Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Espetáculo Circo Lando - O maior espetáculo da terra
Foto por: Carol Romani
Espetáculo Circo Lando - O maior espetáculo da terra

Festival "Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato” promete diversão para a garotada no final de semana

Por: Redação
20/01/2022 às 11:04
Cultura e Diversão

Primeiro final de semana do Festival é marcado por três apresentações no teatro do Sesi e atividades formativas no Espaço Criativo Fábrica de Sonhos


 

Fim de semana com teatro de graça para a garotada em São José do Rio Preto. O Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato, cuja 15ª edição começa nesta sexta-feira, dia 21, movimenta o "finde" com três apresentações no teatro do Sesi Rio Preto. Realizado pela Cia. Fábrica de Sonhos, o festival segue até o dia 31, ocupando também a região central da cidade e o Riopreto Shopping, além de oferecer uma generosa programação de atividades formativas no Espaço Criativo Fábrica de Sonhos, realizadas sempre no período da manhã.

 

Na sexta-feira, dia 21, às 15h, quem abre as apresentações no teatro do Sesi é a companhia anfitriã, com o espetáculo "Era uma vez...O Leão e o Ratinho", que tem direção de Guido Caratori e traz no elenco as atrizes Amine Boccardo e Livia Terra. Na peça, elas são as Naná e Nenê, duas primas com muita imaginação. Em uma noite cheia de tédio, começam uma contagiante brincadeira de contar histórias e a fábula escolhida é "O Leão e o Ratinho", do grego Esopo. De forma lúdica e divertida, as primas entram na narrativa e vivem intensamente todas as aventuras das personagens. Entre ficção e realidade, no quarto de uma das primas, a fábula é encenada abordando importantes temas como liberdade, opressão e diplomacia.

 

Também na sexta, dia 21, às 19h, no Espaço Criativo Fábrica de Sonhos, os artistas de "Era uma vez...O Leão e o Ratinho" abrem a série de bate-papos "Diálogos sobre a cena", com troca com o público mediada pelo jornalista e crítico teatral Dib Carneiro Neto. Os "Diálogos sobre a cena" serão feitos sempre às 19h até o final da programação do Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato.

 

O sábado, dia 22, começa com atividade formativa no Espaço Criativo Fábrica de Sonhos às 10h30. As atrizes de "Era uma vez...O Leão e o Ratinho" ministram a oficina "Da concepção ao ato cênico pelo método da Cia. Fábrica de Sonhos", evidenciando a figura do "ator criador" no processo criativo do grupo teatral rio-pretense. No teatro do Sesi, às 15h, tem a peça "Yaga - Uma História para Crianças Corajosas", da Severina Cia de Teatro, de Pindamonhangaba.

 

Dirigida por Lilian Guerra e com as atrizes Laila Gama. Hérica Ferreira, Amanda Leite e Laryssa Brandão no elenco, a peça da Severina apresenta duas crianças que contam a história da menina Vasalisa por meio de bonecas de pano e brincadeiras. Os objetos no quintal se tornam perigosos desafios na floresta escura, e um varal de roupas esconde a monstruosa casa da bruxa. Uma história sobre descobrir sua própria coragem.

 

No domingo, dia 23, às 10h30, as artistas da Severina realizam, no Espaço Criativo Fábrica de Sonhos, uma oficina de bolha de sabão gigante voltada para o público infantil. Já no teatro do Sesi, às 15h, tem a peça "Flúvio e o Mar", do Agrupamento de Artistas, de Rio Preto.

 

Com direção de Tiago Mariusso e elenco formado por Ailton Rodrigo, Hugo Ferreira e Marcelo Nogueira, "Flúvio e o Mar" conta a história de um menino de nome aquático que mora na pequena cidade de Elmo das Pedras e que um dia decide partir em uma aventura em busca de seu sonho: conhecer o mar. E agora? O que Flúvio irá fazer? Será que este é um destino sem volta?

 

Os ingressos para as peças do Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato são gratuitos e podem ser retirados no estande do evento no Riopreto Shopping Center. Cada pessoa pode retirar até quatro ingressos por peça.

 

Teatro de rua

 

A programação de rua do O Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato tem início na segunda-feira, dia 24, com a Cia. Fábrica de Sonhos, que apresenta na Praça Rui Barbosa, às 17h, "Circo Lando – O Maior Espetáculo da Terra". A peça conta a história dos irmãos Lando: Tito e Federico Formiga Lando, que cresceram em um circo da família. No final da adolescência, Tito assume a administração do circo, enquanto Federico vai embora para estudar no exterior. Ao retornar ao País, depois de uma longa temporada, ele reencontra o irmão ainda no circo e é exatamente neste momento que a história começa a ser contada. Com o objetivo de valorizar a cultura do circo, seus aspectos e sua diversidade, a peça, dirigida por Guido Caratori proporciona alegria e encanto ao público

.

A segunda-feira, dia 24, também é marcada pelo workshop "O teatro e a música: parceiros no processo de criação", que o Agrupamento de Artistas realiza no Espaço Criativo Fábrica de Sonhos às 10h30. A atividade propõe a descoberta prática a partir de elementos cotidianos que possam sugerir sons, inclusive o próprio corpo, para sonorização cênica. As inscrições para as atividades formativas podem ser feitas por meio do site oficial do Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato: https://festivaldejaneiro.com/.

 

A 15ª edição do Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), e da Cia. Fábrica de Sonhos e conta com o patrocínio do Riopreto Shopping Center e apoio do Sesi, Bebidas Poty, Brigadella e World Games.

  

 

SERVIÇO

15º Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato

De 21 a 30 de janeiro de 2022

Apresentações no teatro do Sesi (15h), na área central de Rio Preto e no Riopreto Shopping (17h)

Retransmissão pelo Youtube da Cia. Fábrica de Sonhos: https://www.youtube.com/channel/UCbywgkj4fCJvmP1RZJdsFfQ

Retirada gratuita de ingressos no Riopreto Shopping Center (Praça 1)

Espetáculo Leão e o Ratinho
Foto por: Victor Natureza
Espetáculo Leão e o Ratinho






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!