Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Fundador da Berlinale participou da propaganda nazista, revela estudo

Por: FOLHAPRESS -
30/09/2020 às 17:30
Famosos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um estudo sobre Alfred Bauer, o fundador do Festival Internacional de Cinema de Berlim, a Berlinale, foi publicado nesta quarta-feira (...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um estudo sobre Alfred Bauer, o fundador do Festival Internacional de Cinema de Berlim, a Berlinale, foi publicado nesta quarta-feira (30) e revelou novas provas de sua participação no regime nazista. A pesquisa mostra que Bauer foi uma figura determinante no órgão alemão de propaganda nazista e tentou esconder isso.
"O estudo do Instituto Leibniz de História Contemporânea sobre o diretor-fundador da Berlinale, Alfred Bauer, confirma que seu papel no Reichsfilmintendanz [órgão criado por Joseph Goebbels em 1942 para controlar o cinema alemão com o uso propagandas de enaltecimento ao nazismo] foi mais significativo do que se sabia até então e foi sistematicamente encoberto por ele depois de 1945", diz uma publicação do Festival no Twitter.
Em 31 de janeiro, após o jornal alemão Die Zeit revelar que Bauer tinha cargo importante no órgão de Goebbels, o Festival anunciou que suspenderia o prêmio que levava seu nome. Na época, os organizadores negaram saber das informações e anunciaram o início de uma pesquisa "com apoio de especialistas externos" para investigar caso.
"Aproveitaremos essa oportunidade para iniciar uma pesquisa aprofundada sobre a história do festival com o apoio de especialistas externos", declararam os organizadores em nota publicada na época.
A pesquisa, encomendada há sete meses pela organização da premiação, foi realizada pelo Instituto de História Contemporânea Leibniz, da Alemanha. Segundo a nota divulgada pelo Festival, o historiador alemão Tobias Hof avaliou uma série de documentos da Alemanha nazista e concluiu que o fundador do Festival atuou no órgão de Goebbels entre os anos de 1942 a 1945 estando "bem informado sobre todos os procedimentos e processos da indústria e produção cinematográfica alemã".
"Os documentos também revelam que Alfred Bauer não era apenas um funcionário importante dentro do Reichsfilmintendanz, mas que também desempenhava seu trabalho de maneira comprometida e cautelosa", afirma a nota.

Publicado em Wed, 30 Sep 2020 17:05:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!