Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Setor supermercadista deve crescer 1,25% até dezembro

Por: Redação
12/11/2021 às 19:36
Economia

Projeções traçadas pela APAS apontam que o Auxílio Brasil e o 13º salário devem impulsionar as vendas de fim de ano nos supermercados


O Auxílio Brasil deve injetar R$ 1,7 bilhão na economia paulista. Somado ao aporte de recursos provenientes do 130 salário, as projeções do setor supermercadista apontam para um crescimento de 1,25% nas vendas para 2021.

 

 Com base no mês de setembro, as vendas dos supermercados no Estado de São Paulo tiveram redução de 8,25% nos últimos 12 meses, segundo o Índice de Vendas dos Supermercados (IVS*), apurado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), após ser dessazonalizado e deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS) para o mesmo período, que foi 12,99%. O resultado pode ser explicado pelos impactos duradouros da pandemia da Covid-19, que provocaram distorções nas demandas de consumo, alteraram hábitos dos consumidores e ocasionaram por um longo período o fechamento de bares, restaurantes e do comércio não essencial.

 

 No acumulado de janeiro a setembro de 2021, o faturamento real do setor supermercadista registrou queda de 10,11% em relação ao mesmo período do ano passado. A comparação entre setembro de 2020 com setembro de 2021 aponta uma diminuição no faturamento real de 10,90%. Para o economista-chefe da APAS, Diego Pereira, o desempenho do setor está sendo comprometido pela redução da capacidade de compra do consumidor em decorrência da inflação. "Embora o nível da atividade econômica esteja superior ao do período pré-pandemia, esses efeitos serão percebidos de forma gradual, conforme ocorrer um controle na alta dos preços. As últimas ações do Banco Central, como o aumento da taxa básica de juros, visam desacelerar a inflação e recuperar o poder aquisitivo das famílias", explica Pereira.

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!