Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Morador do Jardim Tangará flagra lixo hospitalar descartado na rua, por pacientes da UPA
Foto por: Marcelo Gallo
Morador do Jardim Tangará flagra lixo hospitalar descartado na rua, por pacientes da UPA

Vizinhança da UPA Tangará vira "lixão" hospitalar; veja vídeo

Por: Karol Granchi
27/03/2020 às 09:20
Saúde

Servidor público relata, em vídeo, descarte de lixo hospitalar que teria sido feito por pacientes da UPA Tangará, em Rio Preto


Um vídeo feito por um servidor público, enviado ao DLNews, flagra lixo hospitalar descartado de forma irregular, perto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tangará, em Rio Preto.

As imagens feitas e enviadas por Marcelo Gallo, de 42 anos, mostram diversas máscaras cirúrgicas descartáveis, algodão e outros materiais hospitalares espalhados do outro lado da avenida Presidente Getúlio Vargas, no Jardim Tangará, em frente a UPA.

"Esse lixo hospitalar não é descartado irregularmente pela UPA, mas pelos pacientes, o que é mais vergonhoso ainda. A pessoa é atendida e joga no chão da rua o material hospitalar que está com ela”, afirma.

Marcelo, que mora com a família no bairro há muitos anos, afirma que a situação é frequente, e se intensificou com a pandemia de coronavírus.

"A gente sempre encontra algodão com sangue, faixas, eletrodos, e agora, as máscaras cirúrgicas descartáveis. Já encontrei algodão com sangue dentro da boca do meu cachorro. É uma irresponsabilidade e falta de bom senso das pessoas. Já fui na UPA falar sobre o caso”, desabafa.

A Secretaria de Saúde informou que o lixo hospitalar da UPA Tangará é descartado em um local próprio, do lado de dentro do portão da unidade e que os lixos mostrados no vídeo e nas fotos feitas pelo servidor público, estão descartados perto de um ponto de ônibus, do outro lado da avenida. 

A pasta informou ainda que "as unidades de saúde seguem a legislação vigente para o descarte de lixo hospitalar, adotando todos os procedimentos de classificação e segregação. A coleta é feita nas unidades pela empresa responsável. Os munícipes são orientados a descartar a máscara no lixo.". 










Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!