Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Psicóloga, Docente, Educadora Corporativa em Comportamento Humano, Carreira, Inteligência Emocional e Bem-Estar, esposa e mãe de dois filhos.
Foto por: Arquivo pessoal
Psicóloga, Docente, Educadora Corporativa em Comportamento Humano, Carreira, Inteligência Emocional e Bem-Estar, esposa e mãe de dois filhos.

Sobre rainhas e coroas.

Por: Juliana Ferrari (@julianaferraripsi)
08/03/2022 às 12:00
Artigos

A minha história começa com outra personagem: minha mãe.


Apesar de eu passar por muitas dificuldades na educação infantil, parte da minha infância em um hospital realizando exames e intervenções para restabelecimento de minha saúde, além dos elevados riscos devido a vulnerabilidade social de onde morava em Guarulhos, posso dizer que tive como inspiração minha mãe. Mulher nascida em Monte Aprazível, interior de São Paulo, com mais 10 irmãos, professora de crianças especiais, foi uma das únicas a chegar ao ensino superior (se formou em Direito) e se tornou Investigadora de Polícia no DEIC em São Paulo, em uma turma na qual 90% dos integrantes eram homens. 

Na Academia de Polícia, em 1975, diziam que "policial não tinha sexo”, pois não tratavam com equidade e sim com uma suposta igualdade. Sofreu de dores musculares recorrentes pelas aulas de defesa pessoal, sofreu muita discriminação e preconceito. 

Voltou para sua terra natal de transferência e auxiliou a montar a Delegacia da Mulher, depois de se aposentar tornou-se Conselheira Tutelar e até esse período de pandemia trabalhou no seguimento de bar/restaurante. Quem a vê nem imagina, e mesmo naquela época por ser baixinha e magra (pesava cerca de 40 kg), que sempre foi uma mulher forte e cheia de energia, exercendo trabalho voluntário aos necessitados, com uma vida espiritual, familiar e profissional com vigor. Hoje, com 75 anos de idade apresenta a mesma força. 

Estou falando de uma mulher que me inspira diariamente e carrego em mim essa força. Fiz psicologia, mestrado em São Paulo, trabalhei com crianças com necessidades especiais por meio da equoterapia e comecei, há 17 anos, a dar aulas na faculdade de Psicologia, Carreira e Inteligência emocional, além de Gestão de Pessoas dando treinamento para liderança. Via no mundo corporativo muita desigualdade: onde estão as mulheres que via na graduação, na pós-graduação, nos treinamentos de liderança? Onde estão as mulheres nos cargos de liderança? Quantas mulheres e meninas tiveram que desistir do seu sonho de concluir o ensino superior por terem filhos, cuidarem de seus familiares e/ou por desenvolverem alguma doença mental? 

De acordo com pesquisa realizada por Daniel Freeman, psicólogo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, as mulheres têm 40% mais chances do que os homens de sofrer algum transtorno mental. O estudo foi feito a partir da análise de 12 pesquisas epidemiológicas de larga escala realizadas na Europa, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. A pesquisa também concluiu que as mulheres têm 75% mais chances de ter sofrido depressão em um período recente do que os homens, e 60% maior para ansiedade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a saúde mental da mulher é afetada por seu contexto de vida e por fatores externos socioculturais, econômicos, de infraestrutura ou ambientais e a identificação e a transformação desses fatores pode ser uma direção para prevenção primária. Foi o que fiz: percebi que para desenvolver a empatia, relacionamentos sociais positivos e saudáveis, liderar uma equipe e ter uma carreira realizadora e com sentido, é necessário, primeiramente, o desenvolvimento do autoconhecimento, do autocontrole, além da automotivação. A preservação da saúde mental é essencial para o enfrentamento das adversidades que a mulher enfrenta diante de tantas incertezas e de sobrecarga de papéis. Sou uma mulher que trabalho por e para mulheres e estou ao lado de outras torcendo e "consertando a sua coroa sem dizer que está torta”. 

 

Juliana Ferrari (@julianaferraripsi) – Psicóloga, Docente, Educadora Corporativa em Comportamento Humano, Carreira, Inteligência Emocional e Bem-Estar, esposa e mãe de dois filhos.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!