Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



pós o espetáculo de abertura, a programação do Graneleiro também foi iniciada com espaços cheios e diversas atrações
Foto por: Divulgação
pós o espetáculo de abertura, a programação do Graneleiro também foi iniciada com espaços cheios e diversas atrações

Jacksons leva mais de 3 mil pessoas à abertura do FIT Rio Preto

Por: Redação
25/07/2022 às 10:54
Cultura e Diversão

Festival vai até 30/7 com 31 espetáculos, 17 formativas e 34 atrações no Graneleiro


Em uma noite para ficar na história, o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – FIT Rio Preto, retornou ao calendário de eventos culturais da cidade, mostrando toda sua importância e representatividade, na noite desta quinta-feira, 21/7 A abertura da 20.ª edição internacional do festival lotou o Anfiteatro Nelson Castro, no Parque da Represa, reunindo mais de 3 mil pessoas. 

O espetáculo "Jacksons do Pandeiro", da Barca dos Corações Partido/RJ foi o espetáculo de abertura, levantando e emocionando o público com muita musicalidade e poesia, em duas horas de apresentação. O público também pode acompanhar, por meio de um vídeo, uma amostra de toda a programação que virá até 30/07.

Ao término da apresentação, a organização entregou o troféu São José Risonho à diretora do espetáculo, Duda Maia.  O prefeito Edinho Araújo, juntamente com a primeira-dama Maria Elza Araújo, acompanhou a abertura e também participou da entrega de troféus São José Risonho para os parceiros, Sesc SP e Sesi. O superintendente técnico social, Joel Padula, representou o diretor do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda. O gerente do Sesc Rio Preto e coordenador geral do FIT, Thiago Freire também avaliou como bastante positiva a estreia da edição e a retomada do festival. "Tínhamos uma grande expectativa quanto à adesão das pessoas, quanto a esta ansiedade pela retomada dos encontros e da ocupação dos espaços públicos, dos espaços culturais, esse movimento de pessoas sobre os quais o teatro tem tamanho poder. E a nossa expectativa foi plenamente contemplada. Tivemos cerca de três mil pessoas presentes. Ver o espaço ocupado, o público envolvido, respeitoso e engajado, foi uma grande emoção para nós do Sesc. Sem incidentes, com uma extraordinária diversidade de maneiras de estar no mundo e, justamente, para ver o espetáculo Jacksons do Pandeiro, que de alguma maneira fala sobre tudo isso. Foi um excelente começo de festival", pontuou Freire.

O Secretário de Cultura e também coordenador geral do FIT, Pedro Ganga também evidenciou o sucesso da retomada. "É uma alegria trazer o FIT Rio Preto de volta. Depois de uma lacuna de dois anos, as pessoas esperavam muito por isso. Temos uma programação variada, para todos os públicos, com muitos espetáculos, inclusive gratuitos e infantis, por toda cidade. A abertura foi uma amostra de tudo que ainda virá”, afirmou Ganga.

Após o espetáculo de abertura, a programação do Graneleiro também foi iniciada com espaços cheios e diversas atrações:  Bola de fogo, Fábio Osório Monteiro de Salvador (BA); Hammätrio, São José do Rio Preto/SP; Espectro – Live performance, Vinicius Dall’Acqua de São José do Rio Preto/SP;  Música de primeira em noite de quinta, Lu Pequim de São José do Rio Preto/SP; O voo de Tulugaq, Estúdio Lusco Fusco Audiovisual, de São Paulo/SP; Aos que ficaram, por enquanto Jef Telles, de São José do Rio Preto/SP e Vintereveracena, de Jorge Etecheber, também de São José do Rio Preto/SP.

 

FIT Rio Preto

De 21 a 30 de julho, o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) retorna à cena cultural com uma programação pulsante e pautada por temas em diálogo com as questões da atualidade. Um dos mais importantes espaços de difusão e reflexão das artes cênicas no País, o festival contemplará 31 obras, sendo cinco internacionais, de gêneros e estéticas diversas, que irão ocupar 20 locais da cidade, entre palcos, ruas e espaços alternativos, totalizando 65 apresentações em 10 dias. O evento oferecerá 17 ações formativas e reflexivas e um ponto de encontro, o Graneleiro, com 34 intervenções artísticas, shows e performances.

 

Realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e pelo Sesc São Paulo, o FIT Rio Preto chega, em 2022, aos 53 anos de história e 20 anos de edição internacional, retornando à ativa após uma lacuna de dois anos sem edições por conta da pandemia da covid-19. O festival volta à cena com o propósito de marcar a retomada dos grandes eventos culturais, demonstrando a importância da arte e cultura especialmente em tempos difíceis, como de uma crise sanitária e humanitária

O Secretário de Cultura e também coordenador geral do FIT, Pedro Ganga também evidenciou o sucesso da retomada
Foto por: Divulgação
O Secretário de Cultura e também coordenador geral do FIT, Pedro Ganga também evidenciou o sucesso da retomada






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!