Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Amalia Tieco

Médica anestesiologista e diretora administrativa do Hospital de Base de Rio Preto


O espírito do Natal

Por: Amalia Tieco
25/12/2019 às 09:43
Amalia Tieco

Acho que é consenso de todos nós e você há de concordar que a época de Natal nos inspira a sermos mais solidários e buscar a ajudar o próximo. Separamos roupas e pertences para doar, presenteamos crianças carentes, doamos alimentos a famílias desamparadas, participamos de campanhas filantrópicas. Enfim, o coração amolece.

Mas por que deve ser assim, somente nestes derradeiros dias de dezembro? Por que não nos pautamos pelo "espírito do Natal” o ano todo, a vida toda?

Claro que estas perguntas são endereçadas a mim, inclusive. Como diretora do Hospital de Base, nos últimos anos, tenho participado de dezenas de eventos que envolvem cidades inteiras com o único objetivo de angariar dinheiro para que o nosso complexo hospitalar atenda melhor a população de nossa região (e a do país inteiro também).  

Tenho recebido no hospital pessoas de toda a região que doam desde toneladas de alimentos até um único item de higiene, por exemplo.

Há milhões de brasileiros que, ao longo do ano, exercitam cotidianamente o "espírito natalino”.

Segundo a última pesquisa do IBGE, 7,2 milhões de pessoas praticavam o voluntariado no país em 2018. Em relação ao ano anterior, no entanto, houve uma ligeira queda de 1,6%, após o número de voluntários aumentar 13% entre 2016 e 2017.

O total de voluntários representava 4,3% da população com 14 anos ou mais. A incidência era maior entre mulheres (5% delas faziam trabalho voluntário), pessoas com 50 anos ou mais (5%) e maior grau de escolaridade (entre os com superior completo são 8%).

Cito os dados acima apenas a título de informação, pois acho que não importa o sexo, idade ou grau de escolaridade. Todos nós, brasileiros, temos plenas condições de ajudar o próximo, dentro das possibilidades de cada um.

E não devemos nem temos o direito de julgar alguém por ser ou não voluntário, por querer ou não ajudar o próximo.

Cabe a nós, inspirados pelo exemplo de Jesus, olharmos e cuidarmos do próximo e procurarmos atuar para que o espírito do Natal perdure por todo ano.

A você e sua família, Feliz Natal e um 2020 de mais amor ao próximo!






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!