Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Deputado federal Geninho Zuliani, que critica PEC dos municípios
Foto por: Divulgação
Deputado federal Geninho Zuliani, que critica PEC dos municípios

Deputado federal Geninho diz que PEC dos municípios é inadequada e inoportuna

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Lucas Israel
06/11/2019 às 19:48
Bastidores

O também deputado federal Luiz Carlos Motta, assim como Geninho, diz votar contra proposta de Jair Bolsonaro


Não vinga...
A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que reduz o número de municípios no Brasil é vista com assombro por dois dos três deputados federais que representam a região de Rio Preto e que vão se manifestar sobre o projeto em Brasília. Eles apostam que a medida, que redesenharia o mapa regional, não deverá prosperar no Congresso Nacional. 

No olho do furacão
Uma vez aprovada, a PEC do Pacto Federativo coloca de cara 15 municípios da região no olho do furacão. São cidades com menos de cinco mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% do orçamento total. Ou seja, totalmente dependentes do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Outras 20 cidades entram em alerta. Também não chegam a 5 mil moradores, mas, pelo menos por enquanto, conseguem colaborar com mais de 10% da receita total. 

Saiu da toca 
O deputado federal de Olímpia, Geninho Zuliani (Democratas), por exemplo, começou o mandato desfilando compatibilidades entre ele e o governo federal. Até o momento, vinha evitando colocar o pé em bola dividida e temas espinhosos, como a declaração do colega  Eduardo Bolsonaro (PSL) sobre ressuscitar um novo AI-5. Mas, desta vez, percebeu que mexer com prefeitos irritados e eleitores frustrados não é boa ideia. E entrou na polêmica... 

Inadequado e inoportuno 
"Acho inadequado, inoportuno e tenho dúvidas quanto à questão jurídica. Não sei se isso  pode ser feito por uma PEC, talvez somente por uma assembleia constituinte”, diz Geninho. Ainda segundo o deputado, os municípios têm se esforçado muito diante da crise para crescer e para se viabilizar. "Eu acho que não é esse o problema do País. São Tantos outros e os municípios não podem ser penalizados, muito menos suas populações”, continua. 

Quase zero 
Para o deputado, a chance de a PEC prosperar na Câmara Federal é quase nula em virtude da insegurança jurídica toda e do prejuízo à população dos pequenos municípios brasileiros. "De antemão eu avanço que meu voto de qualquer forma será contrário a essa medida. E a chance de a PEC prosperar no Congresso Nacional é quase zero”, completa ele. 

Vota contra 
Por meio de sua assessoria, o deputado Luiz Carlos Motta (PR) é mais econômico nas palavras, mas também não vê como viável a medida. Assim como Geninho, ele acredita que a PEC não avançará no Legislativo Federal e diz que vota contra. 

Sem tempo 
O deputado federal de Fernandópolis Fausto Pinato (PP) preferiu não se pronunciar sobre o tema. Procurada, a assessoria dele, que vem se mantendo como apoiador incondicional do governo federal, disse que é preciso mais tempo para que o parlamentar possa formular um posicionamento.

Reação

A grita também é grande os prefeitos de cidades com menos de 5 mil habitantes da região de Rio Preto e a Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA). São pelo menos 49 cidades que podem ser afetadas. Confira mais detalhes aqui.


O foco de Elsinho 
E por onde anda o rio-pretense Elsinho Mouco, o marqueteiro e amigo pessoal do ex-presidente Michel Temer (MDB)? Elsinho anda focadíssimo na produção de um documentário que pretende eternizar o período do emedebista na cadeira política mais poderosa do País, intitulado "O Brasil de Temer”. Elsinho conta que já tem mais de 20 horas de gravação e que a ideia é lançar o documentário em março. 

A trama
Questionado sobre o ex-presidente, recentemente absolvido pelo juiz federal Marcus Vinícius Reis Bastos no caso da conversa com Joesley Batista, da JBS, mas ainda com algumas encrencas para resolver na Justiça, Elsinho afirma que Temer não pretende se envolver direta ou indiretamente nas eleições de 2020. "O foco agora é provar a inocência, é dedicar na sua defesa, é desvendar a trama montada contra ele”, afirmou.

Rindo sozinha 
Angélica Mussi e sua equipe está rindo sozinha. Sem a marca oficial do Feirão da Caixa, que mudou sua estratégia e passou a estimular os correspondentes bancários, e diante de um cenário macroeconômico que apresenta melhoras, mas ainda bipolar, havia cautela natural em torno da 15ª edição da Construweek, uma das mais tradicionais feiras de negócios imobiliários do interior de São Paulo. Mas o mercado mostrou que está otimista. 

Vendeu tudo
Nesta quarta (6) todos os 30 estandes estavam vendidos, com a participação das principais incorporadoras que já atuam na região e que estão levando para a feira de negócios seus lançamentos. Mas também com atração de duas empresas de fora, sendo uma de Minas Gerais, que estreiam por aqui. Outra novidade é a abertura de espaço para serviços em condomínios. Ou seja, a feira foi totalmente tomada pelos players do mercado imobiliário, de produtos e serviços. 

Seguem as expectativas 
Em 2018, a feira gerou um volume de negócios estimado em mais de R$ 58 milhões e recebeu um público de 7 mil pessoas. A expectativa para 2019 é superar estes números dado o reaquecimento do setor. A ConstruWeek 2019 acontece de 8 a 10 de novembro, no Plaza Avenida Shopping, em Rio Preto.

Tá ok

A Prefeitura aceitou os pareceres técnicos apresentados pela Constroeste e a Construtora Alpha Vitória Ltda para a reforma da estação Ferroviária de Rio Preto. O local irá receber um museu e ainda será a nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A abertura dos envelopes será feita no dia 14 de novembro, às 8h30 da manhã.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!