Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Major Olímpio voltou a criticar atitudes do governo Doria
Foto por: Agência Brasil
Major Olímpio voltou a criticar atitudes do governo Doria

Contra Doria, major Olímpio diz que Baep e Deic são ’uma farsa’

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Lucas Israel
28/02/2020 às 20:29
Bastidores

Senador esteve em Rio Preto para a troca do comando do CPI-5


Tiro
O senador Major Olímpio (PSL) não poupou munição de grosso calibre contra as políticas de segurança pública do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a quem chamou de "marqueteiro”, em sua passagem por Rio Preto na manhã desta sexta-feira (28). Ele esteve na cidade para prestigiar a posse do novo comandante do CPI-5, coronel Fábio Rogério Cândido. 

É só canetada
A criação de nove unidades do Deic (Departamento Especial de Investigação Criminal) no interior, incluindo Rio Preto, foi o primeiro alvo do senador do PSL em entrevista ao DLNews. "É só uma canetada. Não tem incremento nenhum. Na verdade, o governador Doria, que é um marqueteiro, prometeu a criação de Deics pelo interior, mas não houve nada disso. Só transformou DIG e Dise em publicações, mas a estrutura continua horrível”, disparou.

’Baep é farsa’
A estrutura do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), instalado em Rio Preto em fevereiro de 2019 e tratado "polícia de elite” pelo governo estadual, também entrou na mira do senador. "Na Polícia Militar, criou-se os Baeps, que são outra farsa. Pegou o efetivo que era das companhias táticas e um pouco mais de outros programas de policiamento, juntou tudo e diz que criou um batalhão, mas que não tem nem mesmo a estrutura de uma companhia. É mais marketing do que realidade”, afirmou o político, que atuou na PM por 29 anos.

Generoso 1
Major Olímpio foi mais "generoso”, no entanto, com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ex-aliado e ex-companheiro de legenda, ao falar a respeito do vídeo compartilhado pelo mandatário máximo da República convocando apoiadores para protesto contra o Congresso e o STF. 

Generoso 2
O senador isenta o presidente de culpa por esta e outras atitudes polêmicas. E responsabiliza gente próxima a Bolsonaro, mais precisamente os filhos Flávio (senador) e Carlos (vereador no Rio de Janeiro). Ambos são desafetos declarados de Olímpio. 

Culpa dos babacas
"O Bolsonaro foi parlamentar durante 28 anos. Se tem alguém que sabe que não se faz nada sem o Congresso é ele. Bolsonaro não é bobo. Agora, tem uns babacas ligados a ele, alguns até familiares, que só atrapalham”, afirmou.

Desfalcado
Os atos chamados em todo o Brasil por bolsonaristas mais radicais e movimentos de extrema direita contra o Congresso Nacional e o STF deverão sofrer desfalque significativo em Rio Preto  de boa parte dos grupos que ajudaram a encher as ruas nos protestos que levaram ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) em 2015 e 2016. 

"Ditadura, não”
Os grupos ligados ao PSL, por exemplo, receberam orientações expressas do andar de cima da legenda de que "agenda a favor da ditadura não existe”. Existe agenda em favor da segunda instância, contra o juiz de garantias, a favor do Coaf com o Moro. Isso o governo não convoca porque não atende ao Flávio Bolsonaro”, diz o deputado federal Júnior Bozzella, presidente estadual do partido, que partiu para o divórcio litigioso com o clã após a guerra entre bivaristas e bolsonaristas. 

Descartou
Outro movimento de peso nos protestos contra Dilma, o MBL, coordenado em Rio Preto por Warlen Miller, diz ignorar, inclusive, qualquer mobilização forte neste sentido na cidade. E descarta participação nesta agenda específica.

Pensando
Ligado aos militares, o MOP (Movimento Ordem e Progresso), recém-criado na cidade, ainda não decidiu se vai para as ruas. "Vamos participar de tudo que for bom para o País, mas ainda estamos acompanhando de longe. Tuca Vetorasso, líder do MCB, foi contatada pela coluna, mas disse que não podia falar porque estava fazendo as unhas. 

Pelo Whats
Por enquanto, a convocação em Rio Preto está ocorrendo entre os grupos de Whatsapp que congregam apoiadores do governo federal por meio de compartilhamento de vídeos. Um deles, com empresários, é dos mais movimentados com este tipo de material. 

Novo conselho 
A Unimed de Rio Preto decidiu criar em sua estrutura de gestão um Conselho Societário, que terá em sua primeira composição integrantes dos atuais conselhos constituídos (Administração, Técnico e Fiscal), os cinco últimos presidentes e 30 cooperados eleitos individualmente na Assembleia Geral Ordinária do grupo.

Missão
De acordo com o presidente da Unimed, Helencar Ignácio, em carta-comunicado aos cooperados, o objetivo deste novo conselho é "garantir transparência, longevidade e sustentabilidade” à empresa.

Consultivo
O órgão, segundo ele, vai discutir a macropolítica da empresa e formalizar propostas de orientação para o Conselho de Administração. No entanto, terá apenas papel consultivo. Ou seja, não terá poder de deliberar decisões.

Críticos
Críticos da atual gestão da Unimed, que inclusive já se arvoram contra mudanças no estatuto com suposto objetivo de agilizar decisões sem passar por assembleias gerais, avaliam o novo conselho como forma de "neutralizar gente nova que deseja participar” com uma "falsa sensação de participação”. 

Sanessol 1
A Justiça concedeu liminar à Sanessol suspendendo a validade do decreto legislativo que dá prazo de 90 dias a Prefeitura de Mirassol para romper o contrato de concessão do serviço de água e esgoto na cidade. A decisão é do juiz Marcos Takaoka, da 3ª Vara Cível. 

Sanessol 2
O rompimento havia sido determinado em dezembro do ano passado por unanimidade pelos vereadores, que alegaram valores altos demais no preço do serviço pago pela população. O prazo para que o contrato fosse rompido seria encerrado em março.

Argumento vazio
O presidente da Câmara de Mirassol, Marco Antônio Alves (PHS), se escorou em apontamentos do TCE (Tribunal de Contas do Estado) para propor o decreto. O detalhe é que, segundo a assessoria jurídica da Sanessol, todos os apontamentos que ensejaram ações no TCE e na Justiça foram julgados improcedentes em primeira e segunda instâncias.

Indevido
"O referido acórdão do TCE não poderia servir de motivação para a sustação do contrato de concessão de água e esgoto, vigente, como já dito, há quase treze anos”, afirmou Takaoka em trecho da decisão.

Protesto
A Atem (Associação dos Trabalhadores na Educação Municipal) convoca para a próxima terça-feira (3) um protesto em frente à Câmara Municipal, às 18h, contra o reajuste na contribuição dos servidores públicos na previdência municipal. O grupo classifica como "confisco" os 14% de contribuição pedidos pelo prefeito Edinho Araújo (MDB) no projeto de lei encaminhado à Câmara. Hoje, a contribuição é de 11%







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!