Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Santo Antonio se banhando nas águas rasas do rio Preto
Foto por: Toninho Cury
Santo Antonio se banhando nas águas rasas do rio Preto

Flagrante: uma imagem de Santo Antonio mergulhada nas águas do rio Preto

Por: Da Redação
11/09/2021 às 15:03
Cidades

Enquanto o santo casamenteiro se banha, rio-pretenses esperam que outro santo, São Pedro, abra as torneiras do Céu e mande água para o noroeste paulista, que arde em chamas neste setembro quente


"E Santo Antonio pagou o pato: está afogado no rio Preto". Foi assim que o fotojornalista rio-pretense Toninho Cury reagiu ao fazer um flagrante na manhã deste sábado, enquanto caminhava pela região da Represa Municipal, contemplando a natureza. Vendo o rio seco, Toninho certamente esperava que outro santo, o São Pedro, o embaixador das chuvas, abrisse as torneiras do Céu e mandasse água para o noroeste paulista, que arde em chamas neste setembro quente. Com exceção de chuvisqueiros nos últimos dias, não chove para valer na região há três meses, e por isso deu para ver Santo Antonio nas águas rasas do rio que dá nome à cidade.

Escreveu Toninho Cury sobre seu xará: "Santo Antonio, conhecido por ser um santo casamenteiro, é muito cultuado pelos apaixonados. Mas nem sempre é assim... Já vi casos de pessoas que não tiveram seus pedidos alcançados através de rezas e terços para o santo, colocar sua imagem amarrada de cabeça para baixo no pé da cama, ter o Menino Jesus retirado de seu colo e até a retirada do santo do altar, mas, esse flagrante que fotografei na manhã de hoje, no vertedouro seco do rio Preto, foi a primeira vez; jogaram a imagem de Santo Antonio nas águas do rio."

Mesmo quem não é católico já ouviu falar de Santo Antônio. Afinal, além de ser o santo que abre as comemorações das festas juninas —a data do Dia de Santo Antônio é neste domingo, 13 de junho—, ele carrega a fama de ser o "santo casamenteiro". Mas Santo Antônio é muito mais do que isso. Conhecido como Doutor da Igreja e teólogo renomado, até os dias atuais, detém o recorde de santo com a canonização mais rápida da história da Igreja Católica.

Se Santo Antônio era um pregador e teólogo renomado, de onde, então, vem a fama de casamenteiro do religioso? A resposta está em alguns fragmentos de fatos com ares de lenda. Dizem que um dos primeiros milagres dele foi na vida de uma jovem que estava sem dinheiro para se casar. E a jovem rezou para Santo Antônio e uma estátua dele teria dado à mulher um bilhete. No bilhete, estava escrito que era para levar o recado ao comerciante da cidade e era para o comerciante dar a ela, em moedas de prata, o peso do papel.

O comerciante, então, pesou o papel e teve de colocar 400 moedas para equilibrar. Ele se lembrou de que havia feito uma promessa para Santo Antônio dessas 400 moedas e não tinha pago. Então, segundo a tradição, Santo Antônio cobrou, e ajudou a jovem. Fala-se que Santo Antônio, em vida, gostava de "juntar pessoas" que ele sentia que tinham algo em comum.

Ah, sobre o outro santo, o Pedro: via Climatempo, ele manda dizer que o sábado, que foi de nuvens pela manhã, segue fechado à tarde e pode chover um pouco à noite. No domingo, sol com algumas nuvens e dificilmente chove.

A umidade relativa do ar está na casa dos 60% e a qualidade e do ar é considerada boa para a saúde. Durante a semana, a umidade chegou a apenas 10%, em ambiente desértico.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!