Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Benito Vella, 34, um dos líderes do grupo de bolivianos: "Choramos de verdade, mas estamos felizes com a renúncia"
Foto por: Augusto Fiorin
Benito Vella, 34, um dos líderes do grupo de bolivianos: "Choramos de verdade, mas estamos felizes com a renúncia"

Para bolivianos da região, renúncia de Evo mistura tristeza e alívio

Por: Augusto Fiorin
11/11/2019 às 11:47
Cidades

Dados do Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra), da Polícia Federal, registram mais de 500 bolivianos com endereços em Bady Bassitt, cidade a seis quilômetros de Rio Preto. Todos legalmente instalados no município e com autorização de residência no Brasil.


Hoje, esses imigrantes encontram-se preocupados com a situação do país de origem, após a renúncia do ex-presidente Evo Morales, que aconteceu neste domingo. Em todos os cantos da pequena cidade do Noroeste paulista, é possível notar a apreensão dessas pessoas, que têm muitas dúvidas sobre os rumos da nação.

Em sua casa, onde toda a família trabalha no ramo da confecção, Benito Vella, 34, um dos líderes do grupo de bolivianos, afirma reunir diversos sentimentos nesta segunda-feira, entre eles a tristeza, mas também o alívio.

"Choramos de verdade, mas estamos felizes com a renúncia. A situação de massacre nos preocupava, precisava ter um fim”, diz. 

"Mas acompanhamos todo o processo com o coração muito apertado, é necessário dizer. Evo foi um presidente que lutamos muito para elegê-lo como nosso representante. Infelizmente, se perdeu no caminho”, complementa. 

Ainda assim, dos 445 eleitores que compareceram às urnas em Bady no dia 20, 74% dos votos foram dados ao representante do partido Movimento ao Socialismo (MAS). A Organização dos Estados Americanos (OEA), acredita, porém, ter havido fraude no processo eleitoral. "Também acreditamos nisso”, completa.

Silbério Sandoval Leon, 22, divide da mesma opinião do compatriota. Para ele, venceu a democracia. "O povo boliviano conseguir fortalecer exatamente aquilo que ele sempre defendeu sem limites, a soberania popular”. 

Bady Bassitt, cidade de 16.850 habitantes, de acordo com o Atlas Temático - Observatório das Migrações em São Paulo, da Unicamp -, é considerada polo de atração de bolivianos. Eles representam 3% da população do município. Atuando na fabricação de roupas femininas, cada trabalhador tem renda mensal aproximada de R$ 3,5 mil.

Com o pedido de renúncia, a Constituição boliviana prevê que a sucessão começa com o vice-presidente, depois passa para o titular do Senado e depois para o presidente da Câmara dos Deputados, mas todos eles renunciaram com Evo. "Esperamos, sinceramente, que a transição seja serena e com respeito. Que nosso País, definitivamente, reencontre a paz e o desenvolvimento. Enfrentamos um mal necessário. A dor maior é saber que a Bolívia encontra-se à deriva, mas vai passar”, finaliza Vella. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!