Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Bares e restaurantes só poderão reabrir quando a cidade estiver na fase 3 (amarela) do Plano SP
Foto por: Divulgação
Bares e restaurantes só poderão reabrir quando a cidade estiver na fase 3 (amarela) do Plano SP

Bares e restaurantes preveem 2,6 mil demissões na região devido à pandemia

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto, Heitor Mazzoco e Karol Granchi
11/07/2020 às 17:50
Bastidores

Sindicato da categoria estima que 10% dos estabelecimentos fecharam as portas definitivamente


Sem emprego
Enquanto setores da economia respiraram aliviados com a manutenção de Rio Preto na fase 2 (laranja) do Plano SP por mais duas semanas, bares e restaurantes não têm o que comemorar. O Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sinhores) estima em 2,6 mil o número de demitidos desde o início da pandemia nos 48 municípios atendidos pela entidade na região. 

Sem perspectiva
De acordo com a assessoria do sindicato, ainda não há um número exato de estabelecimentos que fecharam as portas definitivamente, mas ao menos 10% deles não irão sobreviver ao fim da pandemia. A abertura de bares e restaurantes só pode ocorrer na fase 3 (amarela) do Plano SP. Ou seja, até o dia 30 de julho nada muda.

Sem crédito
Mas esse não é o único problema. Ainda segundo o Sinhores, as empresas de alimentação estão tendo dificuldades para obter crédito junto às instituições financeiras. Mesmo o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) já não está mais disponível em alguns bancos da região, devido à alta procura.

Salvação da lavoura 1
Em meio à devastação provocada pela crise sanitária no setor de bares e restaurantes, as pizzarias, que já eram acostumadas à cultura delivery, também sofreram aperto no caixa, mas em proporção menos dramática. 

Salvação da lavoura 2
Os números da Bella Capri é um exemplo de que a boa e velha "redonda” está salvando o negócio de muita gente. Com o salão da Redentora fechado, o grupo passou a focar 100% no modelo de entrega, drive thru e retirada. Viu os lucros caírem 30%, algo que, nas condições atuais, é para respirar aliviado. Com isso, conseguiu segurar as demissões. 

Salvação da lavoura 3
Diante de um novo normal que não tem data para acabar, a Bella Capri também tem incentivado as vendas e pagamentos online. O uso do aplicativo próprio da rede de pizzarias aumentou e já é responsável por 60% de todas as vendas.

Delegado agradece 1
O novo delegado-chefe da Polícia Federal de Rio Preto, Cristiano Pádua, divulgou neste sábado (11) uma carta de agradecimento pelos anos em que atuou na PF de Jales. No documento, Pádua afirma que, no período em que esteve na cidade, ele e os demais agentes participaram "de muitos trabalhos e operações policiais com resultados relevantes para a sociedade e que exigiram bastante esforço e dedicação, muitas vezes ao custo do convívio familiar e de atividades recreativas”. 

Delegado agradece 2
Ainda de acordo com o delegado-chefe, que assumiu o comando da PF de Rio Preto no dia 1º de julho, Pádua ressalta "o orgulho de ser parte dessa equipe competente, profissional e comprometida com os valores da Polícia Federal: Coragem, Lealdade, Legalidade, Ética, Probidade e Respeito aos Direitos Humanos”.

Delegado agradece 3
E finaliza: "Por fim, como ficou claro, resta dizer que esta não é uma carta despedida, até mesmo porque estarei ‘logo ali’. E não é um ‘logo ali de mineiro não’, pois dizem que essa expressão é usada para lugares distantes. Se disserem que Rio Preto é longe, um paulista diria ‘achaaaa?’ e o mineiro diz ‘tá doido?’. Contem comigo e com a Polícia Federal, ou como se diz no código policial: ‘QAP’!”.
Confira a carta na íntegra aqui.

Petista inelegível 
Dois ex-prefeitos de Catanduva aparecem no Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa e Inelegibilidade. Com duas ações julgadas por colegiado, Felix Sahão (PT) só pode voltar a disputar cargo público a partir de 2026. De acordo com o sistema, o petista pagou R$ 188 mil por ressarcimento de dano ao erário.  

Tucano condenado
O outro ex-prefeito na lista do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é Geraldo Vinholi (PSDB). Em 2019, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) negou recurso por atos administrativos da época em que o tucano era prefeito de Catanduva. Não aparece, no entanto, se Vinholi está inelegível. Tanto Sahão como Vinholi ainda podem entrar com recursos. Nenhum processo transitou em julgado.

Sucata na rua 1
A Câmara de Rio Preto vota na próxima terça-feira (14) projeto de lei que amplia de 17 para 20 anos a data de fabricação máxima para veículos do transporte escolar. Na justificativa, o vereador Anderson Branco (PL) afirma que "os veículos fabricados e destinados ao transporte escolar foram adquirindo novas tecnologias, maior segurança, conforto aos usuários e possibilita maior tempo na sua destinação”.

Sucata na rua 2
Dois fatos curiosos sobre o assunto. No fim do ano passado, por autoria do mesmo Branco, a Câmara já havia estendido de 15 para 17 anos a data de fabricação de veículos. O vereador deve ter achado pouco e quer, agora, acrescentar mais três anos. 

Sucata na rua 3
O outro dado curioso é que, nas duas oportunidades, os projetos foram considerados inconstitucionais pela Diretoria Jurídica da Casa, já que caberia à Prefeitura e não à Câmara legislar sobre o trânsito. Mas nas duas vezes os vereadores ignoraram completamente a indicação jurídica. Nessa toada, até o fim da legislatura vai ter transporte escolar da década de 70 circulando por aí.

Enxugando gelo 1
Com os leitos de enfermarias e UTI cada vez mais abarrotados, o governo estadual vai enxugando gelo na tentativa de evitar que pacientes da região com coronavírus continuem sendo transferidos para o Hospital de Base de Rio Preto, cuja ocupação já bateu em 80%.  

Enxugando gelo 2
Nesta sexta (10), por exemplo, a Santa Casa de Santa Fé do Sul recebeu mais três respiradores da Secretaria de Saúde do Estado, de acordo com postagem feita pelo deputado estadual Itamar Borges (MDB). Segundo ele, a área de saúde de Santa Fé também recebeu R$ 1 milhão de São Paulo.

Penhora 1
Leonardo Estephan, filho do ex-vereador de Rio Preto Jorge Abdanur, entrou com recurso na ação em que o Ministério Público tenta penhorar bens de ex-vereadores e do ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB). O objetivo de Leonardo é tentar evitar a penhora de um apartamento em São Paulo, onde vive desde 2009. Ele alega que tem contrato de comodato verbal, ou seja, empréstimo sem custo para uso.  

Penhora 2
O recurso foi apensado no processo de cumprimento provisório de sentença pela juíza Tatiana Pereira Viana Santos, da 2ª Vara da Fazenda de Rio Preto. Em parecer emitido nesta quarta (8), o promotor Sérgio Clementino pediu que o recurso não seja aceito. Isso porque, de acordo com o promotor, o imóvel em questão não é utilizado pelo ex-vereador Jorge Abdanur como moradia permanente, mas para uso de seu filho. 

Penhora 3
Clementino cita no parecer: "Com efeito, o simples fato de residir no imóvel do comodante (Jorge Abdanur), que foi penhorado por obrigações deste, não confere ao comodatário (filho) direito ao levantamento da constrição, uma vez que o empréstimo do bem não tem o condão de torná-lo impenhorável”, citou. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!