Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Radialista Roberto Toledo
Foto por: Divulgação
Radialista Roberto Toledo

Roberto Toledo é personagem central de livro que conta história do rádio rio-pretense

Por: Da Redação
03/07/2021 às 17:20
Cultura e Diversão

Radialista marca presença na radiofonia local desde a lendária PRB 8. Foi a primeira voz regional da Rede Globo, na inauguração das transmissões, a partir de Rio Preto, da Rede Globo Noroeste Paulista, em 1986, hoje TV TEM


Escrito pela jornalista Cecilia Demian, vai ser lançado em 16 de julho o livro "Roberto Toledo nas ondas do rádio”. O radialista, cerimonialista e ex-vereador rio-pretense Roberto Toledo será personagem central da narrativa, que convidará os leitores a um mergulho profundo na história do rádio rio-pretense, destacando centenas de personagens e as emissoras que ajudaram a registrar a história do município.

Cecilia Demian é  uma especialista em contar boas histórias de personalidades rio-pretenses. Por anos ela foi titular da coluna "Perfil”, no jornal Diário da Região. Integrante da Academia Riopretense de Letras e Cultura (Arlec), ela é autora do livro "50 anos de história da nossa gente” e produziu muitas outras obras.

"Vamos contar a história do rádio em Rio Preto permeada por Roberto Toledo, um dos últimos ‘dinossauros’ do nosso rádio ainda em atividade”, afirma o também jornalista e editor Deodoro Moreira. "É um projeto realizado pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, por meio do ProacICMS, com patrocínio da Bebidas Poty e Grupo Cene. Será editado por mim, escrito por Cecilia Demian e publicado pela Serifa Editora e Comunicação”, explica.

Roberto Toledo diz que se sente "orgulhoso” por sua história estar sendo contada em livro. "Sou talvez o único da velha guarda hoje que está na ativa, e me mantive na ativa desde o começo da carreira. Só saí para tirar férias”, afirma, lembrando um dos episódios registrados no livro: ele liderou a delegação de Rio Preto no programa "Cidade contra Cidade”, apresentado por Silvio Santos.

"Tenho muita história para ser contada, desde a primeira participação pela PRB 8. Estive ativo no palco, apresentei um ‘caralhão’ de artistas, principalmente na época áurea do Automóvel Clube. Fui a primeira voz da Globo, na inauguração das transmissões a partir de Rio Preto (Rede Globo Noroeste Paulista, 1986 – hoje TV TEM). Espero continuar por muito tempo ainda”, diz Toledo, de 75 anos, que aniversaria em 12 de dezembro "junto com o Silvio Santos”.

"Sempre achei o Toledo o personagem mais fascinante do microfone. Ele é um fenômeno de mídia radiofônica. Alguns não gostam dele, acham muito comercial, etc, mas muitos o adoram, a raiz dele é rádio puro, é comunicação”, afirma Cecília, explicando que a narrativa se inicia na histórica rádio PRB-8. Ela contou também com apoio da jornalista Ester Mendonça em algumas partes do livro.

Anúncio do lançamento
Foto por: Reprodução
Anúncio do lançamento






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!