Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Uma das instalações da Cobb, instalada em Guapiaçu
Foto por: Divulgação
Uma das instalações da Cobb, instalada em Guapiaçu

Missão chinesa chega a Rio Preto para avaliar polos de avicultura da região

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Lucas Israel
05/11/2019 às 19:56
Bastidores

As empresas Cobb (de Guapiaçu) e Hy-line (de Nova Granada) são alvos das visitas de quatro auditores e dois intérpretes


Frango na China 1
Uma missão com seis integrantes do governo da China, todos funcionários de órgão chinês equivalente ao Ministério da Agricultura, está em Rio Preto para uma auditoria inédita que pode abrir as portas do país asiático a produtos avícolas de dois importantes polos de genética de aves da região: a Cobb, instalada em Guapiaçu; e a Hy-line, de Nova Granada. 

Frango na China 2 
Os trabalhos dos chineses na Hy-line ocorrem nesta quarta-feira (7). Na quinta-feira (8), o grupo passa o dia na Cobb. A comitiva é formada por quatro auditores e dois tradutores. O anfitrião aqui em Rio Preto é o médico veterinário Fernando Gomes Buchalla, que responde pelo Escritório de Defesa Agropecuária de Rio Preto, órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. 

Interesse inédito 
Buchalla explica que é um trabalho tenso, porque é primeira vez que a região recebe representantes do mercado asiático para este tipo de avaliação. E também por se tratar de um levantamento minucioso e criterioso que avalia se as empresas, e também os órgão públicos responsáveis por controle e fiscalização, cumprem os protocolos zoosanitários exigidos para exportações. Atualmente, a Cobb e a  Hy-line já são as principais fornecedoras do mercado na América Latina. 

Passaporte para a China 
Antes de chegar a Rio Preto, o grupo chinês já passou por laboratórios e setores de fiscalização da Secretaria de Agricultura e Abastecimento que funcionam em Campinas e Descalvado. A auditoria que está sendo feita pelos chineses vai habilitar ou não as duas empresas de avicultura da região a vender seus produtos. Uma vez habilitadas, elas ganham o que se pode chamar de "passaporte” que as autoriza a vender para o cobiçado mercado chinês. 

Leia íntegra da coluna bastidores clicando aqui.








Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!