Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Fenômeno foi registrado em Guapiaçu
Foto por: Ariane Caldeira
Fenômeno foi registrado em Guapiaçu

Produtoras rurais registram formação de "nuvem prateleira" em Guapiaçu; veja vídeo

Por: Da redação, com informações do Climatempo
07/04/2020 às 14:52
Cidades

Fenômeno é formado pelo choque massas de ar, geralmente durante a passagem de uma frente fria


As produtoras rurais Ariane e Ariele Caldeira registraram nos céus de Guapiaçu uma extensa faixa de um tipo de nuvem chamada de nuvem prateleira. O flagrante foi realizado nesta terça-feira (7), às 6h30.
 
"nuvem de prateleira" (shelf cloud), na maioria dos casos, antecede uma tempestade. Esse tipo de nuvem é geralmente curvo ou semicircular e possui várias "camadas" na direção horizontal — como se fosse uma prateleira —, que são formadas quando uma camada de ar mais quente se sobressai sobre uma camada de ar mais frio. 

Ela se forma geralmente na frente de uma tempestade quando um ar frio desce de dentro da nuvem e segue em direção ao solo. É a partir dessa nuvem prateleira que o ar frio desce da nuvem para o solo e se espalha na superfície, em alta velocidade, dando origem aos fortes ventos.

"As nuvens prateleiras são formadas no choque massas de ar, geralmente durante a passagem de uma frente fria, afinal temos o ar mais frio, que é mais denso, avançando pelas camadas mais baixas da atmosfera e levantando o ar. Esse processo pode ser bem severo, quando temos choques fortes de massas de ar, e é nessas condições que temos a formação desse tipo de nebulosidade. Por esse motivo, é muito comum observar ventania em condições de nuvens prateleira", explica o meteorologista César Soares.   

A formação das nuvens tem a ver com a chegada de um frente fria, vinda do litoral paulista, que trouxe chuva. Nesta terça-feira (7), a mínima em Rio Preto é de 21ºC e máxima 30ºC. Na quarta (8) a mínima prevista é de 17ºC e a máxima se mantém em 30ºC. 

Para os próximos dias, a partir de quinta (9) a mínima deve cair para 16ºC, sem variação de máxima e sem queda significativa. 

As chuvas isoladas em Rio Preto devem ocorrer no período da noite e manhã. A umidade relativa do ar permanece alta por causa da chuva.









Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!