Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Edinho Araújo participa de reunião virtual com prefeitos da região
Foto por: Divulgação
Edinho Araújo participa de reunião virtual com prefeitos da região

Prefeitos da região de Rio Preto exigem autonomia para flexibilizar quarentena

Por: Heitor Mazzoco
13/05/2020 às 18:30
Política

Documento com propostas será enviado ao governador João Doria (PSDB)


Prefeitos da região de Rio Preto participaram, no fim da tarde desta quarta-feira (13), de uma reunião virtual com Edinho Araújo (MDB), prefeito de Rio Preto. Eles querem autonomia para decidir sobre flexibilização da quarentena nas cidades, sem depender diretamente de decisões do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O documento com depoimentos e propostas dos chefes de Executivo será apresentado a Doria na próxima segunda-feira (18). As propostas devem ser enviadas para Prefeitura de Rio Preto até a próxima sexta-feira (15). 


Na reunião virtual, prefeitos afirmaram que estão sob pressão de comerciantes, que pedem maior relaxamento da quarentena. Eles fizeram propostas para, por exemplo, o comércio funcionar em dias alternados e em horário especial.  Participam da reunião prefeitos de Catanduva (Marta Maria Lopes), Fernandópolis (André Pessuto), Olímpia (Fernando Cunha), Mirassol (André Vieira), Votuporanga (João Dado), Jales (Fla Prandi) e Santa Fé do Sul (Ademir Maschio). 

Os prefeitos também pediram que o governo estadual amplie ações para mostrar aos moradores a necessidade do isolamento social.

"Em 60 dias Rio Preto saiu de um caso positivo para 352 casos confirmados. Nossa curva é ascendente e isso preocupa porque temos índices de isolamento em baixa, o que facilita a propagação rápida do vírus e impede o município de ser beneficiado pela flexibilização – uma vez que é preciso ter duas semanas de casos em queda para abrir alguma atividade econômica. Temos boa estrutura de leitos, mas um descontrole da curva de casos poderia colocar tudo a perder”, afirmou Edinho. 

Edinho citou ainda a pressão que os sofrem por causa do fechamento do comércio. "Somos alvos de muitas críticas e pressões de todos os lados. Os que temem pela vida desejam que o prefeito feche ainda mais e restrinja a circulação. Quem precisa trabalhar cobra mais abertura. Mas qual o prefeito que gostaria de ver empresas fechando, pessoas perdendo renda e desemprego aumentando? As prefeituras continuam tendo que atender a rotina, enquanto veem a arrecadação caindo e novas e crescentes despesas com a Saúde”, disse Edinho.

Casos na região
Ainda na reunião, a diretora regional de Saúde (DRS-15), Silvia Elisabeth Forti Storti, disse que a previsão é de que a região de Rio Preto tenha cerca de 10 mil casos positivos para Covid-19. 



 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!