Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



É o Novembro Negro, durante o qual se celebra o Dia da Consciência Negra, 20, recentemente decretado feriado estadual.
Foto por: Divulgação/Depir
É o Novembro Negro, durante o qual se celebra o Dia da Consciência Negra, 20, recentemente decretado feriado estadual.

Novembro Negro celebra mês com intensa programação

Por: Redação
01/11/2023 às 17:33
Cidades

Estão previstas homenagens, lançamento de guia para denúncias, afro tour e palestras


A Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (Depir), organiza um mês intenso em atividades. É o Novembro Negro, durante o qual se celebra o Dia da Consciência Negra, 20, recentemente decretado feriado estadual.

 

Entre os destaques da programação, estão a eleição dos representantes da sociedade civil para o biênio 2023-25025 no Conselho Municipal Afro (CMA), dia 11; um afro tour, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), no dia 18; lançamento do Guia de Orientação para Denúncias de Racismo e Intolerância Religiosa, no dia 21; e Troféu Fidelidade Aristides dos Santos e nomeação e posse dos novos conselheiros do CMA, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Rio Preto. Ainda em parceria com a Comissão de Igualdade e Equidade Racial da OAB, no dia 9, às 19h, está prevista a palestra "As Implicações do Racismo no Sistema Judiciário”. Haverá ainda grupos reflexivos, palestra e oficina de trança.

 

"A programação do Novembro Negro está bastante intensa, é uma celebração do que fazemos durante o ano todo. O objetivo é falar sobre a temática da igualdade racial em todo o território”, afirma Márcia Grassiano, responsável pelo Depir. Estão previstas atividades em equipamentos públicos, escolas, entidades e empresas.

 

Para a secretária Maria Cristina de Godoi Augusto, a programação marca a importância de ações e discussões para combater o racismo e a desigualdade social no país. "O Novembro Negro diz respeito também aos avanços na luta do povo negro e à celebração da cultura afro-brasileira. Penso que essas ações e discussões de conscientização não devem ser feitas apenas por pessoas negras, mas por todos. Só assim teremos uma sociedade mais justa e sem preconceito.”

 

Márcia também destaca a importância da participação de toda a sociedade nas atividades. "Não podemos esperar que somente pessoas pretas falem sobre racismo ou discriminação. Precisamos que seja uma luta de todos e estamos abertos a quaisquer dúvidas.”

 

Guia

Material está sendo finalizado pela equipe do Depir para ser distribuído – em formatos físico e digital – na cidade. Trata-se do Guia de Orientação para Denúncias de Racismo e Intolerância Religiosa, com conceitos, informações sobre crimes e como denunciar casos de racismo, injúria racial, intolerância religiosa, xenofobia, entre outros crimes. Haverá um material mais resumido, em formato de folder, que também será divulgado.

 

Tour

No dia 18 de novembro, das 8h às 12h, em parceria com a Acirp e colaboradores, acontece o City Tour – edição especial da Consciência Negra. Iniciativa da entidade de classe, o afro tour promete um passeio por locais de São José do Rio Preto que homenageiam personalidades negras, passando pela Galeria Aristides dos Santos, onde Eni Fernandes recepcionará os participantes, apresentando os homenageados. Mais informações e prazo para inscrição serão divulgados nas próximas semanas.

 

Link para a programação: https://www.riopreto.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/11/Programacao-Novembro-Negro-2023.pdf

 

Informações: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!