Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Promotor Carlos Romani
Foto por: Reprodução/Facebook
Promotor Carlos Romani

Pressão por lockdown mais severo põe médico e promotor em pé de guerra

Por: Da Redação
26/06/2021 às 14:30
Bastidores

Ex-secretário e médico, Cacau Lopes se irrita com ironias do promotor Carlos Romani sobre "dossiê" que pede ao Ministério Público para forçar a Prefeitura de Rio Preto a implantar "lockdown" total, e não só noturno


Movimento liderado pelo médico, ex-secretário de Saúde de Rio Preto e professor da Famerp Cacau Lopes virou "guerra" verbal entre ele e o promotor de Justiça Carlos Romani. Autor de pedido de "lockdown" total em Rio Preto, protocolado por intermédio da Associação Paulista de Saúde Pública, Cacau não gostou da ironia do promotor, que considerou perda de tempo a opção de protocolar o pedido em São Paulo, e não diretamente em Rio Preto.

Romani, que desde março de 2020 acompanha a situação da pandemia em Rio Preto, recebeu o documento nesta quarta-feira e deu 10 dias para o governo do prefeito Edinho Araújo (MDB) se manifestar sobre as alegações. O que mexeu com Cacau, no entanto, foi Romani ter decidido ironizar o fato de o médico, via associação, ter recorrido à Procuradoria Geral da Capital para protocolar o pedido.

"A Associação em testilha encaminhou a presente representação (datada de 15 de junho de 2021) para a Procuradoria Geral de Justiça, que encaminhou para a Promotoria de Justiça da Saúde da Capital que, por fim, a encaminhou para esta Promotoria de Justiça e finalmente distribuída nesta data para esse subscrevente (o que já se perdeu um tempo razoável) quando poderia tê-la protocolado diretamente aqui em Rio Preto", se manifestou Romani ao receber o documento encaminhado.

Ao DL News, Romani acrescentou que existe outra questão a ser considerada. "Sem contar que o MP Federal pode fazer aqui o que fez com Votuporanga. E aí como fica o pedido da associação?", indagou ele, ao se referir a uma liminar da Justiça que derrubou o decreto que determinava medidas mais restritivas contra a Covid-19 em Votuporanga.

O Ministério Público Federal (MPF) entendeu que o trecho que proíbe a circulação de pessoas em espaços e vias públicas em determinados horários contraria a Constituição Federal, que garante a liberdade de ir e vir. O "lockdown noturno” de Votuporanga previa, das 19h às 6h, a proibição de circulação de pessoas em lojas do comércio e agências bancárias.

De Cacau para Romani

"Vossa Excelência ironizou o fato do meu documento ser protocolado em São Paulo e não aqui. Conheço sua postura desde o tempo em que fui vereador e sei que, quando se protocola algo contra prefeitura, o senhor, amiúde, engaveta.

Quero lhe lembrar, quando do caso do Caboclão, o que o senhor me disse, antes de engavetar, foi: "Sinto o cheiro, mas não sei de que flor exala". Na época, fui até o procurador-geral, Dr Marrey, que reabriu o caso, nomeando outro promotor.

Vossa excelência não precisa do meu documento para exercer o seu dever de agir em defesa da vida. A manchete de um jornal da cidade, estampando que Rio Preto é a campeã de mortes do País, e as 2.422 mortes que ocorreram até agora em nossa cidade, são fatos mais do que suficientes para Vossa Excelência já ter tomado alguma atitude, como foi feito em Catanduva e outras cidades.

Sei muito bem qual é o seu lado, doutor Romani. Tenho certeza que não é o lado da cidadania e da defesa da vida. Aja de acordo com sua consciência e de acordo com as atribuições do seu cargo. Para isso, Vossa Excelência não precisa de nenhum documento.

Como sei que Vossa Excelência vai engavetar mais esta, estou à sua disposição para quaisquer esclarecimentos".

De Romani para Cacau

"Ele não faz parte da representação como autor. Portanto me limito a responder aos representantes. As considerações dele em nada afetam meu trabalho. Ele faz o trabalho dele e faço o meu. Considerações de natureza pessoal não levam a nada.

Estou aguardando a resposta do município. Não posso adotar uma medida unilateral sem saber a resposta. A associação pede uma semana de lockdown e estudos internacionais indicam 3 semanas no mínimo.

A representação da Associação foi distribuída por sorteio para mim. Poderia ter sido distribuída para o Clementino e o Cláudio Santos, que também atuam aqui na Saúde.

As pessoas criticam, mas não sabem que a gente mata um leão por dia".

Cacau Lopes, médico
Foto por: Reprodução
Cacau Lopes, médico






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!