Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



É professora e vice-diretora da UNESP em São José do Rio Preto, membra do Coletivo Mulheres na Politica e Intelectuais Negras e Negros - CDINN. Mulheres na Política - Mulheres negras que nos inspiram.
Foto por: Divulgação
É professora e vice-diretora da UNESP em São José do Rio Preto, membra do Coletivo Mulheres na Politica e Intelectuais Negras e Negros - CDINN. Mulheres na Política - Mulheres negras que nos inspiram.

Mulheres negras que nos inspiram

Por: Monica Abrantes Galindo
01/11/2023 às 09:56
Artigos

Inspirar literalmente refere-se à respiração, que é o ato de inspirar e expirar. Inspirar é se encher de ar, introduzir ar nos pulmões. No sentido figurado, o dicionário diz que é estimular ou infundir pensamentos e sentimentos em outras pessoas


Habitualmente consideramos pessoas que nos inspiram aquelas que exercem em nós influências animadoras, mas podem ser também aquelas que de certa maneira nos colocam para dentro de si mesmas, como inspiram o ar, nos inspiram e o sentido literal passa a ser figurado, porque inspiradas por elas de alguma maneira, nos sentimos como se fizéssemos parte delas.  Pessoas que nos inspiram nos permitem pertencer a elas mesmas, a fazer parte de suas lutas, de seus amores, das experiências de seu corpo e de sua jornada. Sua inspiração nos une a outras pessoas que de diferentes formas as admiram ou se reconhecem nelas e  podem – como o ar – se misturar também. As fontes de inspiração nos colocam juntas e permitem um sentimento de pertencimento.

Quem já teve por perto alguma pessoa com problemas respiratórios sabe como é angustiante ter dificuldade para respirar e até mesmo ver alguém que esteja com essa dificuldade. De certa forma, assim como a comida, o ar é alimento básico. Respirar exige esforço, que quando tudo está bem não percebemos, só nos damos conta de sua importância quando os problemas surgem e percebemos o quanto são bons os atos simples de inspirar e expirar. Inspirar é bom. Ser inspirada por alguém também. Expirar também é bom. Expirar é soltar, deixar o ar ir, para que outros novos ares possam entrar.  Sem expirar é impossível inspirar. Só inspira quem expira.

Não vemos o ar que respiramos e às vezes a inspiração que nos anima também não é explícita. O exercício aqui, nos próximos dias, será o de mostrar mulheres negras que tem nos inspirado, mulheres que, sem saber, permitiram que façamos das suas histórias um pouquinho das nossas e nesse sentido nos sintamos como um grupo também. Mulheres negras são mulheres que, mais propositalmente do que acidentalmente, tiveram suas histórias apagadas.  Invisíveis, são como o ar, que não é porque não o vemos que ele não existe, não é porque não conhecemos sua estrutura que ele não nos alimenta. Nossa cultura e nossa história foram e têm sido alimentadas e constituídas de histórias e ações de mulheres negras e no mês que se inicia – novembro,  mês da consciência negra – nossa contribuição, nessa nova série de textos escritos por mulheres, é no sentido que possamos, em um movimento inverso ao apagamento, iluminar, colocar no centro as mulheres negras que já tem nos inspirado e podem nos inspirar ainda mais.

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!