Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



A jornalista Ana Rogéria Ribeiro
Foto por: Acervo pessoal
A jornalista Ana Rogéria Ribeiro

OPINIÃO: Quer conhecer uma pessoa dê poder a ela

Por: Ana Rogéria Ribeiro
27/10/2020 às 19:43
Opinião

Experiência não é garantia de sucesso, haja vista a situação do Zero Grau, o assunto mais curtido, comentado e compartilhado dos últimos dias


Em poucos dias entregaremos, a um dos dez candidatos, o comando do poder Executivo da nossa cidade. Nas mãos dessa pessoa estarão as tomadas de decisão que afetarão em cheio a nossa vida em todos os setores: saúde, educação, transporte, economia, emprego e a falta dele, habitação, infraestrutura e muito mais. 

Qual candidato é o melhor preparado para essa missão? Vários critérios devem ser avaliados e cada eleitor tem sua própria relação de qualidades necessárias para entregar seu voto de confiança. 

Um dos pontos mais comuns nessa avaliação é a experiência, mas experiência não é garantia de sucesso, haja vista a situação do Zero Grau, o assunto mais curtido, comentado e compartilhado dos últimos dias. Uma das choperias mais tradicionais de Rio Preto, anunciou, no último fim de semana, o encerramento das suas atividades, depois de 36 anos de história. 

Aprofundando na metáfora, conferi o que dizem os "analistas do facebook” sobre as causas do fechamento da casa: pandemia, alto custo da avenida Alberto Andaló, falta de estacionamento na região, má gestão dos proprietários, a culpa é do governo (tanto municipal, quanto estadual e federal, praticamente na mesma proporção) e até a lei do retorno foi apontada por um músico, que nunca conseguiu espaço pra se apresentar no palco do Zero Grau. 

Mas o pior foi ler a quantidade de comentários lamentando a perda dos empregos dos funcionários e, ao mesmo tempo, espezinhando os proprietários, como se esses não fossem trabalhadores, não abrissem mão de momentos em família, de boa parte de suas vidas, de noites de sono fosse pelo trabalho em si ou pela preocupação com a enxurrada de boletos de fornecedores, aluguéis, impostos, encargos, etc. Como se a vida estivesse ganha e garantida pelo título de patrão. 

Senti ali muita amargura e nenhuma empatia por quem se arrisca e gera empregos, renda e lazer a muitos. 
Em 2020, velhos e novos tiveram que se adaptar, se reinventar na escuridão da pandemia, no mesmo ramo de atividade do Zero Grau, o Prozaria me vem à mente. 

Com 2 anos no mercado é sucesso de público e crítica, mas de portas fechadas por conta do isolamento social, apostou no delivery para não zerar o faturamento. O bar que "revolucionou” a noite rio-pretense sofreu pra entender a nova dinâmica. Lembro-me de ter lido um pedido de desculpas no Instagram deles pelas falhas nos pedidos, no primeiro fim de semana do novo formato.  Os tropeços fazem parte de quem pisa em território estranho, seguir adiante e se reequilibrar exigem habilidades distintas, mas não existe uma fórmula exata e pré-definida que sirva para todos, cada um precisa encontrar o seu caminho. 

Na política não é diferente, o tradicional, o novo e o desconhecido estão aí. O cardápio é variado. Entre eles não existe um herói ou um salvador da pátria. Ninguém vai fazer milagres e resolver todos os problemas da cidade, mas é o eleitor quem tem em suas mãos o poder do voto e não deve escolher o candidato por qualquer conveniência egoísta. Procure conhece-lo antes de entregar o poder de bandeja, pois um erro agora será irreversível pelos próximos 4 anos e o valor da conta pode ser alto demais.

Ana Rogéria Ribeiro, 44 anos, é jornalista formada na turma de 1997 da Unimar, em Marília. Atualmente é chefe de jornalismo na Record TV Rio Preto







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!