Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Anta é um animal ameaçado de extinção
Foto por: Prefeitura de Rio Preto
Anta é um animal ameaçado de extinção

Nasce filhote de anta no Zoológico de Rio Preto

Por: Da Redação
13/01/2021 às 10:16
Cidades

O filhote está saudável e já pesa mais de 14 quilos


O Zoológico Municipal de Rio Preto registrou o nascimento de mais um filhote de anta (Tapirus terrestris). Este é o segundo filhote da espécie, gerado e nascido de forma natural, no local, em menos de dois anos.

O filhote macho nasceu no último dia 17, em dezembro, pesando 8,9 quilos e é filho de um casal de antas que vive no Zoológico. A gestação da espécie dura em média 13 meses. O animal está saudável, mama e já se alimenta de alguns itens, principalmente frutas mais moles. Na última avaliação, em 30 de dezembro, já estava pesando 14 quilos. 

Os pais são uma fêmea nascida no zoo em maio de 2012 e macho foi resgatado pela Polícia Ambiental em Irapuã/SP. Ele era criado por trabalhadores em uma fazenda de laranja da região e chegou no zoológico em janeiro de 2019.

Em agosto de 2019, já havia sido registrado o nascimento de uma anta fêmea. O Zoo agora tem cinco animais da espécie. Este novo filhote, deverá ser encaminhado para soltura em uma reserva monitorada na cidade de São Carlos.
 
Sobre a espécie
A Anta é um animal símbolo do Zoológico de Rio Preto e aparece na nova logomarca do Zoobotânico, por sua importância no meio ambiente. A espécie é uma grande dispersora de sementes, conhecida como jardineira da floresta.

A anta é o maior mamífero herbívoro do Brasil e pertence à família Tapiridae. O animal de grande porte pode medir até dois metros de comprimento e pesar até 250 quilos. Tem focinho alongado que lembra uma pequena tromba.

Assume coloração marrom-acinzentada com pelo uniforme. A face é mais clara, as pernas são curtas e negras. Alimenta-se de galhos, gramíneas, plantas aquáticas, cascas de árvores, folhas de palmeiras e também frutos.

Vive entre a vegetação da floresta e geralmente procura alimento em matas e pastos, ao anoitecer. A anta é excelente nadadora e pode ser avistada atravessando lagos e rios. Costuma ainda banhar-se em poças e até se esconder.

A gestação pode durar até 439 dias e dela nasce um filhote. O bebê anta tem listras brancas para se camuflar e vai perdendo esses sinais à medida que cresce. O filhote vive com a mãe até os dois anos. A espécie ocorre na Venezuela, Colômbia, no Paraguai, Norte da Argentina, Leste dos Andes e também no Brasil. É um animal ameaçado de extinção.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!