreto – SP), propiciando uma operação energética integrada dos dois aproveitamentos hidrelétricos.

Saiba mais sobre a usina de Ilha Solteira AQUI

Volume nos reservatórios da região atualizado em 14/9
Foto por: Reprodução
Volume nos reservatórios da região atualizado em 14/9






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!