Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Michela Barcelos: AstraZeneca seguida de Pfizer não altera a eficácia
Foto por: Divulgação
Michela Barcelos: AstraZeneca seguida de Pfizer não altera a eficácia

Rio Preto vai aplicar Pfizer para agendados da segunda dose da AstraZeneca; veja como será

Por: Da Redação
13/09/2021 às 17:12
Saúde

Com AstraZeneca em falta, vacina da Pfizer ganha espaço e será para quem tem agendamento de segunda dose entre 1º e 15 de setembro


Com a Astrazeneca em falta no Estado, a Prefeitura de Rio Preto mudou a estratégia de vacinação para não perder o ritmo de imunização no município. A Secretaria de Saúde anunciou que a partir desta terça-feira, 14/9, Rio Preto começa a aplicar doses da vacina Pfizer para completar a imunização dos agendados da segunda dose da AstraZeneca.

A Prefeitura confirma que a mudança ocorre porque a AstraZeneca, usada na primeira dose, atualmente está em falta no Estado. Tanto é que Rio Preto não conseguiu terminar a vacinação dos adultos com a primeira dose -- a vacinação foi paralisada, deixando 15 mil pessoas à espera, boa parte da faixa dos 18 aos 29 anos.

No anúncio feito nesta segunda, a Prefeitura afirmou que, por enquanto, somente serão vacinados com a Pfizer os que deveriam ter recebido a segunda dose da AstraZeneca entre os dias 1º e 15 de setembro. 

Em Rio Preto, as doses estarão disponíveis das 8h às 14h nos seguintes locais:
- Swift (atendimento interno)
- Shopping Cidade Norte
- Defesa Civil
- CSE Estoril
- UBS Jaguaré
- Pinheirinho
- Salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Brasil (São Deocleciano)

Nessas salas de vacina, a imunização será somente para segunda dose de Pfizer de quem recebeu a primeira dose de AstraZeneca. 

Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e CPF, comprovante de residência de Rio Preto e comprovante de vacinação.

O município recebeu 4.524 doses para a demanda, sendo que o número de faltosos para a segunda dose de AstraZeneca é de 11.362 pessoas. Quem não conseguir se vacinar na terça-feira deve aguardar a chegada de novas doses do Estado. A Fiocruz, responsável pela produção da AstraZeneca, informou que retomará as entregas ao Ministério da Saúde nesta semana.

De acordo com a gerente de imunização Michela Barcelos, da Secretaria de Saúde de Rio Preto, o esquema combinado do imunizante AstraZeneca seguido de Pfizer não altera a eficácia da vacinação. "A recomendação é que o esquema seja concluído com a mesma vacina, mas já existem estudos demonstrando que os resultados são iguais com o esquema combinado dessas vacinas", afirma.   

A campanha de vacinação contra a Covid continua para os outros grupos:

Primeira dose para adolescentes

Para os adolescentes de 12 a 17 anos, as doses estarão disponíveis das 8h às 14h apenas nas unidades de saúde Jardim Americano, Nova Esperança, São Francisco, Caic/Cristo Rei, Cidade Jardim, Engenheiro Schmitt, Talhado, Vila Toninho, Vila Mayor e Vetorazzo. As doses também estão disponíveis no Projeto Viva Eldorado e no Centro Esportivo Maria Lúcia.

Segunda dose Coronavac e Pfizer (primeira dose Pfizer)

Para a segunda dose de Coronavac e Pfizer (cuja primeira dose é Pfizer), as doses estarão disponíveis das 8h às 14h apenas nas unidades de saúde Jardim Americano, Nova Esperança, São Francisco, Caic/Cristo Rei, Cidade Jardim, Engenheiro Schmitt, Talhado, Vila Toninho, Vila Mayor e Vetorazzo. As doses também estão disponíveis no Projeto Viva Eldorado e no Centro Esportivo Maria Lúcia.

Dose adicional 

A dose adicional, destinada a idosos de 85 anos ou mais que tenham recebido a segunda dose há pelo menos seis meses, está disponível na Swift, apenas por sistema drive-thru, das 8h às 16h, e em todas as outras unidades de saúde e equipamentos públicos de Rio Preto, das 8h às 14h.      

Todos os endereços das salas de vacina podem ser consultados em: www.riopreto.sp.gov.br/mapavacinas. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!