Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Representante da Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU no Brasil, dr. Rafael Zavala
Foto por: Secom/RP
Representante da Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU no Brasil, dr. Rafael Zavala

Representante da FAO/ONU é destaque em Conferência realizada nesta quinta(26) em Rio Preto

Por: Redação
26/05/2022 às 10:36
Cidades

Discussões vão embasar Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional


Será realizada nesta quinta-feira (26), das 8h às 17h, no Instituto de Pesca, a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Com o tema "Agricultura Familiar como agente de transformação na alimentação saudável e o caminho para a erradicação da fome”, a conferência tem o objetivo de promover um debate amplo e democrático entre representantes envolvidos e interessados no assunto, a fim de construir as bases do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PlanSan).


O evento aberto à sociedade rio-pretense é uma realização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com apoio da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAN.


A cerimônia de abertura tem início às 8h30 seguida pela palestra do representante da Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU no Brasil, dr. Rafael Zavala, que falará sobre avanços no desenvolvimento sustentável do campo.


A participação na conferência é gratuita, mas depende de inscrição prévia que se encerra na quarta. Porém, a palestra será transmitida ao vivo pelo youtube.com/prefriopreto.


Zavala adianta alguns aspectos que deverá abordar no evento.

Prefeitura de Rio Preto: Qual é a importância de eventos que dão visibilidade à agricultura familiar?

Rafael Zavala: O que não se vê, não se sente, não se detecta. O que não se vê é invisível. Temos que promover uma nova cultura alimentar nas cidades de forma que os consumidores saibam de onde vêm e como são produzidos os alimentos em seus pratos. Não há mais espaço para "comida anônima” que não se sabe de onde vem ou como é produzida. Temos que informar melhor o consumidor, e esses tipos de eventos tornam a agricultura familiar mais visível. Uma outra oportunidade é promover rotas gastronômicas, onde se misturam os sabores e o trabalho da grande diversidade do meio rural do Brasil.



PRP: Como avalia as políticas públicas de fomento à agricultura familiar?

RZ: Além das políticas de fomento da agricultura familiar (AF) promovidas pelo governo federal, como o Alimenta Brasil (novo programa de aquisição de alimentos), crédito agrícola (em determinadas regiões) e habitação rural, vale a pena destacar uma variedade de estímulos promovidos pelos governos locais e estaduais, vinculando a AF às estratégias alimentares, como restaurantes comunitários (com insumos da AF), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), serviços de extensão e assistência técnica, leis municipais de a promoção da agricultura orgânica (no sul do país), conselhos cidadãos de segurança alimentar, entre outros. O Brasil, nos últimos 25 anos, tem sido, nos diferentes níveis de governo, um verdadeiro laboratório de políticas públicas com ênfase na agricultura familiar e no desenvolvimento rural, mas um grande desafio é a promoção do turismo e sua articulação com a agricultura familiar e a riqueza agroalimentar do Brasil. Existe uma grande oportunidade para relançar os Sistemas Agrícolas Tradicionais, com ênfase no turismo agroalimentar. Promovendo os Sistemas do Patrimônio Agroalimentar Brasileiro.



Grupos de Discussão



Integrada à programação da 11ª Aquishow Brasil, maior feira de aquicultura da América Latina, sediada em Rio Preto de 24 a 27 de maio, a Conferência também endossa o Ano Internacional da Pesca e Aquicultura Artesanais, assim definido pela FAO para 2022.


A Conferência está organizada em três eixos, os quais necessitam de reflexões, discussões e soluções integradas e efetivas.


EIXO 1: A insegurança alimentar como ponto de partida para políticas públicas eficientes: análise da realidade local, seus impactos e desdobramentos na elaboração do PlanSan


EIXO 2: Elaborando políticas públicas locais para o fomento da Agricultura Familiar: como o apoio ao homem no campo interfere diretamente no fornecimento de alimentos saudáveis, garantindo o direito humano à alimentação em quantidade e qualidade


EIXO 3: Alimentação saudável e a educação alimentar: os desafios para a implementação de projetos de alimentação saudável como mecanismos de saúde pública


Os grupos de trabalho sobre cada um dos eixos serão realizados no período da tarde. As vagas disponibilizadas para participação já foram preenchidas.

 

Programação

Manhã

7h45 às 8h30: Credenciamento e coffee

8h30 às 9h: Abertura oficial

9h às 9h30: Apresentação do Programa Alimenta Rio Preto

9h30 às 10h30: Palestra do Dr. Rafael Zavala, representante da FAO Brasil

10h30 às 11h: Perguntas e respostas – Encerramento da 1ª Parte

11h às 11h30: Leitura e Aprovação do Regimento da Conferência

11h30 às 12h30: Almoço

 

Tarde

Grupos de Discussão – Reuniões técnicas – Vagas preenchidas

12h30 às 13h: Organização dos grupos de discussão

13h às 14h30: Discussões em grupos de trabalho

14h30 às 14h45: Intervalo

14h45 às 15h45: Trabalho final das relatorias

15h45 às 16h30: Plenária para aprovação do relatório final

16h30 às 17h: Avaliação e encerramento

 

SERVIÇO

4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Data: 26 de maio de 2022

Hora: 7h45 às 17h

Local: Instituto de Pesca, na avenida Aberlado Menezes

Acesso gratuito, com vagas limitadas

Inscrições e mais informações em www.riopreto.sp.gov.br/confsan

Será realizada nesta quinta-feira (26), das 8h às 17h, no Instituto de Pesca, a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Foto por: Secom/RP
Será realizada nesta quinta-feira (26), das 8h às 17h, no Instituto de Pesca, a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!