Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Pablo Dávalos - Engenheiro de Produção  MBA executivo em Gestão Industrial pela FGV,  Green Belt e Black Belt na metodologia Six Sigma,  Gerente Administrativo, Consultor em PCP Planejamento e Controle de Produção
Foto por: Arquivo Pessoal
Pablo Dávalos - Engenheiro de Produção MBA executivo em Gestão Industrial pela FGV, Green Belt e Black Belt na metodologia Six Sigma, Gerente Administrativo, Consultor em PCP Planejamento e Controle de Produção

A Relação homem x felicidade

Por: Pablo Dávalos
11/01/2022 às 11:03
Artigos

Estamos sempre à procura da minimização do sofrimento e da maximização da felicidade.


Procuramos para isso, entre muitos fatores, a religião para satisfazer nossa necessidade de estar bem intimamente perante uma força maior, mas nos esquecemos que empiricamente a religião é apenas um trato entre homens, uma ferramenta utilizada para a preservação da ordem social e a organização fatídica para conquistar uma sociedade que trabalhe em mutua cooperação. Em contrapartida, a espiritualidade se torna de fato o verdadeiro caminho para a satisfação do desejo de ser feliz.

Quando confrontamos nossos próprios paradigmas de uma maneira infinitesimalmente sincera, costumamos nos inquirir com perguntas simples: "Quem sou eu?”, "Qual é o sentido de minha vida”, "Para que vim ao mundo e o que é fazer o bem? Devo fazer?”. Em momentos como estes podemos dizer que experimentamos algo espiritual maior que todas as coisas com as que estamos cotidianamente acostumados. As pessoas dizem que Deus ajuda a quem se ajuda, o que na verdade significa que somente nós temos o poder para além de nos ajudar, ajudar ao próximo, mudar a vida alheia ou trabalhar em algo em prol ao bem maior e coletivo. Algo substancialmente impossível para pessoas nas quais a espiritualidade, e como consequência a felicidade, ainda não está desenvolvida. Pessoas cheias de si e vazias dos demais com que convivem.

Cientistas modernos insistem em dizer que o crescimento econômico é vital para a sociedade moderna por diversas razões, entre elas a que mais se destaca é que quando se produz mais, podemos consumir muito mais, de modo a elevar nosso padrão de vida, satisfazer nossos anseios e supostamente usufruir de uma vida mais feliz. Mas o criador da Teoria da Relatividade, Albert Einstein certa vez escreveu em um bilhete: "uma vida calma e modesta traz mais felicidade do que a busca pelo sucesso combinada a constante inquietação”. Embora a Teoria da felicidade de Einstein não seja tão famosa como a da relatividade, em dias modernos ela se encaixa perfeitamente melhor quando pensamos em corporações, nações e organizações que operam unicamente pela proliferação do lucro e não pela cooperação mutua em prol a algo maior. É comum hoje entendermos a inquietação a qual Einstein se referia. Sacrificamos nossas vidas escravizando nosso tempo para marcas por um preço que jamais conseguiremos pagar, acontece que é muito comum pessoas serem vítimas de guerras e campanhas marketeiras sem que isso tenha sido provocado por elas, mas afetam diretamente suas vidas.

Estudantes são mensurados segundo suas notas médias e professores segundo seu desempenho e isso tem mais importância do que os valores que cada indivíduo carrega dentro deles. Pessoas são avaliadas pelos seus currículos ou posições estratégicas em cada empresa, pesos, medidas, alturas, graduações, roupas, carros que dirigem. A partir do momento que a sociedade adota parâmetros de mensuração para definir que um ser humano é melhor que o outro por certos materialismos, a nossa realidade humanística foi transformada e automaticamente a felicidade de todos fica submissa, violada e comprometida. Ao longo dos séculos temos avançado tecnologicamente, mas regredido humanamente, fizemos escolhas duras objetivando a evolução científica, mas arriscamos a nossa felicidade verdadeira, com o padrão de vida atual que possuímos. Esta é somente uma opinião de um único ser em bilhões do universo que podemos mudar e melhorar.

Pablo Dávalos

Engenheiro de Produção

MBA executivo em Gestão Industrial pela FGV

Green Belt e Black Belt na metodologia Six Sigma

Gerente Administrativo e Consultor em PCP Planejamento e Controle de Produção







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!