Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Com pandemia, pré-candidatos abandonam corpo-a-corpo e investem em campanhas virtuais

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Heitor Mazzoco
17/08/2020 às 20:44
Bastidores

O eleitor pode se preparar: as famosas - e muitas vezes enjoativas - lives em redes sociais serão constantes durante a campanha


Sem "praguinha” 
Sem vacina contra a Covid-19 ao menos até o final deste ano, candidatos aos cargos de vereador e prefeito de Rio Preto já começam a mudar estratégias para a campanha eleitoral deste ano. O corpo-a-corpo, contato direto com eleitores, fica cada vez mais em segundo plano. Saem de cena os santinhos – ou praguinhas, dependendo do gosto do eleitor – e ganham força as redes sociais. 

Lives 
As famosas - e muitas vezes enjoativas - lives em redes sociais serão constantes durante a campanha. É uma forma que pré-candidatos apostam para chegar em eleitores que têm facilidade com o mundo virtual, principalmente os mais jovens. A questão é saber quem, além dos próprios partidários, terá paciência de acompanhar os candidatos no Facebook falando horas a fio das suas propostas. Já se fosse uma live sertaneja...

Em alta
Os tradicionais canais de comunicação com eleitor devem ganhar prestígio e importância. O horário eleitoral gratuito em rádios e TVs, que andou meio em baixa nas últimas eleições, é visto como fundamental para passar o recado ao eleitor na pandemia. A propaganda em rádio e TV começa no dia 9 de outubro e termina no dia 12 de novembro. Já votação do primeiro turno ocorrerá em 15 de novembro. 

Foco 
Entre integrantes de partidos e pré-candidatos à Prefeitura de Rio Preto ouvidos pelo DLNews, Coronel Helena (Republicanos), Celi Regina (PT), Marco Rillo (Psol), Carlos de Arnaldo (PDT), Danila Azevedo (PTC), Rogério Vinicius (DC), Renato Pupo (PSDB), Filipe Marchesoni (Novo) e Carlos Alexandre (PC do B) afirmam que investirão no conteúdo online, porém, com pequenas reuniões presenciais com máximo de zelo para evitar desgaste a própria imagem. Destes, o mais otimista é o comunista Carlos Alexandre, que disse acreditar no retorno do corpo-a-corpo até novembro por causa dos protocolos de reabertura. 

Não sou... ainda
O DLNews perguntou também, por meio da assessoria, qual estratégia o prefeito Edinho Araújo (MDB) adotaria na pandemia para tentar a reeleição. A resposta foi a de que o prefeito ainda não decidiu se será candidato. Então tá.

’Ativistas digitais’
Especialista em marketing político, Gilberto Musto afirma que os cabos eleitorais se transformarão na eleição deste ano em "ativistas digitais". "Os candidatos se preparam por lives, como nunca teve, por engajamentos, como nunca teve, pelas redes sociais e vão buscar transformar cabos eleitorais em ativistas digitais. Os ativistas digitais serão as pessoas que vão comandar a parte de mobilização da campanha. Quem já começou a trabalhar com internet e aproveita disso, mantém grande distância de outros que abriram página em março e entraram para um partido em abril, por exemplo", disse.  

Sonho amarelo 
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), reuniu-se com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi (PSDB), nesta segunda-feira (17) para discutir a pandemia da Covid-19. Há previsão de mais leitos para região de Rio Preto, para assim avançar à fase amarela do Plano SP. O que anima o governo é a queda de novas internações. Ao comparar os últimos sete dias, a região teve queda de 5,7%, o que já ocorre desde a semana passada. 

Dados complicados 
Nesta segunda, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Rio Preto fechou em 78,9% o índice de ocupação de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI), o segundo maior de todo Estado. Para avançar para o amarelo, a região precisa diminuir até a próxima quinta-feira (20) o número de internações e chegar ao patamar de 75%.  Franca voltou a assumir a primeira posição com 80,1%, o que mantém a região na fase vermelha do Plano SP. 

Subida 
Nove dias depois de avançar para fase amarela, oito regiões apresentam aumento de novas internações. São João da Boa Vista, por exemplo, teve aumento de 20,3%. Na sequência, Ribeirão Preto, com 14,2%. 

De olho no verde 
Apesar dos atuais dados, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), demonstra otimismo com avanços no Plano SP. Nesta segunda, ele citou que em breve teremos regiões na fase verde, que permite ampla de atividades econômicas. Contou o milagre, mas não o santo – ou seja, deixou em suspenso qual região será agraciada com a até agora inédita fase verde.

Fake News 
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que apura disseminação de Fake News na campanha eleitoral de 2018, pode, finalmente, esquentar nas próximas semanas. Isso porque os parlamentares que compõem a comissão aprovaram convites para depoimentos de bolsonaristas assumidos. Entre eles, o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), condenado no Mensalão petista, e que hoje é defensor ferrenho do presidente Jair Bolsonaro.  

Reestruturação 
A Impperial Empreendimentos, do ramo imobiliário, foi incorporada ao Grupo Impper ao lado da ImpperVendas e da ImpperTech. Ainda em 2020, mesmo com a pandemia, a previsão de investimento na área é de R$ 45 milhões com lançamento de três empreendimentos. A nova fase foi marcada com a inauguração, na última sexta-feira (17), da sede do Grupo Impper no edifício JK Avenue, em Rio Preto.

Barrado...
O juiz Antônio Roberto Andolfatto de Souza, da 3ª Vara Cível de Rio Preto, condenou o Rio Preto Shopping center e a MSA Empresa Cinematográfica a indenizarem, por danos morais, um transexual que foi impedido de entrar numa sala de cinema em razão de divergência de gênero com o documento de identificação. 

... e devidamente indenizado
Segundo o processo, o transexual comprou dois ingressos de cinema, mas não pôde entrar na sala porque apresentou documento de identidade constando como sendo do sexo feminino. Apesar de explicar que fazia tratamento hormonal para mudar o corpo, não teve autorização para acesso ao cinema e também não foi ressarcido do valor dos ingressos. O dano moral foi fixado em R$ 10 mil, mas ainda cabe recurso.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!