Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Automóvel Clube: inadimplente com o Ecad
Foto por: Divulgação
Automóvel Clube: inadimplente com o Ecad

Ecad cobra na Justiça quase meio milhão de reais do Automóvel Clube

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Lucas Israel
26/02/2020 às 19:18
Bastidores

Valor é referente a direitos autorais em sete eventos realizados entre 2017 e 2018


Não pagou 1
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), responsável por arrecadar os direitos autorais de músicas tocadas em atividade pública, entrou com uma ação exigindo a bagatela de R$ 407 mil do Rio Preto Automóvel Clube. De acordo com o Ecad, o clube não recolheu taxas relativas a sete eventos realizados entre 2017 e 2018, além de deixar de pagar mensalidade ao órgão desde 2017. 

Não pagou 2
A ação, protocolada em 20 de fevereiro, solicitou uma liminar para evitar a realização do Carna Centenário entre os dias 21 e 24 de fevereiro. O juiz da 3ª Vara Cível, Antonio Roberto Andolfatto de Souza, não atendeu ao pedido do Ecad, alegando que "os valores podem ser perfeitamente recuperados ao final da lide”. O pedido dos R$ 407 mil segue sob avaliação da Justiça.

Climão 1
A passagem pelo Hospital de Base de paciente vindo da Itália com sintomas de gripe provocou um climão daqueles entre o HB e a Secretaria Municipal de Saúde. Isso porque o hospital informou imediatamente a Secretaria de Saúde do Estado sobre o caso, que poderia evoluir para uma suspeita de coronavírus. Mas o município não foi avisado e ficou vendido na história.

Climão 2
A coluna apurou que o secretário de Saúde, Aldenis Borim, foi informado sobre o paciente apenas nesta quarta-feira (26) de manhã. E pior: pela imprensa. O ruído de comunicação deixou muita gente dentro da secretaria de Saúde com a pulga atrás da orelha. E olha que a Saúde de Rio Preto é quase toda comandada por famerpianos históricos. 

Largada 1
O PSDB de Rio Preto demonstra pressa. Os simples mortais ainda tentavam voltar à vida real pós-folia nesta quarta-feira (26) quando tucanos de alto escalão se reuniram na cidade para, de forma simbólica, dar a largada à candidatura a prefeito do delegado e vereador Renato Pupo (ainda no PSD). 

Largada 2
Pupo já deixou sua ficha de adesão ao tucanato assinada e abonada por Marco Vinholi, cacique estadual do PSDB e secretário de Desenvolvimento Regional da gestão João Doria. A filiação será lançada no sistema do TSE assim que abrir a janela partidária. 

Emblemáticos 
Vinholi avalizou ainda outras filiações emblemáticas, como a de Denilson Marzocchi (ex-presidente do PSD) e Marcos Apóstolo (ex-secretário de Trânsito do governo Edinho Araújo). O desembarque de ambos é significativo porque aponta esvaziamento do partido do vice-prefeito Eleuses Paiva. 

Canto da sereia  
Curiosa também a visita que Marco Vinholi fez ao gabinete do vereador Jorge Menezes (PTB) nesta manhã, que já anunciou estar de malas prontas justamente para o PSD. Oficialmente, o motivo seria agradecer homenagem que o vereador está fazendo ao tucano. Como até abril ninguém é de ninguém, segue o canto da sereia...

Albergue 
O Podemos de Kawel Lotti desponta, em Rio Preto, como destino de parte dos bolsonaristas dispostos a ir para as urnas em outubro, diante da possibilidade cada vez mais remota de o Aliança Para o Brasil, partido do presidente Jair Bolsonaro, ficar pronto a tempo de disputas as eleições deste ano. A outra legenda onde parte dos bolsonaristas que deixaram o PSL deve se acomodar é o PP do vereador Paulo Pauléra e do deputado federal Fausto Pinato. 

Reforço 
Kawel Lotti, pré-candidato do Podemos à Prefeitura de Rio Preto, vem conversando há algum tempo com o médico Paulo Bassan, um dos nomes da linha de frente do Aliança em Rio Preto. Além do próprio Bassan, outras dez lideranças bolsonaristas são esperadas pela sigla para turbinar a chapa para a Câmara de Vereadores. 

MBL também 
O Podemos também anda em negociações avançadas com lideranças do MBL em Rio Preto. Warlen Miiller, coordenador do movimento na cidade e assessor do deputado federal Kim Kataguiri, é tido como nome certo na legenda, que prepara atividade de filiações com nomes ilustres no dia 14 de março. Mário Covas Neto já confirmou presença e Álvaro Dias também é esperado.   

’Terceira via’
Em conversa com a coluna, Miiller diz que a decisão dele ainda não é 100% fechada. "Vou definir o partido até o final da próxima semana. O Podemos é uma legenda que me agrada. Tenho muita afinidade com o partido. Atuo com senadores do Podemos todos os dias no Congresso e vejo como um sinal de mudança para a cidade. Entre Edinho e Rillo, todos procurarão uma terceira via. E dos outros nomes que estão sendo ventilados no atual cenário, o do Kawel me agrada bastante”, afirmou Warlen. 

Reajuste 1
Ao mesmo tempo que anunciou reajuste salarial de 4,31% ao funcionalismo municipal, o prefeito Edinho Araújo (MDB) também decidiu elevar a contribuição previdenciária do servidor de 11% para 14%. Os dois índices desagradaram entidades sindicais que representam a categoria. 

Reajuste 2
O anúncio do reajuste salarial e da contribuição à Previdência foi feito na tarde desta quarta-feira (26) pelo prefeito de Rio Preto. O primeiro teve como referência a inflação registrada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A correção será aplicada sobre os vencimentos a partir de 1º de março, condicionada à aprovação de projeto de lei que está sendo encaminhado à Câmara Municipal. 

Reajuste 3
O mesmo projeto de lei também prevê alteração da contribuição dos servidores para a RioPretoPrev de 11% para 14%. E da contribuição patronal de 22% para 25%. As mudanças são imposição da Reforma da Previdência, mas a contribuição "patronal” no caso poderia chegar a 28%, o que reduziria a carga dos servidores na mesma proporção. 

Reclamou 
"O servidor vai ter perda no salário. Ao repor apenas a inflação, sem adicionar o aumento da contribuição previdenciária, o servidor terá um impacto negativo imediato de 3% e um efeito cascata na remuneração total que pode chegar a 10% dependendo do tempo de serviço público. A contribuição patronal de 25% é uma irresponsabilidade que não vai ajudar a zerar o rombo. É obrigação dar 28%, pois o rombo é culpa da negligência dos sucessivos prefeitos, incluso o senhor Edinho Araújo”, afirma Carlos Henrique de Oliveira, conselheiro da Riopretoprev e ex-presidente do Sindicato dos Servidores. 

Pressão 1
A criação do Deic em Rio Preto, e em outras oito cidades do Estado de São Paulo, é comemorada por lideranças da Polícia Civil, mas, no geral, não reduz a pressão da categoria por promessas eleitorais feitas pelo governador João Doria (PSDB). 

Pressão 2
Um ponto que ainda não saiu do papel é o aumento salarial. Durante a campanha, Doria afirmou que a Polícia Civil de São Paulo "seria a mais bem remunerada do Brasil, atrás apenas da Polícia Federal”. 

Pressão 3
A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, por exemplo, postou em seu site um relógio regressivo contando as horas para que os policiais civis passem a ser os mais bem pagos do país. A regressiva termina às 23h59 do dia 31 de dezembro de 2022. Outro ponto cobrado é a falta de profissionais nas delegacias. 

Absolveu 1
 A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo absolveu o ex-prefeito de Catanduva Geraldo Vinholi (PSDB) em ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público. O tucano foi acusado de dispensa indevida de licitação mediante fracionamento de compras de produtos carnavalescos.

Absolveu 2
A ação já havia sido julgada improcedente em primeira instância. O MP recorreu, mas o TJ-SP manteve a sentença por unanimidade. Segundo o relator, desembargador Djalma Lofrano Filho, não ficou comprovado que as mercadorias foram compradas por valores acima do mercado, a configurar superfaturamento, enriquecimento ilícito e dano ao erário.

Exclusividade
O secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, visita Rio Preto na próxima terça-feira, 3 de março, a convite do LIDE.  Uebel se reúne exclusivamente com os filiados para o jantar-debate "Prioridades do Ministério da Economia e seus impactos nos negócios”, que acontecerá no Espaço Montelena by Tarraf. 
 
Reivindicação 
A Acirp vai abrir seu salão nobre para o prefeito Edinho Araújo (MDB) assinar a ordem de serviço de início das obras de revitalização do Calçadão de Rio Preto. A solenidade será na sexta-feira, dia 28, às 14h30. A entidade diz que este é um capítulo histórico para uma de suas principais reivindicações. Todos os associados estão sendo convidados.  







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!