Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Servidora Pública Municipal, Docente Unilago, membra dos Coletivos Feministas Mulheres na Política, Mulheres do Brasil e Rita Lobato.
Foto por: Arquivo Pessoal
Servidora Pública Municipal, Docente Unilago, membra dos Coletivos Feministas Mulheres na Política, Mulheres do Brasil e Rita Lobato.

Redes de Apoio

Por: Prof. Dra. Amena Alcantara Ferraz
08/03/2022 às 14:30
Artigos

E a vida segue e nela fazemos mil planos e programações. Há quem planeje com fervor o futuro, desde qual será a sua profissão, a festa de casamento, o nascimento dos filhos, o destino de viagens e assim adiante. Há também quem segue sem muitos planos, apenas vivendo os episódios do dia a dia e os desafios que se apresentam para sobreviver nesse mundo um tanto quanto "adoecido”.


Tirando o fato que, sim, planejar a vida está ligado a possibilidade e a disponibilidade dos sonhos, expectativas e idealizações, e assim, torna-se um privilégio; quero refletir que a vida é um grande espetáculo, onde nem sempre temos o comando central.

Você está lá, seguindo o roteiro que preparou, e de repente, por exemplo, um tombo, daqueles bem bobos, te coloca em outra perspectiva desse espetáculo. Uma fratura de tornozelo, uma cirurgia de urgência, uma placa e nove parafusos, em plena segunda feira a noite em uma rua qualquer. Já pensou sobre essa possibilidade? Perguntas simples pipocam pela mente: Quem vai cuidar de mim? Quem vai cuidar da casa, dos animais domésticos, das crianças? Como vou trabalhar? Atividades da vida diária, como um simples banho ou se deslocar para buscar água para beber, tornam-se um grande evento e é nesse momento que é preciso acionar a rede de apoio.

Apoio é sobre "sustentar algo”. Podemos definir redes de apoio como vínculos e laços de confiança que se formam entre determinados grupos e espaços e que impactam diretamente nossa vida. De imediato, podemos pensar que essas redes estejam ligadas aos componentes familiares e amigos próximos, mas instituições formais, sejam elas do Estado ou da Sociedade Civil, também podem e devem ser redes de apoio. Rede de apoio é mecanismo de proteção.

Quando estudamos, na saúde coletiva, o modelo que explica como as interações entre os diferentes níveis de condições sociais produzem desigualdade em saúde (Determinantes Sociais de Saúde, de Dahlgren e Whitehead), um dos níveis desse modelo, demonstra exatamente a influência dessas redes, constituindo um elemento fundamental para a saúde da sociedade, ou seja, essas redes potencializam ou não o nosso processo saúde/doença.

Para além do caso que citei acima, do acidente doméstico que colocou uma pessoa jovem e ativa, em dependência, mesmo que momentânea, de um grupo de pessoas para apoiá-la nas suas atividades diárias, todos os dias, muitas de nós dependemos dessa rede de apoio para as ações do nosso cotidiano, como levar ou buscar filhos na escola, um vizinho que apoia no cuidado de um outro vizinho sozinho, uma amiga ou amigo que te escuta quando você já está na exaustão, um parente que te ajuda nos cuidados da casa, alguém que se prontifica a buscar os medicamentos na Unidade de Saúde e milhões de outros pequenos e grandes exemplos diários.

A conexão que quero trazer para a discussão nesse ato de fortalecimento da luta pelos direitos das mulheres é exatamente pensar sobre as nossas redes de apoio. Olhe ao seu redor e identifique quem são as pessoas que você pode contar no seu dia a dia para a execução dos seus diversos papeis que o compõe na sociedade. Quem são essas pessoas na sua maioria? Homens ou mulheres? Agora olhe para você e reconheça, você também é parte da rede de apoio de alguém

É importante sabermos que construímos nossas redes ao longo da vida. Nossos vínculos, afetos e relações são e serão a base de redes mais ou menos solidas. Finalizo lhe perguntando, e você, como tem se comunicado, construído e cuidado da sua rede de apoio?

 

Prof. Dra. Amena Alcantara Ferraz – Servidora Pública Municipal, Docente Unilago, membra dos Coletivos Feministas Mulheres na Política, Mulheres do Brasil e Rita Lobato.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!