Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo
Foto por: Divulgação
Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo

Marco Vinholi faz arrastão de prefeitos no Estado, mas PSDB nega ’cooptação’

Por: Maria Elena Covre, Lucas Israel e Fabrício Carareto
11/02/2020 às 19:11
Bastidores

Executiva Estadual esconde informação sobre número exato, mas admite que legenda, que elegeu 168 prefeitos em 2016, já conta com "mais de 200"


Já passam de 200
O PSDB, que elegeu 168 prefeitos em 2016 no Estado de São Paulo, não revela o número exato de executivos municipais que contabiliza hoje. Questionada pela coluna, a assessoria de comunicação do diretório estadual da legenda se limita a dizer apenas que "já passam de 200”.

Cooptação

As duas centenas foram comemoradas em redes sociais em meados de 2019, provocando uma onda de críticas de outros partidos. Muitos, inclusive, aliados do governo João Doria, que acusam os tucanos de usar a máquina administrativa na "cooptação de prefeitos”, função que estaria sendo exercida por Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional e presidente estadual do PSDB. Desde então, ficou proibido informar o número real de novas "aquisições”.

Dois na região

Somente na região, dois prefeitos migraram para o PSDB depois da divulgação do "número mágico de 200”.  Luiz Tobardini, de Bady Bassitt, assinou ficha no finalzinho do ano passado. Cleusa Gui, de União Paulista, tucanou em janeiro.   

Trabalho estratégico
Por meio de nota, o PSDB de São Paulo afirmou  "que conta hoje com mais de 200 prefeitos em todo o Estado de São Paulo graças a um trabalho estratégico de mapeamento das cidades realizado pela Executiva Estadual, cujo objetivo é lançar o maior número de candidatos a prefeito possível em 2020, elegendo, pelo menos, 200 deles em outubro.”

"Maior força”

Ainda segundo o partido, não há trabalho de "cooptação, prática veementemente rechaçada”. "O PSDB é, em São Paulo, a maior força política não apenas por ter o maior número de prefeituras, mas também o maior número de vereadores, uma estrutura robusta e organizada responsável por eleger, por sete vezes consecutivas, o governador do Estado”, segue a nota.

Plano Pupo
Para cumprir a meta, o partido diz que é diretriz estadual lançar candidaturas próprias em todos os municípios do Estado, o que vai ocorrer em Rio Preto por meio do vereador Renato Pupo, prestes a deixar o PSD para migrar para o ninho tucano.

Em Catanduva
O partido confirma também candidatura própria em Catanduva, domicílio eleitoral de Marco Vinholi e do pai dele, Geraldo Vinholi, ex-prefeito da cidade. O nome, segundo a legenda, será anunciado em março.

Cutucada 1

Apadrinhado por Paulo Sader, o empresário Kelvin Kaiser, tudo indica, chegará como candidato único à presidência da Acirp na eleição do dia 27 de março. Mas o jovem está longe de ser unanimidade entre as cabeças que lideram grupos com espaços de poder bem demarcados dentro da entidade.

Cutucada 2
Como toda e qualquer eleição é profícua em expor telhados de vidro, alguns "desafetos” de Kelvin decidiram tirar do baú uma antiga historinha para mostrar que o rapaz tem lá seus pequenos pecados cometidos ao longo de sua ativa jornada dentro da associação.

Projeto pronto

Há alguns anos, Kelvin e o também empresário Márcio Sansão procuraram Paulo Pauléra na Câmara quando este exercia seu primeiro mandato como presidente (2013 e 2014) com um projeto de lei já pronto, que só precisava de um parlamentar que o adotasse. A medida, sobre regulamentação de ambulâncias, favorecia diretamente interesses do Grupo Cene, que pertence à família Kaiser.

Ficou o ranço

Até aí, o lobby era normal, se a então diretoria da Acirp não tivesse ficado furiosa ao descobrir que a dupla (Kelvin e Sansão) tinham usado o nome da entidade para "emplacar” o projeto. Teve lavagem de roupa suja, advertência e algumas antipatias ainda não superadas até hoje. Na época, os dois justificaram que, na falta de um cartão de visita pessoal, usaram um da entidade.

Perto do poder 1
O empresário Olavo Tarraf participou em Brasília nesta terça-feira (11) da posse de Rogério Marinho no Ministério do Desenvolvimento Regional. Não por acaso, o homem no governo federal que passará a responder por programas como o Minha Casa Minha Vida.

Perto do poder 2
O empresário rio-pretense integrou comitiva da Associação Brasileira de Incorporadoras (Abrainc) que, segundo ele, decidiu prestigiar também o lançamento do "primeiro plano de financiamento para habitação a juros pré-fixados da história”.
 
Parceria
Em Rio Preto, o empresário vem costurando parceria com o dono da rede de postos Monte Carlo, em torno de um projeto de moradia compacta. O prédio será levantado em área que fica atrás do posto Elefantinho, na marginal da Washington Luís. Um modelo moderninho, perto de "tudo” e que caiba em programas de financiamentos mais generosos.


PM na Assembleia
A deputada estadual Beth Sahão (PT), que preside a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo, protocolou requerimento "convidando” o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar de Rio Preto, Sérgio Martins, para falar na Casa.

PM na Assembleia
A petista quer "informações acerca dos procedimentos apuratórios e punitivos” em relação ao agente que abordou, de forma abusiva e truculenta, uma mulher grávida de 5 meses no bairro Santo Antônio, em Rio Preto.

De volta 1
O médico catanduvense Sinval Malheiros (Podemos) vai voltar à Câmara dos Deputados a partir do dia 1º de março. Ele irá assumir a cadeira da deputada Renata Abreu, do mesmo partido, que está grávida e vai pegar licença-maternidade.

De volta 2
Sinval é veterano em Brasília. Ele ocupou o cargo de deputado federal entre 2014 e 2018, quando foi eleito pelo PTC. Com o retorno do médico a Brasília, a região passa a contabilizar quatro deputados federais: Fausto Pinato (PP), Geninho Zuliani (DEM) e Luiz Carlos Motta (PR).

Suplente
Nas eleições de 2018, Sinval recebeu 39.124 votos e ficou com a 1ª suplência da coligação, cenário bem diferente de 2014, quando recebeu 59 mil votos e foi eleito diretamente.

Enchente
Sinval foi mais um dos políticos da região afetados pela onda Bolsonarista em 2018. Em 2014 o médico teve 28.096 votos em Catanduva, sua base eleitoral, enquanto em 2018 a votação caiu para menos da metade: 11.829 votos.

Internação compulsória
O Ministério Público ingressou com ação na Justiça para que uma mulher de 40 anos seja internada compulsoriamente pelo uso de crack, bebidas alcoólicas e cigarros. Segundo o processo, assinado pelo promotor Sérgio Clementino, a mulher se recusa a receber qualquer tipo de auxílio.

Tema polêmico
A internação compulsória é tema polêmico mesmo entre especialistas. Em maio de 2019, o governo federal sancionou lei que regulamenta a prática. E fixando em 90 dias o prazo máximo para a internação, que só pode ser realizada em hospitais ou unidades de saúde.

Chama o médico
De acordo com a ação, a mulher, residente no Jardim Paraíso, não tem parentes em Rio Preto. Os pais e o filho, de 20 anos, moram em Jaú. Ela também manifesta o desejo de não voltar para casa. A ação tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública, que negou a liminar para a internação imediata da paciente, mas determinou perícia médica.

Ajuda aí
A Prefeitura de Rio Preto abriu chamamento público, por meio da Secretaria de Cultura, para receber em doação refrigerante para a festa de aniversário da cidade, no dia 19 de março, às 16h, no teatro Nelson Castro.

Gelado
Ao todo, a prefeitura pede 80 fardos com seis garrafas de dois litros cada. E não basta, apenas, a doação. Os refrigerantes precisam estar gelados e os copos para a distribuição da bebida também estão inclusos no chamamento.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!