Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Marco Casale, candidato a prefeito pelo PSL
Foto por: Divulgação
Marco Casale, candidato a prefeito pelo PSL

PERFIL: Com Valdomiro Lopes como garoto-propaganda, Casale aposta na onda bolsonarista

Por: Da Redação
28/09/2020 às 18:56
Perfil dos candidatos

Candidato à Prefeitura de Rio Preto pelo PSL se diz "liberal na economia e conservador nos costumes”


Em 2018, Marco Casale tinha acabado de "assumir” o PSL de Rio Preto, um partido nanico e inexpressivo em todas as esferas, mas que virou a bola da vez da noite para o dia ao abrigar o ainda pretenso candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro, seus filhos e seguidores. Empolgado, estreou nas urnas como candidato a deputado estadual. Não levou. Recebeu 13.288 votos, sendo 4.992 em seu domicílio eleitoral. Mas a lombriga de disputar a prefeitura estava alimentada. 

Não faltaram solavancos até ele consolidar a candidatura pela legenda. Lá atrás, com o sucesso retumbante nas urnas, os "bolsonaristas ideológicos” dominaram a cena local e conseguiram ficar com o comando do partido. O médico Paulo Bassan chegou a anunciar a pré-candidatura pelo PSL. Mas outra reviravolta interna beneficiou Casale de novo. Foi quando a legenda rachou nos andares de cima também, na guerra entre bivaristas e bolsonaristas. Os devotos de Bolsonaro saíram fora na expectativa de ver o Aliança Pelo Brasil consolidado. E Casale voltou ao comando do partido em Rio Preto pelas mãos do deputado federal e cacique estadual do PSL, Júnior Bozzella, a quem ele serviu como secretário parlamentar em Brasília entre 2019 e 2020. 

Ao longo da pré-campanha, Casale anunciou apoio a Renato Pupo (PSDB), para recuar uma semana depois. Ficou em segundo plano nas negociações lideradas por Valdomiro Lopes (PSB) para uma grande frente de oposição a Edinho Araújo (MDB) que incluiria o PSDB. Mas, quando os tucanos migraram para o palanque de Edinho, ele ganhou o apoio do ex-prefeito e também uma vice, a ex-secretária de Saúde Teresinha Pachá (PSB). Mais as presenças de PTC e PSC no seu arco de alianças. Chega às urnas com o número que Bolsonaro disputou em 2018, com o segundo maior tempo de TV e Valdomiro Lopes como garoto-popaganda. 

Aos 57 anos, engenheiro de formação, administrador de empresas, casado com Claudia Casale, pai de Victor (29 anos) e Felipe (26), Marco Casale se apresenta, fora da política e do trabalho, como músico, motociclista e amante da estrada. "Costumo viajar com a família para eventos musicais como carnavais (Salvador, Rio e São Paulo). E também pelas belezas naturais do nosso País conhecendo todas as suas praias, além de regiões serranas e seu interior.”  Para conhecer mais os valores e posicionamentos do candidato,  o DLNews convidou a psicóloga Mara Madureira (especialista em psicoterapia clínica cognitivo-comportamental pela Famerp e com MBA em gestão estratégica de pessoas pela FGV) a formular a entrevista que você vai conferir abaixo. 

Mara Madureira - Em termos objetivos, como o senhor define o poder? 
Casale -  Algo que não me fascina, mas que sei utilizá-lo na minha posição hierárquica organizacional proporcionada única e exclusivamente por competência, qualificação e respeito ao próximo, tanto na relação patrão/empregado quanto na relação entre pessoas, no meio social.

Mara Madureira - Quais as evidências de que está apto para atender aos interesses públicos e bem representar seus eleitores? 
Casale - Minha carreira e experiência profissional e de gestão com excelente desempenho, que engloba os setores vitais para o crescimento estruturado de um municio e o bem estar social dos cidadãos.

Mara Madureira - Quais meios, o senhor pretende adotar para converter suas ações em benefícios econômicos e sociais? 
Casale - Desenvolvimento de projetos de captação de recursos com minha atuação no Senado, na Câmara dos Deputados Federais e Assembleia Legislativa de São Paulo com apoio do meu partido PSL representados pelo Senador Major Olímpio, Deputado Federal Júnior Bozzella (Presidente estadual e Vice Presidente Nacional do PSL) com apoio dos nosso 13 Deputados Estaduais e nossos 52 Deputados Federais.
 
Mara Madureira - Como o senhor percebe essa onda de religiões ampliando seu domínio e defendendo ideias e interesses próprios de grupos específicos?
Casale - Como cristão convicto, mesmo sendo católico por formação familiar, sempre me coloquei como um interlocutor entre as denominações cristãs, lutando contra intolerância religiosa e aceitando a individualidade do próximo, mesmo que se considerem ateus ou deistas, pois estamos todos protegidos pela liberdade de expressão religiosa na laicidade do nosso estado. 
 
Mara Madureira - O que o senhor pensa sobre a diversidade social?
Casale – Qualquer ação que possa divergir da liberdade individual não faz parte do nosso  pensamento. Acredito que cada cidadão deve obedecer os limites entre o bom senso e a lei. O Governo não pode criar entrave algum para designar ou delimitar formas de expressão, sejam culturais ou sociais.

Mara Madureira - Quais medidas objetivas empreenderia para superar os problemas da desigualdade social, da irresponsabilidade ambiental, das diversas violências e preconceitos?
Casale - Primo pelo empreendedorismo, no apoio e fomento para geração de renda fator preponderante contra a desigualdade no âmbito social, cultural e étnico.

Mara Madureira - Quais as principais linhas programáticas de seu partido?
Casale - Social liberal, defensor dos direitos humanos, da liberdade civil, respeito a soberania nacional, ao regime democrático, e direitos fundamentais da pessoa humana observando as normas constitucionais e legais.

Mara Madureira - Quais valores éticos e políticos o senhor defende?
Casale – Nossa campanha escolheu um nome que já define nosso principal valor na política: da transparência. Quando pensamos numa Rio Preto de Verdade, queremos gestos sem mentiras.  A divergência de pensamento é essencial para validar a democracia. Onde não há luz, prevalece a sombra. Parece óbvio, todavia, onde as pessoas de bem não debatem, aparecem as brechas das más intenções. Prezamos a Verdade, acima de qualquer contexto. E que esta verdade, seja sucedida de respeito.

Mara Madureira - Como se posiciona em relação aos escândalos de corrupção e quais são seus planos de combate a esses crimes e aos seus autores políticos?
Casale - O Partido politico que represento, o PSL, tem por filosofia a ética e se pauta duramente no combate a corrupção como demonstram nossos lideres. 

Mara Madureira - Como o senhor define sua ideologia política e quais as vantagens desse modelo para beneficiar a sociedade?
Casale – Liberal democrata. Liberal na economia e conservador nos costumes – o Indivíduo, a Família, está acima do Estado

Mara Madureira - Como o/a senhor/a vê os líderes políticos de esquerda e de direita e como lida com eles?
Casale - Não vou fazer uma análise individual sobre os lideres, mas sim sobre o conceito direita esquerda. Vivi e presenciei os resultados de governos de direita (conservadores nos costumes e liberais na economia) e de esquerda (cunho socialista onde não promovem a geração de riquezas e sim a sua distribuição sem nenhuma contrapartida) e afirmo que a minha escolha é pautada na melhor filosofia. 

Mara Madureira - É possível governar de modo neutro, sem confundir interesses pessoais com interesses políticos? Como?
Casale - Tanto é possível que trabalho em uma área onde o maior contratador de serviços é o Poder Publico e minhas empresas trabalham somente para a iniciativa privada.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!