Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Veja passo a passo como acessar Balcão de Empregos
Foto por: Reprodução
Veja passo a passo como acessar Balcão de Empregos

Balcão de Empregos cresceu 76% nos últimos dois anos

Por: Redação
10/01/2022 às 10:25
Emprego

Em 2021, foram anunciadas 12.580 vagas. Veja como contratar, ou ser contratado além de vagas disponíveis nesta segunda-feira (10)


Mulher, com ensino médio completo e que tenha pelo menos seis meses de experiência para atuação em funções no Comércio ou em Serviços: esse foi o principal perfil buscado pelas empresas contratantes que anunciaram oportunidades no Balcão de Empregos em 2021.


De 1º de janeiro a 31 dezembro, o serviço gratuito mantido pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria do Trabalho e do Emprego, registrou 12.580 vagas. O número reflete um crescimento acumulado de 76% do Balcão nos últimos dois anos, uma vez que foram anunciadas 8.027 vagas em 2020 e 6.692 vagas em 2019.

 

"Mesmo com os desafios impostos pela pandemia e também por causa deles, intensificamos nosso trabalho de busca ativa de vagas juntos às empresas, nos colocando como parceiros dos contratantes e ponte entre trabalhadores que buscam oportunidades”, destaca a secretária Adriana Romano. 

 

Segundo o balanço, as funções para as quais mais vagas foram anunciadas foram: merendeira escolar, vendedor, operador de caixa, operador de produção, desossador, porteiro, açougueiro, auxiliar de limpeza, atendente, motorista entregador, nutricionista e estágios diversos.


Para 51% das oportunidades pediu-se ao menos seis meses de experiência anterior na função e para 48% foi exigida qualificação prévia. 


Em termos de formação, a maioria das vagas exigiu ensino médico completo (47%), seguido por fundamental completo (24%), superior completo (10%), médio Incompleto (8,92%), especialização (5%), mestrado (3%), fundamental incompleto (2%) e sem necessidade de alfabetização (0,08%).

 

54% das vagas foram específicas para contratação de profissionais do sexo feminino, 25% para masculino e 21% para ambos. 

 

A média salarial por vaga ofertada foi de R$ 1.871,43, sendo que em 74% das vagas havia pelo menos dois benefícios agregados, especialmente vale transporte e auxílio alimentação.


As informações geradas e compiladas pela própria secretaria servem para análise e definição de novas estratégias e políticas públicas de fomento à empregabilidade.


CONTRATANTE: Anúncio de vagas


Empresas interessadas em anunciar no Balcão de Empregos podem utilizar o sistema de divulgação por meio site www.riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos, preenchendo formulário sobre as vagas.


Também é possível entrar em contato diretamente com a secretaria pelo telefone 3211 4950 ou ir até sua sede, na Prefeitura Regional Norte (av. Alfredo Antônio de Oliveira, 2077).

 

No sistema, o contratante consegue visualizar as informações profissionais dos candidatos que manifestaram interesse na vaga. Os currículos dos selecionados são enviados na íntegra ao e-mail informado no momento de cadastro da vaga.


O contratante ainda pode solicitar à secretaria a reserva gratuita de salas de seleção e treinamento, entre outros suportes.


TRABALHADOR: passo a passo de acesso ao Balcão de Empregos 


O Balcão de Empregos está disponível ininterruptamente e pode ser acessado via computadores, tabletes e smartphones conectados à internet. O acesso online garante mais comodidade, praticidade e economia aos usuários.


1. No site www.riopreto.sp.gov.br, clique em acesse serviços. Na CARTA DE SERVIÇOS, procure pela Secretaria do Trabalho e clique em BALCÃO DE EMPREGOS/ACESSAR SERVIÇO ONLINE. O mesmo caminho pode ser feito diretamente pelo link do Balcão de empregos

 
2. No primeiro acesso, como CANDIDATO NÃO CADASTRADO, clique em QUERO ME CADASTRAR.


3. Preencha o formulário de DADOS PESSOAIS, que inclui informações como ‘início da residência em Rio Preto’, ‘PCD (pessoa com deficiência) e códio CID’, além do detalhamento para candidatos nessa condição.


4. Siga para DADOS PROFISSIONAIS e preencha informações como ‘escolaridade’, ‘CNH – Categorias’ e ‘Experiências profissionais’.


5. Em DADOS DE UTILIZAÇÃO observe orientações, sendo a principal delas: ‘para que os dados sejam enviados às empresas deve-se adicionar interesse na vaga selecionada’.


6. Feito o cadastro, o usuário terá aceso à PÁGINA DO CANDIDATO, onde poderá realizar edição em DADOS CADASTRAIS, BUSCAR VAGAS ou verificar CURSOS.


7. Em BUSCAR VAGAS, o candidato pode pesquisar oportunidades por meio de critérios como: cargo, tipo de vaga, sexo, descrição da atividade, local e quantidade de vagas. Também é possível conferir todas as vagas disponíveis.


Em cada uma das vagas, é possível verificar DETALHES para conhecimento de: salário, benefícios, local de trabalho, dia da semana, horário, escolaridade mínima exigida, faixa etária, sexo, categoria de CNH pedida. Havendo desejo em candidatar-se, o usuário clica em ADICIONAR INTERESSE.


Além do registro de DADOS CADASTRAIS e pesquisa BUSCAR VAGAS, o usuário também podem verificar CURSOS, para saber quais capacitações estão com inscrições abertas. Em caso de interesse, a pré-inscrição de cursos é feita imediatamente.


Confira vídeo do passo a passo


Atenção!


O currículo dos candidatos NÃO é enviado automaticamente às empresas anunciantes do Balcão. Por isso, é necessário que o usuário clique em ADICIONAR INTERESSE, se desejar que o currículo seja enviado à respectiva vaga.


O cadastro de usuário tem validade de 120 dias corridos – sendo que dez dias antes deste prazo o sistema comunica via e-mail sobre a possível inativação. O que significa que para manter o currículo ativo, o candidato deve acessar o portal dentro desse período, caso contrário o cadastro é inativado. A reativação é feita presencialmente na sede da secretaria.


Veja vagas disponíveis no Balcão de empregos em 10 de janeiro






 











Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!