Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Antonio Soares Souza

Médico e doutor em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, membro Titular da Sociedade Paulista de Radiologia e do Colégio Brasileiro de Radiologia, professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio


Segurança nos exames radiológicos infantis

Por: Antonio Soares Souza
15/03/2021 às 14:32
Antonio Soares Souza

Uma preocupação constante de pais e médicos que precisam submeter crianças a exames de imagem, como radiografias, é o nível de radiação a que estarão expostas

O nível de radiação a que estarão expostas e as consequências no organismo das crianças.

Existem diferentes fatores ambientais e genéticos que determinam o efeito da radiação nas pessoas e pacientes pediátricos são particularmente mais sensíveis, pois possuem tecidos e órgãos em fase de desenvolvimento.

Exames que utilizam radiação são essenciais para o diagnóstico de algumas doenças e não podem ser desconsiderados pelos médicos. Nesses casos, é muito importante observar protocolos, capacitação da equipe responsável pelo exame e cuidados adotados pela clínica de medicina diagnóstica.

Atualmente há um grau de conscientização cada vez maior sobre o uso de exames radiológicos em crianças. Diversos estudos, campanhas, iniciativas nacionais e internacionais têm contribuído com a avaliação e otimização dos exames por imagem, tornando-os mais seguros e eficazes nos pacientes mais jovens.

Estar entre os fundadores de alguns um destes órgãos, como o LatinSafe, reforça meu papel em propagar informações para a conscientização de todos os envolvidos - desde os médicos solicitantes, radiologistas e técnicos executantes, além dos pais - sobre a tomada de decisão em seguir com os exames radiológicos de forma prudente.

Enquanto gestor de uma instituição referência em diagnóstico por imagem no país, compor e acompanhar o corpo clínico da radiologia pediátrica me permite certificar pais e médicos sobre o alto nível de capacitação dos profissionais envolvidos na realização dos exames e a utilização de protocolos adequados e personalizados para cada caso. Ações necessárias para minimizar a radiação no paciente, oferecer imagens de alta definição, melhorar a qualidade e a precisão diagnóstica.

Alinhado a este contexto, vale reforçar aos pais e responsáveis que exames radiológicos podem ser feitos com segurança e eficácia nas crianças, mas devem ser realizados em casos realmente necessários e com médicos capacitados.

O trabalho árduo e permanente sobre o uso racional dos exames de imagem nas crianças deve ser compreendido e aplicado no dia a dia para alcançarmos a excelência no diagnóstico com a mínima radiação possível, sempre procurando proteger a saúde e futuro desses pacientes.






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!