Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Haja santinhos: Rio Preto pode chegar a 624 candidatos a vereador
Foto por: Divulgação
Haja santinhos: Rio Preto pode chegar a 624 candidatos a vereador

Rio Preto pode chegar a 624 candidatos a vereador neste ano, o dobro de 2016

Por: Maria Elena Covre, Lucas Israel e Fabrício Carareto
03/02/2020 às 20:06
Bastidores

Com novas regras, partidos tentam chegar na disputa com chapa completa e caçam candidatos até nas redes sociais


Vale tudo 
Você já recebeu convite para ser candidato a vereador hoje? Se ninguém te procurou ainda, é bom rever sua popularidade por aí. Em Rio Preto, a caçada dos partidos por nomes que consigam amealhar alguns votos já envolve até pesquisa de curtidas em redes sociais. Isso porque, para sair com força total, as legendas, somadas, podem chegar a 624 aspirantes ao Legislativo, entre os quais 188 mulheres. 

Haja santinho 
Para se ter uma ideia, nas eleições de 2016 foram, no total, 293 candidatos a vereador, sendo 94 mulheres. Ou seja, vai ser santinho que não acaba mais tentando conquistar votos por aí.

A regra do jogo 
Sem poder coligar com outra legenda, cada partido tenta preencher as 26 vagas a que tem direito. Mas, para isso, precisa de ao menos 9 mulheres. Cada mulher a menos que a legenda colocar no jogo, são três vagas de homens retiradas também. 

Será?
Para o presidente do PP, Paulo Pauléra, os partidos que se adiantaram na busca por candidatos estão tranquilos, mas quem não fechou a cota ainda vai ter problema. "Seis partidos já fecharam chapa. Quem deixou para fechar depois vai ter que partir para o desespero”, afirmou. Os partidos que, segundo o pepista, já estariam com as vagas preenchidas seriam: MDB, Patriota, Democratas, PL, PP e PSD.

Ninguém é de ninguém
Entretanto, há aqueles que são mais comedidos na análise, como o presidente do MDB, Pedro Nimer. Para ele, ainda que os acordos aconteçam, enquanto tudo não estiver no papel, nada é oficial. "Não tem jeito, até abril, ninguém é de ninguém.”

O escolhido 1  
O empresário Kelvin Kaiser é o escolhido pela atual diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) para disputar a sucessão de Paulo Sader na presidência. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (3) após reunião do atual presidente com ex-dirigentes da entidade. O candidato a vice pela chapa de situação é o empresário Gilberto Mariano.

O escolhido 2 
Kaiser ocupa atualmente o posto de vice-presidente da entidade e comanda o Grupo Cene, especializado na venda de produtos de saúde e home care. Estiveram na reunião, entre outros, a presidente do Conselho Consultivo, Adriana Neves, e o presidente do Conselho Fiscal, Mauricio Bellodi. "Este é um movimento de união consensual, programática e cooperativa em benefício do associado", afirmou Sader, que costura candidatura única. 

Almoço com o presidente
A lista de convidados para o almoço com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta segunda-feira (3) na Fiesp era para "poucos e importantes”: 200 cadeiras nas mesas e nada a mais. Pois lá estavam três figuras conhecidas da região. Jacyr da Costa, o todo poderoso do Grupo Tereos (leia-se Açúcar Guarani), que integra a diretoria da Fiesp, Liszt Abdala, homem de confiança de Paulo Skaf, e Beto Perosa, que voltou a fixar residência em Rio Preto.


Do próprio veneno 1
Tudo indica que o prefeito de Catanduva, Afonso Macchione (PSB), experimentou do próprio vírus (ops, veneno). Fortes sintomas de dengue o impediram de participar de oba-oba político no sábado (1º) em Rio Preto, que reuniu políticos e autoridades em torno da inauguração dos estúdios da Band Paulista. Entre os convidados estava o governador João Doria (PSDB). 

Do próprio veneno 2 
A dor de cabeça provocada pela dengue no prefeito de Catanduva vai muito além da esfera pessoal. A doença virou um dos principais desafios da administração municipal, com cinco mortes suspeitas, 440 casos confirmados e outros 1.043 em investigação. 

Eu avisei 1
Em Rio Preto, o secretário de Saúde, Aldenis Borim, mostrou que "sabia do que estava falando” quando bateu na porta do prefeito Edinho Araújo (MDB) no começo deste mês para reclamar do orçamento para a sua pasta, que teria "subestimado” o Aedes aegypti.

Eu avisei 2 
A cidade fechou janeiro com 117 casos confirmados da doença, 571 em investigação e uma morte suspeita. Na Câmara, nesta segunda-feira (3), ele estimou que o município chegue a 7 mil doentes devido a um novo tipo de vírus em circulação no Estado. É bem menos que as 33 mil vítimas do ano passado, e 19 mortes, mas que demandam, sim, dinheiro para os planos de contingência. 

De volta
Carlos Henrique de Oliveira voltou a dar expediente na Prefeitura de Rio Preto. Após anos no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM), o engenheiro foi realocado na Secretaria de Habitação no último dia 27 de janeiro. No entanto, o local de origem dele era a Defesa Civil. A volta se deve a mudança na regra que permitia o afastamento de até cinco membro por entidade sindical. Agora, só o presidente tem essa prerrogativa. 

Absolveu 1
A Justiça de Olímpia absolveu o deputado federal Geninho Zuliani (DEM) e a coordenadora de Saúde da 15ª região, Sílvia Forti, em ação movida pelo Ministério Público, que sustentou a existência de dano ao erário público em convênio firmado entre a Prefeitura de Olímpia e o Instituto de Gestão de Projetos da Noroeste Paulista, de Araçatuba, o Gepron. A ação refere-se a período em que o parlamentar era prefeito da cidade. 

Absolvido 2
Segundo o juiz Lucas Figueiredo Alves da Silva "no caso concreto, não há qualquer prova do dano”. Ainda segundo o magistrado, o próprio Ministério Público não nega que os serviços foram prestados, valendo destacar que sequer se cogitou de, por exemplo, desvio de recurso, falta de cumprimento do horário, falsificação de documentos atestando a presença de médicos etc.

Livre, leve e solta
Foi assim (foto abaixo), com os cachos libertos, maquiagem colorindo o rosto e vestidinho leve que coronel Helena dos Santos Reis apareceu em seu perfil no Facebook comemorando aniversário e anunciando uma nova etapa em sua vida. E deixando claro que, daqui em diante, o céu é o limite. E isso vale para a política. "As possibilidades são infinitas. Chegar a este momento da vida sentindo-se saudável, jovem e bonita (sim, dando adeus à modéstia!) nos dá uma nova perspectiva”, escreveu ela.


Lulus empoderadas 
Por falar em mulheres poderosas e empoderadas, a executiva Nadir Moreno, uma das mais admiradas no País, desembarca em  Rio Preto na próxima quinta-feira (6) para o lançamento do LIDE Mulher Rio Preto. Nadir é presidente da UPS Brasil, multinacional americana líder em logística no mundo. O LIDE Mulher Rio Preto chega para fortalecer, destacar e ampliar o networking entre as mulheres em cargos gerenciais e de liderança da região Noroeste Paulista.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!