Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Catedral Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida do Norte
Foto por: Rovena Rosa/ Agência Brasil
Catedral Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida do Norte

Diante da resistência de igrejas, Justiça manda suspender missas, cultos e qualquer atividade do gênero

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Lucas Israel
20/03/2020 às 21:28
Bastidores

Bispado de Rio Preto emitiu suspensão das atividades nos templos católicos na manhã desta sexta-feira (20), mas algumas denominações evangélicas ainda insistiram nos encontros


Com Deus, mas em casa 1
A Justiça de São Paulo concedeu liminar a ação civil do Ministério Público para que prefeituras de todo o Estado tomem "medidas em âmbitos administrativo e sanitário” determinando a suspensão e proibição de missas, cultos ou qualquer outro ato religioso que impliquem reunião de fiéis e seguidores independentemente do número de pessoas. A decisão vale para igrejas, templos e casas religiosas de todos os credos.  O pedido foi feito pelo Ministério Público. A liminar foi assinada pelo juiz da 14ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, Randolfo Ferraz de Campos.

Com Deus, mas em casa 2
Segundo a decisão do magistrado, a rapidez na disseminação do Covid-19 e o risco iminente do colapso dos sistemas de saúde justificam o pedido de liminar. "Sob este contexto, configurada está a probabilidade do direito alegado quanto à premente necessidade de medidas contundentes para dar-se efetividade àquela medida de isolamento social.”

Com Deus, mas em casa 3
Em Rio Preto, o bispo dom Tomé Ferreira da Silva emitiu nesta sexta-feira (20) ordem para suspensão das missas nas paróquias pertencentes ao bispado que comanda. Mas, até agora, a iniciativa era facultativa a cada líder religioso. 

Com Deus, mas em casa 4
O mesmo vinha ocorrendo com os cultos evangélicos. Por falta de uma liderança única entre todas as denominações, havia diferença de posições. A Assembleia de Deus, por exemplo, que tem entre seus líderes principais Silas Malafaia, era uma das mais resistentes a cancelar as celebrações. E trata-se de uma das maiores denominações evangélicas da cidade. 

Fiscalização
Cabe ao município, segundo a decisão da Justiça, fiscalizar a atividade nos templos religiosos da cidade, com poder de fazer valer a decisão judicial. O promotor Sérgio Clementino, que vinha tratando do assunto com a Prefeitura de Rio Preto, diz que a questão, agora, está contemplada sob o ponto de vista da legalidade.

Deu a senha
As presenças do prefeito Edinho Araújo (MDB) e do vice-prefeito Eleuses Paiva (PSD) nesta-sexta (20) na coletiva de imprensa que vem sendo realizada diariamente pelo Comitê de Combate ao Coronavírus, com medidas mais duras para evitar a circulação de pessoas em Rio Preto, deu a senha de que a situação havia se agravado na cidade. E se agravou muito, com o terceiro caso positivo confirmado.

Oficial
Menos de uma hora depois de encerrado o anúncio de um decreto de estado de emergência na saúde e fechamento compulsório do comércio de rua e dos shoppings, o DLNews revelou em primeira mão que exames realizados pelo Hospital de Base atestaram mais uma vítima. A confirmação oficial veio logo em seguida por meio de nota da assessoria de comunicação da Prefeitura.

Grave
A terceira vítima de Rio Preto é um homem de 60 anos de idade que está internado na UTI do Hospital Austa. Ele tem histórico de viagem para a cidade de São Paulo. O fato de estar na UTI é demonstrativo de outro agravante. Nos dois registros anteriores, as vítimas estão sendo tratadas e de quarentena fora de hospitais. 

Austero
Além do secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, que sempre conduz as coletivas do Comitê, desta vez Edinho levou para a bancada os secretários Luís Roberto Thiesi (Administração) e Adilson Vedroni (procurador-geral). O formato mais austero ao anunciar as novas medidas reproduziu o que se viu em esfera estadual com o governador João Doria (PSDB) e na nova coletiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com vários de seus ministros.

Geral
Todos os quadros técnicos, em todas as instâncias, apontaram o agravamento da situação no País, onde o total de casos aumentou 45%, chegando a 904 doentes confirmados no Brasil e 11 mortes, sendo nove em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. E mais de 11 mil em investigação. Em Rio Preto, são três casos positivos e 60 suspeitos.

Exclusivas para gripe
Outra medida importante tomada em Rio Preto e anunciada pelo secretário da Saúde, Aldenis Borim, é a reestruturação temporária das unidades de saúde. A partir de segunda-feira, dez UBSs vão atender exclusivamente pacientes com estado gripal. A fala de Borim também é mais incisiva sobre a necessidade de se buscar atendimento nos primeiros sintomas da doença, como febre e dificuldades para respirar.

Colapso
Uma das notícias mais preocupantes do dia foi a fala do ministro da Saúde, Luís Henrique Mandetta, de que no final de abril o sistema de saúde do País deverá entrar em colapso se o avanço do coronavírus não foi contido.

Tem estrutura
Questionado pelo DLNews, o secretário da Saúde de Rio Preto diz que o município tem estrutura de saúde diferenciada. "Não podemos saber o tamanho que será esta epidemia. Temos uma estrutura, que se pensar, está preparada, mas não sabemos exatamente até onde vai a epidemia. Será um diferencial tudo o que foi feito na saúde privada e públicas nestes anos todos em Rio Preto”, afirmou.

Cobrança pública 1
Secretário de Saúde de Rio Preto entre 2001 e 2005 e doutor em saúde coletiva, o médico sanitarista Cacau Lopes voltou a polemizar nas redes sociais. Ele cobrou do prefeito Edinho Araújo (MDB)  um plano para expandir o número de leitos na cidade com o objetivo de atender pacientes de coronavírus. 

Cobrança pública 2
Cacau, que já tinha sugerido ocupar o Hospital Nossa Senhora da Paz, citou que Rio Preto tem três prédios na área da saúde parados. Além do Hospital Nossa Senhora da Paz, que está penhorado pela Justiça, ele elenca ainda o antigo Hospital Ielar, que está alugado à Assosim e também o antigo Pronto Socorro Central, na Ercília. 

De olho lá fora
"As experiências internacionais demonstram que o aumento da mortalidade nas populações mais vulneráveis é devido à falta de leitos. Não só para tratar os casos complicados de coronavírus, mas as outras doenças que necessitam de internação de urgência”, afirma Cacau.

Endosso
O discurso do ex-secretário é bem visto pelo defensor público Júlio Tanone. Para ele, há mecanismos legais disponíveis para que a prefeitura possa encampar o Hospital Nossa Senhora da Paz. "O direito confere ferramentas importantes para os momentos de crise como o atual, entre às quais o poder de requisitar bens no caso de iminente perigo público, permitindo ao poder público utilizar bens móveis, imóveis ou serviços particulares, com indenização ulterior (posterior), se houver dano”, diz.

Região 
O maior problema, para Tanone é que houve queda no número de leitos disponíveis na região devido ao fechamento de hospitais. Por consequência, os casos mais graves serão encaminhados para Rio Preto, que acabaria sendo o local mais adequado para este tipo de caso.

Discorda 
A ideia, no entanto, é questionada frontalmente pelo médico Miguel Zerati Filho, que já dirigiu a Unimed de Rio Preto. "Infelizmente toda estrutura interna do Hospital Nossa Senhora da Paz está deteriorada. Nada se aproveita. Pisos, louças, metais, elevadores, salas de cirurgias e UTIs”, disse. Segundo ele, tudo estaria fora das exigências Vigilância Sanitária. 

Hospitais de Campanha
Para Zerati, o adequado, caso o número de casos do Covid-19 saia do controle, é a utilização de hospitais de campanha. Por definição, hospitais de campanha são unidades médicas que cuida temporariamente de vítimas antes que elas sejam levadas para um local com uma estrutura mais adequada " Espero que não precisemos nada disso”, conclui Zerati.

Estádio do América
O presidente do América, Luiz Donizete Prietto, entrou em contato com a Prefeitura de Rio Preto e disponibilizou a estrutura do Estádio Benedito Teixeira caso seja necessário ampliar o número de leitos aos infectados pelo coronavírus. "Temos nove quartos de 64 metros quadrados cada um, com camas e ainda outras salas, mais vestiários que poderão ser usados”.

Utilização
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, inclusive, informou nesta sexta-feira (20) que irá instalar hospitais de campanha no Estádio do Pacaembu e no Sambódromo do Anhembi para conseguir atender ao contingente de pessoas infectadas na capital paulista.

Solidariedade
A escassez do álcool gel fez com que se formasse uma fila de ao menos um quarteirão na tarde desta sexta-feira (20), em Rio Preto. Um grupo de empresários de Rio Preto e região está se mobilizando para facilitar o acesso da população ao produto, que virou item de primeira necessidade com o avanço do coronavírus.

No mesmo barco 1
Ao comentar a questão do fechamento do comércio, o presidente da Acirp de Rio Preto, reforçou que, salvo exceções, o empresariado como um todo vem tomando medidas e iniciativas no sentido de colaborar com o momento crítico. "O momento é crítico e exige coragem dos governantes e das autoridades”, afirmou ao comentar a medida do prefeito Edinho Araújo (MDB).

No mesmo barco 2
Ainda segundo Sader, o papel da entidade, agora, é buscar medida de ajuda para os comerciantes menos estruturados. "Estamos fazendo isso, buscando caminhos neste sentido”, disse ele. O fato, segundo ele, é que a epidemia afeta a todos. "Se a gente, empresariado, não colaborar também, vai ser ruim para todos”, completou.

Aloysio afiado
Em um cargo na Prefeitura de São Paulo, o ex-senador e ex-ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes (PSDB), um dos políticos mais bem-sucedidos e intelectualizado de Rio Preto, mostra que segue em forma na crítica política. O alvo, a partir de "singelas” indicações de livros nestes tempos de isolamentos social, é o clã Bolsonaro.

Ilusão dos liberais
"O Vaz de Lima está lendo um belo livro: "M, o filho do século", texto de grande atualidade no Brasil. É sobre Mussolini, relata a ilusão dos liberais que o apoiaram achando que poderiam domesticá-lo e, quando acordaram, era tarde demais. De quebra nos dá uma boa ideia da diferença entre um fascista culto e um fascistóide bronco”, diz ele.

Duas sugestões
Aloysio faz questão também de deixar sua contribuição com duas indicações. Uma das obras é "A Peste”, de Albert Camus. A outra é "Sobre a China”, de Henry Kissinger. "Este particularmente recomendável para o Eduardo Bolsonaro saber com quem está se metendo”, completa o tucano. #ficaadica

Aloysio Nunes hoje ocupa carno na SP Negócios
Foto por: Moreira Mariz/ Agência Senado
Aloysio Nunes hoje ocupa carno na SP Negócios






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!