Este site usa cookies para garantir que vocテェ obtenha a melhor experiテェncia.

サソ

Nicarテ。gua tem direito de processar opositores, diz petista que dirige Foro de SP

Por: FOLHAPRESS - Fテ。IO ZANINI
25/11/2021 テs 14:00
Brasil e Mundo

Sテグ PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Principal dirigente do Foro de Sテ」o Paulo, a petista Monica Valente defendeu em entrevista veiculada nesta quinta (25) a decisテ」o do go...


Sテグ PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Principal dirigente do Foro de Sテ」o Paulo, a petista Monica Valente defendeu em entrevista veiculada nesta quinta (25) a decisテ」o do governo nicaraguense de processar opositores polテュticos do ditador Daniel Ortega.

"No mテゥrito, o governo nicaraguense tem toda a razテ」o em processar essas pessoas, com base na sua prテウpria lei, com base no direito internacional", disse ela, em live do site Opera Mundi.

Secretテ。ria-executiva da entidade, que reテコne partidos latino-americanos de esquerda, Valente justificou as atitudes de Ortega com base em uma lei nicaraguense que proテュbe o financiamento estrangeiro a ONGs e organizaテァテオes polテュticas. Esse tipo de vedaテァテ」o, disse, テゥ comum em vテ。rios paテュses, inclusive no Brasil.

"As pessoas que foram presas e estテ」o sendo investigadas receberam comprovadamente muitos recursos, milhテオes de dテウlares de programas estadunidenses, de テウrgテ」os como o Usaid [agテェncia dos EUA para desenvolvimento internacional]. Qualquer um pode entrar na pテ。gina do Congresso Americano e verificar."

Ela afirmou, porテゥm, que テゥ possテュvel discutir se a prisテ」o de opositores de Ortega テゥ a melhor opテァテ」o nesse caso. "Eu tenho muitas dテコvidas sobre essa estratテゥgia. Mas quem sou eu para concordar ou discordar? Podemos compartilhar reflexテオes se essa テゥ a melhor estratテゥgia para combater os ataques imperialistas. Se テゥ prender ou se テゥ ter processo de negociaテァテ」o polテュtica, com mediaテァテ」o internacional", disse.

Ortega, que estテ。 no poder hテ。 14 anos, foi reeleito no テコltimo dia 7 para um quarto mandato consecutivo. O pleito foi amplamente condenado pela comunidade internacional por ter sido de fachada. Antes da votaテァテ」o, sete candidatos presidenciais de oposiテァテ」o foram presos pelo governo nicaraguense.

A situaテァテ」o no paテュs centro-americano respingou na prテゥ-candidatura presidencial de Luiz Inテ。cio Lula da Silva. Ao jornal El Paテュs Lula relativizou a ditadura de Ortega, comparando seu tempo de permanテェncia no poder ao da primeira-ministra alemテ」 Angela Merkel, que estテ。 se despedindo do cargo apテウs 16 anos.

Antes, o prテウprio PT havia saudado a eleiテァテ」o como uma grande manifestaテァテ」o democrテ。tica do povo nicaraguense. Apテウs a repercussテ」o negativa, a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, disse que a nota publicada nテ」o havia sido aprovada pela direテァテ」o partidテ。ria, mas nテ」o criticou o pleito.

Integrante da Executiva Nacional do PT, Valente declarou que nテ」o vテェ contradiテァテ」o no fato de o partido apoiar a democracia no Brasil e ao mesmo tempo defender governos de paテュses como Nicarテ。gua, Cuba e Venezuela, todos governados por ditaduras de esquerda.

"Nテ」o tem contradiテァテ」o defender a concepテァテ」o democrテ。tica que o PT tem e ao mesmo tempo o direito internacional, a autodeterminaテァテ」o dos povos, a nテ」o ingerテェncia e o multilateralismo."

Deu como exemplo negativo de interferテェncia externa a presenテァa dos EUA no Afeganistテ」o, encerrada de forma caテウtica em agosto, com o retorno do Talibテ」 ao poder. "Os EUA ocuparam o Afeganistテ」o por 20 anos. Saテュram de lテ。 e, em duas, trテェs semanas, tudo que disseram que iam combater, como o machismo, voltou."

Ao fazer um balanテァo de 2021 para a esquerda latino-americana, Valente viu como ponto positivo a eleiテァテ」o regional na Venezuela, em que forテァas ligadas ao ditador Nicolテ。s Maduro foram amplamente vitoriosas.

"O Estado profundo estadunidense, seja o governo, sejam os setores empresariais imperialistas, tinham uma expectativa de que nessa eleiテァテ」o o governo nテ」o se saテュsse tテ」o bem. Mas o governo Maduro saiu muito fortalecido, e o impテゥrio [EUA] terテ。 que repensar suas estratテゥgias", disse.

Ao falar sobre Cuba, afirmou que hテ。 uma desesperanテァa na ilha, em razテ」o do bloqueio econテエmico imposto pelos EUA, mas tambテゥm elogiou a forテァa da populaテァテ」o, que continua defendendo o regime comunista.

"A forテァa da Revoluテァテ」o Cubana テゥ muito grande. Havia uma expectativa de que arrefecesse com o falecimento de Fidel [Castro, hテ。 cinco anos], mas isso nテ」o aconteceu. Hテ。 dificuldade, hテ。 descontentamento do povo. Como vocテェ vive 60 anos numa ilha de 11 milhテオes sendo acossado, sem poder importar seringa, por causa do bloqueio? Lテウgico que isso causa descontentamento", afirmou.

A ilha foi palco de raras manifestaテァテオes contrテ。rias ao regime em 11 de julho, reprimidas pelas autoridades.

Ela tambテゥm mencionou o segundo turno que serテ。 disputado no Chile em dezembro entre o esquerdista Gabriel Boric e o ultradireitista Josテゥ Antonio Kast. "Vocテェ jテ。 imaginou que tristeza o Chile de Salvador Allende [presidente de esquerda derrubado num golpe em 1973] ser governado por um tipo como esse [Kast], que テゥ um Trump, Bolsonaro e Le Pen repaginado?"



Publicado em Thu, 25 Nov 2021 13:33:00 -0300





サソ

Anunciar no Portal DLNews

Seu contato テゥ muito importante para nテウs! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rテ。pido possテュvel!