Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Novo trecho de ciclovia em Rio Preto recebe o nome de José Saran Neto

Por: Redação
19/11/2021 às 17:51
Cidades

A pista tem 1,66 km de extensão e liga a avenida de Maio até a vicinal João Parise, será inaugurado domingo(21)


Os ciclistas de Rio Preto ganham neste domingo, dia 21, mais 1,66 km de ciclovia, no trecho que tem como ponto de partida a Av. Ricardo Siqueira de Mendonça/Estrada Vicente Polachini/Trecho Av. Nadima Damha. O percurso recebeu o nome do rio-pretense José Saran Neto, que perdeu a vida num acidente em agosto de 2020, quando pedalava pelo acostamento da vicinal Dr. José Arroyo Martins, que liga Mirassol a Bady Bassitt. Ele foi atingido por um carro que transitava no sentido contrário.

 

 

Essa foi a segunda ciclovia a receber nome de um ciclista de Rio Preto. A primeira foi anunciada em 23 de setembro e compreende a pista da avenida Bady Bassitt, com 8,05 km de extensão no trecho que tem como ponto de partida a avenida Juscelino Kubitscheck, cruzamento com a rua Francisco Antônio dos Santos, percorrendo toda a extensão da avenida Bady Bassitt até a Philadelpho Gouvea Netto. O percurso recebeu o nome do rio-pretense Rodrigo Dias Tozo, um comerciante e ciclista que sofreu acidente fatal em dezembro de 2018. Ele pedalava em grupo pelo acostamento da rodovia Washington Luís, quando foi atingido por um carro.

 

De acordo com o secretário Fábio Marcondes, as ciclovias encorajam o uso das bicicletas como meio de transporte, o que reduz o número de veículos no trânsito pesado e uso de combustíveis. "O fato de existir a ciclovia exige que os motoristas reconheçam que os ciclistas também usam as ruas, com o mesmo direito que qualquer cidadão. A ciclovia oferece segurança para o ciclista e contribui para reduzir os acidentes que envolvem carros, motos e bicicletas, demarcando uma faixa especial para os ciclistas”, disse Marcondes.

 

Rio Preto possui agora 26,55 km de ciclovias, em vários pontos da cidade.

 

 

Quem é ele

 

José Saran Neto perdeu a vida num acidente em agosto de 2020, quando pedalava pelo acostamento da vicinal Dr. José Arroyo Martins, que liga Mirassol a Bady Bassitt. Ele foi atingido por um carro que transitava no sentido contrário.

 

Desde 2003, a bicicleta entrou na vida dele de forma mais efetiva. Além de pedalar, a bike era também seu negócio. Em sua oficina fazia todo tipo de manutenção e limpeza.

 

Ele mesmo dizia que o caminho profissional tinha sido longo e de muitos aprendizados e batalhas, mas que não tinha nascido para competir com ninguém, nem para sabotar o caminho dos outros. "Faz o seu que Deus abençoa. Acredite no seu potencial que Ele te fará avançar”, dizia Saran.

 

Ele sempre pedalou, sempre amou muito o que fazia, era a paixão da vida dele. E sempre foi muito preocupado com a segurança, tanto que no seu grupo de pedal, ela mostrava uma preocupação muito grande com a segurança e sempre frisava a importância dos equipamentos necessários como capacetes, luvas, os equipamentos para a bicicleta e onde andar. Ele era até "chato” em relação a isso.

 

Saran sempre postava em sua página profissional como cuidar uns dos outros, da segurança dos outros, dos equipamentos, da mountain bike, fazendo questão de ressaltar esses cuidados.

 

Ciclovias

• Av. Bady Bassitt, com 8,05 km de extensão, sendo:

o Av. Bady Bassitt: 6,60 km

o Av. J.K. de Oliveira: 0,55 km (considerada apenas a ciclovia; atualmente a pista de caminhada é utilizada por ciclistas, apesar de sinalização de proibição)

VDT Jordão Reis: 0,90 km

• Lago 3 (Prefeito Roberto Lopes de Souza) : 1,97 km

• Av. Philadelpho (Dr. Wilson Romano Calil): 6,25 km

• Av. Nametalah Youssef Tarraf: 0,16 km.

• Residencial Fraternidade: 2,21 km.

• Av. Ernani Pires Domingues: 2,10 km.

• Av. Chosso Okanobo: 0,79 km.

• Av. Dr. Lotf João Bassitt: 0,76 km.

• Av. Cecconi e Gerosa e parte da Av. Nadima Damha: 1,0 km.

• R. Izidoro Pupin: 0,50 km.

• Av. Pedro Vilela Machado: 0,55 km

• Av. Manoel Miceli: 0,1 km.

• Rua Josias Frazzato: 0,40 km.

• Av. Raife Rached Abissamra: 0,13 km.

• Av. Ricardo Siqueira de Mendonça/Estrada Vicente Polachini/Trecho Av. Nadima Damha: 1,66 km aprox.

 

Total Final Aprox.: 26,55 km

 

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!