Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Gabriel G Gomes

Estudante de Filosofia


Liberdade de expressão ou discurso de ódio?

Por: Gabriel G Gomes
19/05/2021 às 17:33
Gabriel G Gomes

A liberdade de expressão é normalmente utilizada como validadora para o discurso de ódio.

"Liberdade de expressão é poder se manifestar sobre aquilo que não ofenda ou ataque os sentimentos íntimos pessoais.” – Marcelo Itagiba.

Esta citação comprova que existe, sim, um limite para a liberdade de expressão, ao fazer disso algo maléfico.

Ademais, as redes sociais são as grandes responsáveis pela propagação do discurso de ódio, velado como liberdade de expressão. Um dos efeitos negativos causados pela rede social é o sentimento de "era da grosseria”, polarização e pensamento individualista, ocasionando assim, o alastramento do ódio, raiva, impaciência etc.

Uma parcela dos usuários se beneficia do anonimato para expelir mensagens preconceituosas e usam a "liberdade” a seu favor. No entanto, racismo, homofobia, machismo ou qualquer tipo de preconceito, não são liberdade de expressão. Vale ressaltar que a liberdade esbarra integridade moral do próximo, no que difamar, diminuir e excluir um indivíduo ou grupo se torna crime.

É necessário empatia para que a integridade física e sentimental do individuo alheio seja mantida. Piadas, comentários, ilustrações etc. que ofendam e firam a plenitude individual, ultrapassa o limite da expressão, e se tornam discurso de ódio.

Além disso, é importantíssimo entender que qualquer ato que viole a integridade moral de um indivíduo não é um ato de liberdade.  Basta lembrar daquele ditado "a liberdade de cada um termina onde começa a do outro” que foi dito pelo filósofo inglês Herbert Spencer.

Como resultado, a sociedade tem caminhado cada vez mais para o entendimento que, sim, existe limite, exemplos de comediantes, famosos etc. arcando com as consequências de seus atos ao praticar a injúria, discriminação e a difamação é a prova disso.

No entanto, um olhar mais crítico a prática desses atos deve continuar e se acentuar. As redes são as principais difusoras do discurso de ódio, mas ainda há outros. A difusão do discurso de ódio, velada como liberdade de expressão se mantém muito além das redes sociais.

Portanto, é necessário que se haja mais empatia entre os indivíduos, em virtude do entendimento do discurso de ódio propagado como liberdade de expressão. Há a necessidade de uma regulamentação mais rígida e severa em certos casos.

A liberdade é um dos conceitos mais importantes e lembrados da revolução francesa, todavia ela vem sendo difundida no mundo contemporâneo, utilizada como "bode expiatório” para a propagação do preconceito e ódio desenfreado. Obviamente, não condizendo com os ideais pensados e sugeridos antigamente.

Enquanto a liberdade de expressão for utilizada como legitimadora do discurso de ódio e raiva, há a necessidade de um limite para ela






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!