Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Homem ajoelha durante manifestação na Alberto Andaló
Foto por: Arquivo/ DLNews
Homem ajoelha durante manifestação na Alberto Andaló

Sem autorização da PM, buzinaço vai ser investigado por quebra da ordem pública

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto, Lucas Israel e Karol Granchi
27/03/2020 às 20:31
Bastidores

Manifestação que pediu fim da quarentena ocorreu na manhã desta sexta-feira (27) e Polícia Militar registrou boletim de ocorrência


Deu BO 1

A Polícia Civil de Rio Preto vai investigar se houve quebra da ordem pública na carreata, com buzinaço, ocorrida na manhã desta sexta-feira (27) em Rio Preto. A manifestação, convocada por empresários e movimentos bolsonaristas, agitou a avenida Alberto Andaló, em frente à Prefeitura, após percorrer algumas ruas da cidade pedindo o fim de medidas adotadas para conter o avanço do coronavírus, como a reabertura do comércio e de serviços não essenciais.

Deu BO 2

O caso chegou à Polícia Judiciária por meio da Polícia Militar, que registrou um boletim de ocorrência. De acordo com a PM, os atos estão em desacordo com o decreto estadual número 64.862 de 13 de março de 2020, e quebram a determinação do governador João Doria (PSDB), que proíbe a abertura de estabelecimentos diante da pandemia de coronavírus.

Orientou

Ao DLNews, a Polícia Militar de Rio Preto ressaltou a recomendação do Estado e disse, por meio de nota, que "recomenda e orienta que não se façam carreatas, manifestações ou qualquer tipo de aglomeração de pessoas”. Segundo a PM, 100 pessoas participaram do protesto.

Convocação

Ao contrário do que os manifestantes pensaram, a PM diz que não esteve no local para dar apoio à carreata (como sempre faz nas manifestações livres na cidade, garantindo a segurança da área). Mas, sim, para notificar a possibilidade de quebra de ordem. No final do expediente da quinta-feira (26), os policiais militares ficaram cientes do ato por meio de um ofício, informando sobre a realização de uma carreata "contra o fechamento do comércio”.

Movimento Bolsonaro

O ofício de comunicado à PM foi assinado por Ariane Prado, em nome do até agora desconhecido "Movimento Bolsonaro Rio Preto”, que segundo o documento, trata-se de uma associação que ainda não tem personalidade jurídica formal.

Com o prefeito

Após o término da ação, os manifestantes retornaram para a frente da Prefeitura e ameaçaram invadir o prédio, até que foi negociada a entrada de uma comissão para falar com o prefeito Edinho Araújo (MDB).

Fogo amigo 1

O empresário Denilson Marzocchi, um dos organizadores do buzinaço que pediu o fim da quarentena em Rio Preto na manhã desta sexta-feira (27), mirou os próprios aliados partidários ao encampar a ação estimulada por movimentos bolsonaristas em todos o País. Segue o fio...

Fogo amigo 2

A ação que brotou nos grupos de Whatsapp tem por objetivo fazer um contraponto ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), autor de medidas restritivas em todo o Estado de São Paulo, na mesma linha das adotadas por Edinho em Rio Preto. Marzocchi, até o dia 26 de fevereiro, estava no PSD de Eleuses Paiva, o vice de Edinho. Agora, se acomodou no ninho tucano, levado por Renato Pupo, pré-candidato a prefeito pelo partido.

Fogo amigo 3

Outro que aterrissou com pompa e circunstância no tucanato local, também pelas mãos de Pupo, e tem feito campanha sistemática contra a quarentena de Doria nas redes sociais é o ex-secretário de Trânsito de Rio Preto Marcos Apóstolo. Ele virou um ativista aguerrido em tempo integral nos grupos de Whatsapp. 

Chancela

Detalhe: as fichas de filiação de Marzocchi e Apóstolo foram assinadas por ninguém menos que o secretário de Desenvolvimento Regional de Doria, e presidente do PSDB no Estado, Marco Vinholi, durante oba-oba político no dia 26 de fevereiro.

Surfando a onda 1

Ainda no tema fogo amigo, três vereadores da base do prefeito Edinho Araújo na Câmara surfaram no buzinaço desta sexta-feira (27) e na mobilização pelo fim da quarentena em Rio Preto.

Surfando a onda 2

A TV Câmara, por exemplo, que não põe nenhum assunto desconfortável na pauta sem conhecimento do presidente de plantão do Legislativo, no caso Paulo Pauléra (PP), levou ao ar ampla cobertura da carreata com falas polêmicas e muitas críticas às medidas restritivas adotadas pelo Executivo.

Surfando a onda 3

Jorge Menezes, que acaba de fincar os pés no PSD do vice Eleuses, deu entrevista com o barulhento buzinaço ao fundo. "Eu tenho loja, pago R$ 7 mil de aluguel e não vou ter dinheiro para o salário dos funcionários. Isso vai acontecer com todos. O prefeito precisa se sensibilizar e olhar para o comércio também. Tem problema de saúde, então vamos resolver. Vamos deixar os velhinhos em casa, mas vamos trabalhar”, disse ele, em desacordo com tudo que a Secretaria da Saúde do município tem feito. 

Surfando a onda 4

Anderson Branco (PR) fez ofício no melhor estilo vereador da oposição, solicitando abertura do comércio, prorrogação do prazo do IPTU e reabertura, ainda que com restrições, dos templos religiosos.

Ação e reação

A reação ao buzinaço conseguiu o que parecia impossível: fazer convergir na discordância à atividade duas pontas da régua ideológica.

Oportunistas

Lideranças locais do Movimento Ordem e Progresso (MOP), formado majoritariamente no Brasil por militares, classificou o buzinaço, na forma como foi feito, como oportunista, dizendo que o momento atual exige "equilíbrio e pacificidade”. O grupo ainda afirma que cada empresa deve fazer a sua parte. "Seremos sensatos e vamos esperar orientações oficiais do ministro da Saúde, que é a autoridade maior nestes casos de pandemia”, diz trecho de nota emitida pelo grupo.

Rebeldia

Já o MCB (Movimento Cidadania Brasil), ligado ao empresário Olavo Tarraf, disse que não orientou seus integrantes a engrossar o buzinaço. Disse ainda não apoiar o "confinamento irrestrito” e nem a "rebeldia precipitada”. O grupo "vai aguardar até segunda-feira (30) as orientações legais e oficiais”, mas reforçou apoio ao isolamento vertical da população classificada de risco. "Assim, defendemos responsavelmente a ordem e os cuidados da Saúde sem o desproporcional engessamento da economia.”

’Insanidade’

Com justificativas e motivações bem diferentes, claro, o Psol também veio a público se posicionar contra o buzinaço. Em nota assinada pela presidente do diretório municipal, Luciana Fontes, o partido classificou a carreata como "insana". E que os manifestantes colocaram em risco a saúde pública em nome do retorno das atividades econômicas. "Exatamente a mesma tese defendida por um irresponsável e desumano, rechaçado no mundo inteiro, chamado Jair Bolsonaro”. O partido, contudo, foi o único das três manifestações a sustentar que as medidas de restrição social devem ser mantidas.

Abaixo-assinado

Um abaixo-assinado pedindo para que o governo municipal mantenha as regras de restrição corre na internet. Até o início da noite desta sexta-feira (27), foram colhidas 2,5 mil assinaturas.

Dia 4...

Quem ainda tinha esperança de que o prazo-limite para filiação partidária de candidatos que vão disputar as eleições deste ano -  dia 4 de abril - seria prorrogado pode esquecer. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) emitiu comunicado nesta quinta-feira, dia 26, em que reafirma a data prevista no calendário eleitoral de 2020.

… e ponto final

"Em conformidade com o cronograma estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos políticos têm prazo até o dia 15 de abril de 2020 para encaminhar à Justiça Eleitoral as respectivas listas de filiados. Destaca-se que este prazo não deve ser confundido com o prazo limite para filiação partidária, que tem data final em 04 de abril de 2020”, diz o TRE.

Segredo 1

O corre-corre atrás de candidatos para montar chapa de vereadores e as expectativas de reviravoltas surpreendentes no apagar das luzes do prazo-limite de filiações estão levando as lideranças partidárias a medidas extremas, como manter em sigilo absoluto seus nomes até entre os próprios filiados.

Segredo 2

Carlos de Arnaldo, presidente do PDT e pré-candidato a prefeito, por exemplo, diz que tem chapa fechada para a disputa proporcional, com 18 homens e 8 mulheres, mas só divulga depois do dia 4, "para evitar tentativas de aliciamento”. Ainda não se recuperou da investida do arqui-inimigo Fábio Marcondes, que tirou o folclórico e popular Faíska das fileiras pedetistas e o levou para o DEM.

À espera de Bolçone

A expectativa é imensa também em relação ao ex-deputado Orlando Bolçone (PSB), que recebeu convites concretos de ao menos quatro legendas, mas deu um passo à frente com o DEM de Rodrigo Garcia. Isso porque a ida dele poderia representar a construção de um novo palanque para a Prefeitura nas eleições deste ano.

Sapiens

Diego Polachini, presidente do Republicanos em Rio Preto, vem se ocupando nestes tempos de isolamento social ao livro "Sapiens – Uma breve história da humanidade”, do historiador israelense Yuval Harari. "É um verdadeiro tratado sobre a existência humana. O livro antecede outra obra do mesmo autor,  "Homo Deus”, que escreveu ainda "21 Lições para o Século 21”. São obras profundas que atingem o âmago da evolução da vida na terra”, afirma. #ficaadica

Diego Polachini, presidente do Republicanos
Foto por: Arquivo Pessoal/ Diego Polachini
Diego Polachini, presidente do Republicanos






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!