Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Jornada de Literatura de Passo Fundo é cancelada por falta de patrocínio

Por: FOLHAPRESS - PAULA SPERB
03/12/2019 às 20:30
Famosos

PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) - A Jornada Nacional de Literatura, evento de literatura e formação de leitores que ocorre há mais de 30 anos em Passo Fundo, no Ri...


PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) - A Jornada Nacional de Literatura, evento de literatura e formação de leitores que ocorre há mais de 30 anos em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, foi cancelada por falta de patrocínio. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3). A edição teria nomes como Silviano Santiago e Valter Hugo Mãe.
O tradicional evento, que leva milhares de pessoas à cidade gaúcha a cada edição, já havia sido adiado, de setembro de 2019 para março de 2020, com a expectativa de conseguir apoio financeiro nesse período. Em 2015, a Jornada foi cancelada em razão da crise econômica e voltou a ocorrer somente em 2017.
"As captações de recursos financeiros, via lei de incentivo e patrocínios, não foram favoráveis à realização dessa importante manifestação cultural. Esse cenário levou ao necessário cancelamento da 17ª Jornada Nacional de Literatura e da 9ª edição da Jornadinha Nacional de Literatura, programadas para março de 2020", diz a nota da Universidade de Passo Fundo (UPF).
De acordo com o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Rogério Silva, a ideia é que a Jornada ocorra em 2021. De acordo com o professor, ao longo do ano 300 agentes de leitura foram formados, escritores visitaram escolas e a organização levou leitura para pacientes de oncologia do hospital da região.
"O ano, economicamente, foi e está sendo muito difícil. As empresas estiveram cautelosas ao fazer investimentos. Isso, obviamente, reflete em todas as áreas. Fizemos uma série de esforços, juntamente com a prefeitura, fazendo contato com órgãos e instituições. Mas chega um momento em que precisamos tomar uma decisão. Buscamos redimensionar o evento. Infelizmente, não conseguimos ter as garantias suficientes", disse Silva à reportagem.
Em julho, quando o evento havia sido adiado, o professor Miguel Rettenmaier, da coordenação da Jornada, evitou citar nomes de patrocinadores que não estariam mais a apoiando, mas afirmou que a verba do Ministério da Cidadania estava mantida para 2019 e que seria enviado um novo projeto atualizado para manter o apoio federal para 2020, essencial para a realização.
Procurado pela reportagem, o Ministério do Turismo, agora responsável pela área da Cultura, ainda não se manifestou sobre o cancelamento.
A Jornada tem ações contínuas de formação de leitores. Entre elas, a adoção dos livros dos autores convidados para leitura pelos estudantes das escolas de toda a região. Em nota, a UPF afirmou que atividades como essas serão mantidas.
"Estão sendo planejadas para 2020 iniciativas e ações de forte adesão comunitária e escolar para o objetivo maior da Capital Nacional da Literatura, qual seja, formar leitores autônomos, críticos e esteticamente sensíveis, pois essa é a nossa missão e o nosso compromisso pelo desenvolvimento de uma sociedade leitora", disse a UPF.

Publicado em Tue, 03 Dec 2019 20:01:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!