Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Luiz Carlos Motta, deputado federal
Foto por: Divulgação
Luiz Carlos Motta, deputado federal

’Não fazemos pressão em vereadores’, diz Motta sobre liberdade dos parlamentares do PL

Por: Maria Elena Covre e Milton Rodrigue
14/09/2021 às 14:32
Bastidores

Deputado federal diz sigla segue unida, apesar de sinais de racha interno, e que deverá lançar um nome à Assembleia Legislativa em 2022


O PL de Rio Preto (que já foi PR) entrou para a correlação de forças políticas da cidade com Fábio Marcondes, que, oriundo de Campo Grande (MS), assumiu o controle da sigla na região em 2010, elegeu-se vereador em 2012 e ganhou o comando do Legislativo Municipal em 2015. Afastou-se no terceiro mandado para comandar a Secretaria de Esportes. 

Desde então, o partido conta hoje, em Rio Preto, além da pasta sob controle de Marcondes, com um deputado federal – Luiz Carlos Motta - e dois vereadores na Câmara – Anderson Branco e Rossini Diniz. Não é pouca coisa. Mas dá sinais de que vive uma crise interna, embora uma parte negue e outra se recuse a falar. 

Ao ser procurado para esta entrevista em nome do PL, dentro da série que o DLNews está fazendo com presidentes de legendas com representação na Câmara, Marcondes disse que a sigla está "rachada” e que só Motta, o deputado, fala quando o assunto é o partido. A assessoria do deputado, por sua vez, orientou a reportagem a procurar Marcondes. Oficialmente, o presidente do diretório municipal do partido é Ruy Marcondes, irmão de Fábio Marcondes.  Diante do impasse, o deputado falou com a reportagem, embora de forma econômica nas palavras. Disse que a sigla segue unida e que Marcondes é um grande parceiro. Confira...

DLNews - O PL conta em Rio Preto com um representante na Câmara Federal (no caso, o senhor), dois vereadores na Câmara Municipal e o titular da pasta de Esportes. Não é pouca coisa. Ainda assim, há uma dificuldade enorme em localizar uma liderança local que fale em nome do partido. A legenda está rachada? 
Luiz Carlos Motta - De forma nenhuma o partido está rachado. Todos os nossos representantes são lideranças. Fico grato pela referência deles ao dizer que falo em nome do partido, isso demonstra realmente que estamos caminhando juntos. 

DLNews – O vereador licenciado e atual Secretário de Esportes, Fábio Marcondes, foi um ativo cabo eleitoral do senhor nas eleições em 2018. Como está a relação entre vocês. Ele deverá seguir como coordenador da campanha do senhor na cidade no ano que vem?
Luiz Carlos Motta - Fábio além de um companheiro partidário é um grande amigo.  Com certeza estaremos juntos. Tenho falado diariamente com ele, muitos projetos importante para nossa cidade irão acontecer. Encaminhei para a pasta de Esporte recursos para obra do Centro Esportivo Estoril, construção de vestiários para o futebol americano e, recentemente, R$ 600 mil para compra de equipamentos. Isso demonstra nossa sintonia.

DLNews -  O que se vê na Câmara são dois vereadores – Branco e Rossini  – com pautas e posicionamentos próprios, independentes de uma linha partidária. Essa independência de seus membros é marca do partido, ainda que integre a base do prefeito Edinho Araújo? 
Luiz Carlos Motta -  Branco e Rossine são duas lideranças e amigos. Eles tem total liberdade para trabalharem as pautas que julgam importante. Não fazemos pressão em vereadores, estamos afinados com governo atual (Edinho) e seguiremos juntos. 

DLNews – Como deputado de um partido que compõe a base do presidente Jair Bolsonaro na Câmara Federal, como o senhor viu os últimos acontecimentos desde os atos de 7 de Setembro até agora. O senhor chegou a ver o risco de uma ruptura institucional? 
Luiz Carlos Motta - Tudo foi resolvido. O prefeito Edinho Araújo escreveu recentemente um artigo que fala que não podemos pensar que quanto pior, melhor. Tenho, como cidadão, este entendimento também. Vamos seguir avançando. 

DLNews – O PL de Rio Preto vai lançar candidato a deputado estadual nas eleições do ano que vem, em dobrada com o senhor?
Luiz Carlos Motta - Existe sim a possibilidade, mas vamos pensar em eleição somente no ano de 2022. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!