Marcus Alonso

Profissional do Franchising


O que as franquias podem fazer para se manter no mercado durante a pandemia?

Por: Marcus Alonso
04/05/2020 às 11:37
Marcus Alonso

A pandemia do coronavírus pegou muita gente de surpresa. E os efeitos dela no faturamento das empresas e na economia estão sendo devastadores. 

Mas o que o setor de franquias pode fazer para amenizar os efeitos da pandemia e manter-se no mercado?

Essa é a dúvida de muitos empresários que possuem franquias e que sendo prejudicados com essa crise de saúde pública. Veja abaixo como lidar com está situação e o que você pode fazer para manter a franquia durante a pandemia.

Negociar prazos e enxugar os gastos
A primeira coisa que os franqueados precisam fazer neste momento é negociar mais prazos e diminuir os gastos. A previsão é que o período da pandemia dure no mínimo três meses. Ou seja, é um trimestre que o faturamento tende a diminuir.

Por isso, é importante que você reveja algumas estratégias e tente enxugar ou negociar custos como:
• Aluguel de imóvel;
• Fornecedor;
• Salários e benefícios de colaboradores;
• Despesas em geral;
• Etc.

A pandemia deve atingir todos os tipos de franquias, seja ela de venda de produtos, serviços, tecnologia, entre outras áreas. Dessa forma, é importante que você tenha a consciência de que a economia em geral está sendo afetada e que o melhor a fazer é passar por essa turbulência sem nenhum dano irreversível ao seu negócio.

Suspender contratos de trabalho
Os colaboradores são essenciais para o bom andamento da franquia. Contudo, não dá para manter todos os funcionários quando não é possível trabalhar e o faturamento está em curva decrescente.

A demanda por serviços e produtos não essenciais tende a diminuir significativamente à medida que a pandemia avança no Brasil. Se é possível manter os colaboradores trabalhando de casa com a mesma produtividade que em períodos normais, ótimo!

Contudo, se isso não é a realidade na sua franquia, a melhor coisa a fazer é suspender os contratos dos trabalhadores e aguardar até que as coisas melhorem.

Pegar linhas de crédito
Com tanta incerteza sobre o futuro durante a pandemia e os meses posteriores a ela, uma das opções para manter-se no mercado é pegar linhas de crédito oferecida pelo Governo Federal.

Essa opção deve ser analisada com cautela, pois pode gerar uma dívida futura que pode prejudicar as finanças da franquia. Contudo, ela é uma boa opção quando o não pagamento de dívidas e despesas possa trazer riscos maiores ao seu negócio como:
• Ações judiciais;
• Protestos;
• Juros;
• Dívidas trabalhistas;
• Entre outras.

Ou seja, pegar essas linhas de crédito pode ser a solução para sanar o problema neste momento, além de dar um fôlego no orçamento para sobreviver a pandemia. Posteriormente, sua franquia estará mais preparada e financeiramente estável para retomar as atividades após essa turbulência.

Apostar nas vendas online
Se a sua franquia vende produtos ou serviços que não vão perder demanda neste período de pandemia, é essencial que você foque seus esforços nas vendas pela internet. Como boa parte da população está em quarentena, a internet tem sido a opção de distração para muita gente.

Dessa forma, investir em marketing digital e criar estratégias de venda através das plataformas web pode ser uma excelente opção de encontrar novos clientes para a franquia e faturar em meio a pandemia.

Criar estratégias para o pós-pandemia
Por fim, é importante traçar estratégias para que a franquia volte a operar com força máxima após esse período da pandemia. Você pode utilizar esses meses para criar novas parcerias e fortalecer seu Networking.

Você pode também usar esse tempo para fazer um planejamento das ações de vendas, criar estratégias de marketing para fortalecer a marca, definir novas metas para recuperar os prejuízos, entre outras decisões que devem ser implantadas na franquia quando tudo se normalizar.






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!