Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Fabrício Dourado, dentista e católico praticante
Foto por: Arquivo pessoal
Fabrício Dourado, dentista e católico praticante

"Não há condições morais", diz liderança ao quebrar silêncio sobre permanência de bispo após vídeo

Por: Maria Elena Covre e Milton Rodrigues
17/08/2021 às 18:35
Bastidores

O dentista Fabrício Dourado, membro com forte atuação no Movimento Carismático, decidiu tornar pública sua posição num momento em que as vozes críticas a dom Tomé, temem se expor publicamente . "Desejo a salvação de Dom Tomé e um novo pastor para a nossa Igreja em Rio Preto", diz ele em entrevista exclusiva ao DLNews


O dentista Fabrício Dourado não gosta de ser apontado como um líder da Igreja Católica de Rio Preto, mas, com atuação intensa no movimento da Renovação Carismática e um dos coordenadores do Beraká na cidade, ele é visto com um leigo de grande influência entre os fiéis. É um dos muitos que não consideram mais possível a permanência do bispo Dom Tomé Ferreira à frente da Diocese local, mas voz rara a se pronunciar publicamente e expor o que pensa sem medo de retaliações. Confira abaixo...

DLNews: Como o vídeo do bispo Dom Tomé Ferreira repercutiu entre as lideranças (não padres) da Igreja Católica em Rio Preto? Como o senhor vê a situação?
Fabrício Dourado: Não tenho conversado com muitas pessoas, apenas aquelas mais próximas, pois "roupa suja” se lava em casa. Porém, o nosso coração fica muito triste e preocupado. Triste pelo filho de Deus Dom Tomé, pois desejamos a salvação de todos e, portanto, clamamos a misericórdia de Deus na vida dele, pois todos somos pecadores; e preocupados, pois o nosso pastor precisa de ajuda e, portanto, ninguém pode ajudar sem antes também ser ajudado. Rogamos a Deus que a Igreja se mobilize para acolher o Bispo e providenciar um novo pastor.  

DLNews: O senhor acha que existe condições de o bispo continuar exercendo seu papel no bispado de Rio Preto?
Fabrício Dourado: Não há condições morais, vale lembrar que não somente ele, mas qualquer outro líder, quando o ato imoral se torna público, precisa de ajuda, e a mesma se inicia trazendo para perto e o afastando do exercício das suas funções. Sou pai e não deixaria meu filho exposto diante de tal situação, eu o traria para a minha "casa” e o ajudaria na recuperação para ele não perder a salvação. Antes de servirmos a Deus independente da função que exercemos, somos filho de Deus. 

DLNews: Pelo que a gente registra na imprensa, parte da Igreja (inclusive padres) se opõem ao modo de atuar do bispo Dom Tomé há alguns anos. Por quais motivos?
Fabrício Dourado: Não participo de reuniões com padres.

DLNews: Já se sabia desse vídeo dentro da Igreja?
Fabrício Dourado:  Eu recebi o vídeo somente esta semana.

DLNews: O bispo chamou lideranças de grandes movimentos internos, como o senhor, que representa os Carismáticos, para falar sobre o ocorrido?
Fabrício Dourado: Não represento ninguém, nenhuma liderança e movimento. Sou Católico Apostólico Romano e desejo o melhor para a nossa Igreja e o povo de Deus.

DLNews: Vocês pensam em tomar alguma providência? Por quais meios?
Fabrício Dourado: Não há vocês, sou apenas eu. Prevê o Código de Direito Canônico (Cân. 212, § 3º) ser dever do leigo denunciar e manifestar aos Pastores sagrados a própria opinião sobre o que afeta do bem da Igreja e, ressalvando a integridade da fé dos costumes, levando em conta a utilidade comum e a dignidade das pessoas, trazendo a luz as coisas que estão erradas em sua comunidade ou diocese e que devemos buscar os nossos superiores, sempre com caridade com o objetivo final de salvar almas.

DLNews: O senhor acredita que a viralização deste vídeo já chegou a instâncias superiores, ou até mesmo ao Vaticano?
Fabrício Dourado: Não sei, mas é obvio que as redes sociais são ilimitadas e logo todos saberão.

DLNews: O senhor acredita que o bispo Dom Tomé deveria renunciar ao posto em Rio Preto?
Fabrício Dourado: A palavra de Deus nos orienta a não julgarmos as pessoas, mas diante da reportagem onde ele confessa que a gravação realmente se refere a sua pessoa, então a renúncia não deixa de ser uma possibilidade, pois a humildade é a mãe de todas as virtudes. Desejo a salvação de Dom Tomé e um novo pastor para a nossa Igreja de São José do Rio Preto.

Bispo durante videoconferência íntima
Foto por: Reprodução vídeo
Bispo durante videoconferência íntima






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!