Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Hospital Bezerra de Menezes
Foto por: Reprodução/Google
Hospital Bezerra de Menezes

Polícia investiga tentativa de golpe contra hospital psiquiátrico

Por: Da Redação
15/05/2021 às 15:50
Polícia

Criminoso telefonou se passando por representante de banco, dizendo que precisava atualizar sistema eletrônico de gerenciamento financeiro. Funcionário permitiu acesso remoto ao computador da instituição


A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias que levaram o hospital psiquiátrico Bezerra de Menezes, em Rio Preto, a sofrer um ataque de um golpista que telefonou se passando por representante de um banco e dizendo que precisava de acesso remoto aos computadores para atualizar o sistema eletrônico de gerenciamento financeiro da instituição. A fraude quase deu prejuízo de R$ 248 mil, dinheiro oriundo de recursos federais destinados ao hospital, mas a operação foi cancelada a tempo.


De acordo com o boletim de ocorrência, conforme noticiado pela rádio CBN Rio Preto neste sábado, 15, mesmo desconfiados, funcionários acabaram seguindo as instruções, digitaram um código indicado, um arquivo foi baixado e a tela ficou azul. Antes, uma funcionária do hospital chegou a telefonar para a gerência do banco, que confirmou que estaria havendo atualização no sistema, mas ao mesmo tempo recomendou não dar acesso remoto ao computador a nenhum suposto operador.

Mesmo assim, o golpista convenceu os funcionários a seguir os procedimentos. Logo após a tela ficar azul, o cursor do mouse começou a se movimentar sozinho. O suposto operador disse que era normal. Ainda segundo a rádio CBN, meia hora depois desse processo um funcionário foi mexer no sistema para executar serviços de rotina no departamento financeiro e descobriu uma transferência de R$ 248 mil para a conta de uma pessoa física de Samambaia-DF. Funcionários, no entanto, conseguiram reverter o processo.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!