Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Consórcios Fla-Flu, Vasco e Arena 360 entram na concorrência pelo Maracanã

Por: FOLHAPRESS - IGOR SIQUEIRA
07/12/2023 às 13:30
Esportes

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - O governo do Rio recebeu nesta quinta-feira (7) os envelopes dos participantes da concorrência para a gestão do Maracanã pel...


RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - O governo do Rio recebeu nesta quinta-feira (7) os envelopes dos participantes da concorrência para a gestão do Maracanã pelos próximos 20 anos.

FORAM TRÊS CONSÓRCIOS CREDENCIADOS:

- Consórcio Fla-Flu (Flamengo e Fluminense)

- Consórcio Maracanã Para Todos (Vasco, WTorre e Legends)

- Consórcio RNGD (Arena 360)

Os grupos apresentaram os documentos de habilitação e as propostas técnica e financeira, em uma audiência no auditório do Maracanã. Os três tiveram que fazer um depósito calção de aproximadamente R$ 1,8 milhão.

Como o volume de documentos é extenso, não houve ainda a habilitação formal confirmada pela comissão que conduz a licitação. Isso será feito futuramente, dando seguimento aos demais passos do processo.

A previsão do governo é que, até o fim da concessão, o vencedor faça investimentos de cerca de R$ 186 milhões.

Após análise dos documentos, será divulgada a pontuação técnica e haverá a abertura dos envelopes com a proposta financeira.

O vencedor será aquele que conjugar a melhor proposta financeira com os melhores requisitos técnicos. A parte técnica tem peso maior.

A estimativa do Estado é que a classificação final será anunciada em meados de 2024.

O QUE ENVOLVE O PROJETO

De acordo com o edital, estão previstas para o Maracanã obras de recuperação dos sistemas de água, escadas rolantes, elevadores, ar condicionado e exaustão, modernização e adequação dos sistemas eletrônicos e revitalização do Museu do Futebol.

Já para o Maracanãzinho serão realizados reparos da cobertura do ginásio, novo sistema audiovisual e acústico, requalificação das áreas de hospitalidade, iluminação e acessibilidade.

Enquanto a licitação não termina, o estádio continua sendo gerido por Flamengo e Fluminense, graças a uma permissão de uso assinada com o governo.

FAVORITISMO DOS CLUBES

Nas regras dos edital, o governo prioriza o uso para futebol do estádio.

Portanto, o número mínimo de partidas por ano que cada postulante oferece é um fator de peso no critério técnico para escolha do vencedor. Esse cenário coloca Flamengo e Fluminense como favoritos.

A pontuação máxima no critério técnico será para quem oferecer pelo menos 70 jogos por ano. Em 2023, o Maracanã bateu 73, contando seleção brasileira e dois jogos do Vasco no Brasileiro.

O critério técnico tem peso de 60% nos pontos da concorrência. O quesito financeiro, 40%.



Publicado em Thu, 07 Dec 2023 13:04:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!