Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Projeto "Samba e Ancestralidade acontece nesta segunda-feira, 20.
Foto por: Divulgação
Projeto "Samba e Ancestralidade acontece nesta segunda-feira, 20.

Rio Preto recebe apresentação ’Samba e Ancestralidade’ no dia da Consciência Negra

Por: Redação
13/11/2023 às 14:49
Cultura e Diversão

Com entrada gratuita, projeto será realizado por 15 artistas afrocentrados


No dia 20 de novembro, às 17h, os portões do Clube do Lago se abrirão para receber o projeto "Samba e Ancestralidade", que propõe uma reflexão sobre a trajetória do samba afro-brasileiro. 

 

Idealizado pela cantora, compositora e produtora artística Elis Bohrer, a apresentação contará com a participação de mais de 15 artistas, entre musicistas, atores, poeta e capoeiristas. 

 

Com a integração entre música, performance cênica, literatura e dança, usando da maneira descontraída que somente o samba oferece, a apresentação satiriza intervenções sonoras e políticas no estilo musical. 

 

O público pode esperar uma noite divertida com a presença da figura do malandro, Seu Zé, incorporado pela atriz Lila Santiago, também a sabedoria da personagem Sol, interpretada por David Balt. 

 

A música ficará por conta da cantora Elis Bohrer, do percussionista Emerson Carolino, do contrabaixista Cláudio Junbass, o violonista Zeca Barreto também marcará presença e do baterista Rogerio Pinheiro. 

 

O poeta Ivan Reis homenageará a escritora Carolina de Jesus, além de apresentar trechos de suas obras autorais. A gigante boneca de Tereza de Benguela, produzida por Luciana Figueiredo animará a plateia, enquanto bonecas, réplicas da Abayomi (bonecas de tecido) serão entregues gratuitamente ao público. 

 

Tudo isso com um figurino produzido carinhosamente por Márcia Capeline, a partir da importante contribuição de Cláudia Prestes.

 

"Samba e Ancestralidade" recebe motivos especiais com a participação da Associação Refúgio Cultural Capoeira Angola (ARCCA), escola liderada pelo conta-mestre Eddy Angoleiro, que trará suas contribuições apresentando ao público o samba rural e jongo.

 

"O projeto partiu da necessidade de recontar a história do samba, que passou por tentativas de apagamento ou alteração de sua origem (africanizada), mas não sucumbiu a essas inúmeras investidas. Também será uma oportunidade para celebrarmos este estilo musical que tanto contribui na história da música brasileira", conta Elis Bohrer. 

 

Bebidas, acarajé e outros quitutes serão comercializados pela cozinha afetiva Point do Acarajé. 

 

O projeto Samba e Ancestralidade é produzido com os recursos da Lei Nelson Seixas 2023, promovida pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Prero, através da Secretaria Municipal de Cultura. 

Samba e Ancestralidade 

Dia: 20/11

Abertura dos portões: 17h (som ambiente)
DJ Taroba: 18h
Samba e Ancestralidade: 20h

Local: Clube do Lago

Entrada: Gratuita 











Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!